20 outubro 2009

Programação para O Natal

O AMOR QUE NOS MOVE

RECEPÇÃO AOS PRESENTES:
Quatro crianças, ou mais, vestidas de anjo poderão recepcionar os presentes, entregando as folhas com os hinos em nome da congregação. Enquanto os presentes ocupam seus lugares, poderá se colocar fundo musical com hinos de Natal, ou ainda crianças previamente ensaiadas entoarão canções natalinas, também instrumentos poderão executar hinos de Natal, envolvendo e preparando, assim, o público para o programa.

NARRADOR:
Queridos irmãos. Nesta noite santa mais uma vez Deus nos dá a oportunidade de recordarmos os acontecimentos maravilhosos do Natal. Acontecimentos estes, planejados por um Deus que é amor e, por isso, não silencia, não se acomoda, mas avança em busca de suas criaturas na escuridão do pecado, para torná-los seus filhos. Deus por amor avançou, quando cumpriu sua promessa:

ATO 1
Abre-se a cortina, no palco está uma criança vestida como rei, ou seja, com manto real, coroa, cetro, sentada em um trono, cercada por três anjos. Esses três anjos realizarão tarefas que seguem abaixo).

NARRADOR:
Ele sempre teve a mesma natureza de Deus, mas não insistiu em continuar a ser igual a Deus. Ao contrário, pela sua própria vontade, abandonou tudo o que tinha e tomou a natureza de servo" (Fp 2.6,7a).

HINO NATALINO

Enquanto a congregação canta, a 1ª e a 2ª estrofes, o primeiro anjo tira os símbolos de majestade da criança que representa Jesus.

Enquanto a congregação canta a 3ª e 4ª estrofes, o segundo anjo que tem nas mãos uma manjedoura, coloca-a ao lado da criança que representa Jesus. Pela porta da frente, entram Maria e José com uma boneca, representando o menino Jesus e a colocam na manjedoura.

Enquanto a congregação canta a 5ª estrofe, o terceiro anjo que tem nas mãos uma cruz, coloca-a em cima dos ombros da criança que representa Jesus. Esta criança deverá estar ajoelhada.

Fecham-se as cortinas.

NARRADOR:
Deus avançou para que todos os homens pudessem conhecer a luz, a paz, a vida, a eternidade, o amor. Corações agradecidos pela bondade do Senhor não conseguem silenciar. O amor de Deus os impulsiona a dar, sempre de novo, mais um passo em frente. Corações gratos pelo amor grandioso de Deus, avançam, atacam, investem, adiantam-se, atiram-se com ímpeto na realização do trabalho de Deus.
A exemplo de Maria, José, anjos e pastores, magos, Simeão, Ana e Isabel, avancemos nós também com gratidão a Deus. Deus por amor avançou, quando escolheu uma mulher agradecida para ser a mãe do Salvador.

ATO 2

Abrem-se as cortinas.

(Maria trabalhando em casa, aparece-lhe o anjo Gabriel).

MARIA:
Como estou contente! Logo me casarei com meu querido noivo José, tem tantos preparativos! (Maria, enquanto trabalha, cantarola alguma melodia natalina. Aparece o anjo, e Maria se assusta).

ANJO:
Não fiques com medo de mim. Vim te trazer uma mensagem do Altíssimo! Alegra-te, pois o Eterno está contigo!

MARIA:
(confusa) Alegrar-me? Mensagem para mim? Quem sou eu para receber uma mensagem de Deus?

ANJO:
Acalma-te, Maria! Deus está muito alegre contigo. O Eterno te escolheu para ser a mãe do Redentor! Tu ficarás grávida e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho de Deus. Ele reinará para sempre.

MARIA:
Como posso ficar grávida, pois não sou casada?

ANJO:
O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder de Deus te envolverá. Por isso, o menino será chamado santo e Filho de Deus. Para Deus nada é impossível.

MARIA:
Aqui está a serva do Senhor! Que aconteça comigo o que ele disse.
Fecham-se as cortinas.

NARRADOR:
Maria avançou quando, humilde, mas agradecida e corajosamente aceitou ser a mãe do Salvador.

HINO: Natalino

NARRADOR:
Deus, por amor, avançou, quando providenciou para Maria, na casa de Isabel, refúgio em dias de dificuldade. Isabel, prima de Maria, avançou quando hospedou-a em sua casa; quando, inspirada pelo Espírito Santo, disse palavras de ânimo para Maria.

ATO3
Abrem-se as cortinas.
(Maria bate à porta e, entrando, vai ao encontro de Isabel)

MARIA:
Oh! Minha querida prima Isabel, como estás?

ISABEL:
Estou bem! E tu, querida Maria? És a mais abençoada de todas as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Que alegria receber a visita da mãe do meu Salvador!

MARIA:
Eu estou bem, Isabel, estou agradecida ao Deus Eterno

ISABEL:
Logo que ouvi tua voz, a criança dentro de mim, estremeceu de alegria. Tu és feliz, Maria, porque tu acreditaste.

NARRADOR:
Maria avançou: com o coração transbordando de gratidão, cantou um novo canto de louvor ao Senhor.

Fecham-se as cortinas.

HINO: de Natal

NARRADOR:
Deus, por amor, avançou, quando escolheu José como pai do Salvador. José, homem corajoso, fiel, agradecido. José avançou quando, obediente e confiadamente, recebeu Maria como sua esposa.

ATO 4
Abrem-se as cortinas.
(Maria está em casa quando entra José).

JOSÉ:
Minha querida esposa, como te sentes?

MARIA:
Estou bem, José. Contente porque logo nascerá o Filho do Altíssimo, o Redentor prometido!

JOSÉ:
Maria, andando pelas ruas hoje, fiquei sabendo que César Augusto, o Imperador, decretou um recenseamento.

MARIA:
Recenseamento?

JOSÉ:
Sim, Maria, precisaremos ir até Belém, para lá nos registrarmos. Todos precisaremos ir à cidade natal para o recenseamento.

MARIA:
José... Agora me lembro! A profecia diz que o Messias deverá nascer em Belém, na Judéia, a cidade de Davi. Como Deus planeja tudo tão bem!

JOSÉ:
Vamos, Maria! Arrumemos nossas coisas, porque a viagem levará de quatro a cinco dias, e não será fácil!

MARIA:
Deus nos tem cuidado até aqui e sempre nos guardará!
Fecham-se as cortinas.
Enquanto a congregação canta o próximo hino, preparam-se as 2 portas das hospedarias

HINO DE Natal

ATO 5
(Maria e José saem por porta lateral e entram pela porta da frente, caminhando vagarosamente durante o entoar do hino; chegando à frente, falam com os hospedeiros, que saem de trás das cortinas).

JOSÉ:
(bate palmas e aparece o hospedeiro) Por favor, senhor, tens um quarto para passarmos a noite?

1º HOSPEDEIRO:
Sinto muito, a hospedaria está lotada!

JOSÉ:
Só um lugarzinho... Não tem?

1º HOSPEDEIRO:
(virando as costas) Já lhe disse que não temos lugar!!!
(José e Maria caminham mais um pouco e batem em outra porta - pode ser palmas).

JOSÉ:
Por favor! Consegues um lugar para passarmos a noite?

2º HOSPEDEIRO:
Desculpe, senhor, mas não temos mais lugar.

JOSÉ:
Minha esposa está grávida, precisamos de um lugar para descansar. Estamos viajando há quatro dias!

2º HOSPEDEIRO:
Minha hospedaria está cheia, não temos mais quartos. Mas, se não lhe ofendo, posso conseguir um lugar quentinho para passarem esta noite.

JOSÉ:
Por favor, senhor, ficaremos muito agradecidos.

2º HOSPEDEIRO:
Então venham comigo!

ATO 6
(Abrem-se as cortinas, aparece a manjedoura no meio de palhas. José e Maria sentam na palha e adormecem na penumbra). Crianças cantam hino “Num berço de palhas”

HINO – “Num berço de palhas”
(Fecham-se as cortinas. Na frente da cortina, reúnem-se os pastores, que conversam na volta da fogueira).

NARRADOR:
Deus, por amor, avançou, quando do céu enviou seus anjos para anunciarem aos pastores, com jubilo, a reconciliação dos homens com Deus.

ATO 7

JACÓ:
Como são bonitas estas noites no campo! As estrelas no céu nos mostram a glória do Deus Eterno!

DANIEL:
Jacó, tu viste no céu? Que estrela diferente é aquela que brilha sobre Belém!

JOSUÉ:
Eu a vi, Daniel, logo que escureceu. É bonita demais!

JEREMIAS:
Brilha sobre Belém, mas a cidade hoje está muito movimentada por causa do recenseamento. Penso que poucos olham para o céu, a correria é grande por lá!

JACÓ:
Deve estar cheia a pequena cidade, pois vêm pessoas de muitos lugares!

DANIEL:
Estou cansado demais... Acho que vou dormir 'um pouco! (Acomoda-se no chão para dormir)

JOSUÉ:
Se vocês querem dormir, podem descansar que eu fico vigiando as ovelhas. Quero admirar essa bela estrela.

JEREMIAS:
Sim! Vamos descansar. Quando estiveres cansado ou em sinal de perigo, me chame.

JOSUÉ:
Chamo sim, Jeremias.
(Os pastores dormem, Josué vigia. Começa a se ouvir, suavemente, o hino: Eu venho desde os altos céus.

HINO – de Natal - Pastores

Após o hino:

JOSUÉ:
Jeremias, acorde! Escute! Que linda música soando!

JEREMIAS:
Que linda! Esta música vem do céu! Acordem! Acordem! (Chamando os dois pastores que dormem). Daniel! Jacó! Escutem!

DANIEL:
O que está acontecendo'?

JACÓ:
(Acorda assustado) Temos que fugir! Estou com medo! Olhem... Um anjo!

ANJO PRINCIPAL:
(Sai de trás das cortinas) Não tenham medo! Escutem a boa-nova!

JOSUÉ:
O Deus Eterno lembrou-se de nós, enviou seus anjos para nos anunciar o nascimento do Rei prometido.

JEREMIAS:
Como estou contente! Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos. (Os pastores saem pela porta da frente).

NARRADOR:
Os pastores avançaram quando, após terem visto e ouvido nas alturas os anjos anunciarem a salvação, deixaram o campo e as ovelhas e correram para adorar o menino. Houve gratidão? Sim. Houve lembrança da promessa? Sim. Houve desculpas? Não! Os anjos avançaram quando, com júbilo, anunciaram o nascimento do Salvador e louvaram ao Deus Eterno.

HINO de Natal

(Durante o cantar deste hino, entram os pastores e ajoelham-se ao lado da manjedoura).

ATO 8
Abrem-se as cortinas - Presépio formado.

NARRADOR:
Deus, por amor, avançou, quando deu aos reis magos sabedoria para conhecerem a estrela que apareceria para anunciar que Deus se tornara homem. Os reis magos avançaram perseverantes, corajosos e gratos, por um longo caminho, guiados pela estrela até o menino Rei.

(os reis magos chegam ao presépio, junto de José e Maria)

REI MAGO 1:
Somos reis magos! Viemos de muito longe para adorar o Filho do Eterno.

JOSÉ:
Entrem! Vejam o menino.

MARIA:
(Colocando o bebê na manjedoura) Vejam o Salvador! Cheguem perto para adorá-lo.
(Os magos ajoelham-se).

REI MAGO 1:
Aceita, Rei Eterno e Maravilhoso, minha vida, meu coração! Adoro-te porque és amor! Louvo-te porque ensinas a amar!

REI MAGO 2:
Conselheiro de todos os homens, Deus Forte, Deus Poderoso! A ti quero servir, e somente a ti adorar.

REI MAGO 3:
Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, descendente do rei Davi, governante justo e amoroso, a ti rendo louvor, a ti meu Rei e Senhor!

NARRADOR:
Esses acontecimentos planejados por Deus aconteceram há dois mil anos. Tu tens em teu coração a alegria do primeiro Natal, tua vida é iluminada pela palavra de Deus, podes caminhar seguro porque o teu caminho é Jesus. Podes sorrir no sofrimento porque tens a vida eterna. Podes avançar confiante porque reina a paz em teu coração. Podes avançar com gratidão a Deus porque crês no Salvador Jesus. Ser um filho amado de Deus e ter recebido essas bênçãos é maravilhoso. Mas, é preciso parar e pensar como está o nosso mundo dois mil anos depois do primeiro Natal?

ATO 9
(Apagam-se todas as luzes. As crianças focam suas lanternas em direção de uma “pessoa perdida” Ouve-se música natalina profana. A “pessoa perdida” na escuridão representa o mundo e diz):

É Natal! O mundo brilha, iluminado por luzes artificiais e fugazes. Ouve-se música alegre em todos os lugares. (Aumenta-se e baixa-se o volume gradativamente). Mas em meu coração, em minha alma, a escuridão é densa. O silêncio e o vazio assustam! Alguém aqui tem uma chama, uma pequena chama que possa iluminar o meu caminho? Alguém aqui tem um sol que possa aquecer o frio de minha alma, que possa iluminar a minha vida?

(As crianças dirigem o foco das lanternas para a manjedoura e cantam “Jesus menino hoje nasceu”. Enquanto isso, uma criança busca a pessoa perdida e a leva para perto da manjedoura.

HINO – “Jesus Menino hoje nasceu”

NARRADOR:
Deus, por amor, avançou, quando permitiu a Simeão e Ana que, em sua velhice, vissem o Salvador.


ATO 10
(Crianças desligam suas lanternas, ligam-se as luzes da igreja. Maria e José saem do presépio com o bebê, vão ao encontro de Simeão e Ana. Simeão pega o bebê no colo).

SIMEÃO:
Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz. Porque eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação.

ANA:
Venham! Venham todos ver a salvação de Israel! Aproximem-se, cheguem bem perto do Redentor!

NARRADOR:
Deus, por amor, não silencia, mas continua avançando, possibilitando a todos os homens, a ti e a mim também, a que, por meio da fé, vejamos o Salvador e creiamos nele. Crendo no Salvador, somos envolvidos pelo grande amor de Deus. Vivendo neste amor, nossos corações transbordarão de gratidão. Esta gratidão nos lembrará a cada dia os benefícios do Senhor e, assim, avançaremos corajosa e ousadamente, anunciando, de várias formas, que Deus é bom, que o seu amor dura para sempre.

HINO - "Noite Feliz" Congregação

3 comentários:

  1. Paz do Senhor.
    Linda programação de natal
    estava sem ideia para desenvolver com as crianças da igreja e agora vou fazer exatamente como essa.
    Deus continue abençoando seu ministério.

    ResponderExcluir