20 outubro 2009

Para o Natal - A Estrela Humilde

A ESTRELA HUMILDE
Personagens:
- 6 estrelas - Anjos
- 3 pastores - Narrador
- Maria e José - Jesus (boneco)

I CENA

4 estrelas estão conversando

1* Estrela: Que vestido bonito você tem hoje!

2* Estrela: É, também custou uma nota!

3* Estrela: Onde é que você o comprou?

2* Estrela: Numa outra cidade. Tem cada vestido lindo, que vocês precisam ver!

4* Estrela: Ah! Então também vou lá comprar um para mim. Quero um com muito brilho!

1* e 2* Estrela: Ah! Eu também vou!
(Entra em cena a 5* Estrela, pobre que fica olhando de longe)

1* Estrela: Olhem lá aquela estrela. Que roupa mais simples. Certamente ela a comprou aqui numa lojinha barata!

2* Estrela: É, ela só tem coisas baratas!

3* Estrela: Ela também nem sabe o que é uma roupa fina, porque nunca vai a festas chiques!

4* Estrela: Por que será? Eu vou lá perguntar?

1* Estrela: Não vai não. É melhor a gente não se meter com esse tipo de gentinha! ( Entra a 6* Es-trela, apressada )

6* Estrela: Vocês já sabem da novidade?

As outras estrelas: O quê? Fale logo!

6* Estrela: Eu ouvi que vai ter uma festa lá na terra. Vai nascer um Salvador do mundo. Falaram que ele será um Rei e, quem o enxergar, terá um brilho lindo. Disseram também que, quem o enxergar primeiro, terá um brilho especial!

Todas juntas: Oba!

1* Estrela: Então temos que nos apressar e ir até à terra para ver este Salvador! ( 5* Estrela se a-proxima )

5* Estrela: O que foi que você falou?

6* Estrela: Vai nascer o Salvador lá na terra. E, quem o enxergar vai ter um brilho especial! Nós vamos até a terra, para esperar o Salvador!

5* Estrela: Posso ir com vocês?

1* Estrela: Com esta roupa?

2* Estrela: Ele certamente nascerá num palácio, porque será um rei!

3* Estrela: É, e para entrar num palácio a gente precisa estar bem vestida!

1* Estrela: Eu já sei onde vou esperá-lo. Vou lá no PALÁCIO GRANDEZA, porque ele é o maior de todos.

2* Estrela: É, mas o PALÁCIO MORDOMIA tem mais empregados e por isso vou para lá, porque ele poderá nascer neste palácio!

3* Estrela: Pois eu acho que ele vai nascer no PALÁCIO LUXÚRIA, que é o mais rico de todos! ( A 4* Estrela pega no braço da 6* Estrela:)

4* Estrela: Bem, então nós vamos esperar no PALÁCIO PODER, porque é lá que tem o maior nú-mero de guardas e deve ser lá que vai nascer o Rei do mundo. (6* Estrela fala para a 5* Estrela:)

6* Estrela: Você pode esperar lá naquela estrebaria. Isto combina melhor com você e lá eles vão deixá-la entrar. (Todos se retiram)

II CENA
(Entram José e Maria e um grupo de anjos carregando a manjedoura. Os anjos cantam) (5* Estre-la chega cansada)

5* Estrela: Como estou cansada. Andei tanto. Agora vou ver se posso descansar um pouquinho a-qui nesta estrebaria. ( Atrás da estrela vem os pastores)

1* pastor: Achamos! O anjo disse que iríamos encontrar a criança deitada numa manjedoura!

2* pastor: É mesmo! Este é o Salvador do mundo!

3* pastor: Vamos depressa adorá-lo! (Vão até a manjedoura) (5* Estrela fica parada).

5* Estrela: Então aqui nasceu o Salvador? Num lugar tão humilde nasceu o Rei do mundo? Eu também quero ir com os pastores até lá para adorá-lo. (5* Estrela vai e se ajoelha diante do Salvador. Os anjos formam um círculo ao redor da manjedoura, cantando um hino. Quando abrem o círculo, a 5* Es-trela aparece com a roupa de brilho especial e os pastores com sorrisos no rosto. Chegam as outras estrelas).

6* Estrela: Olhem! Aqui nesta estrebaria pobre nasceu o Rei do mundo!

Narrador: “Sim, o Salvador do mundo nasceu para todos. Se tivesse nascido num daqueles palá-cios, só os ricos entrariam para vê-lo, ficando os pobres do lado de fora. Aqui, todos podem vir adorá-lo, todos estão convidados, todos entram, tanto faz ser rico ou pobre, grande ou pequeno. Porque o Salvador veio salvar a todos que o procuram! (As outras estrelas vão até a manjedoura e recebem, cada uma, uma estrela brilhante na cabeça).

6 comentários:

  1. A paz do senhor! amei o seu trabalho, e essa peça é muito linda! que Deus continue abençoando esse seu ministério.

    ResponderExcluir
  2. essa peça e´muito bonita e facil para as crianças decorarem, vou fazer ela esse ano na minha igreja!já estou ensaiando

    ResponderExcluir
  3. eu tbm estou ensaiando essa peça peça na minha igreja só estou com dificuldade na hora em que os anjos entram que hino devo colocar vcs tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  4. SUGIRO O HINO: GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS
    - DA CANTATA "UM REI DIFERENTE" - É BEM FÁCIL!
    SE VC NÃO TIVER O CD, VEJA NO SITE: http://louvorinfantil.multiply.com/
    Abços
    Rosangela

    ResponderExcluir
  5. a paz, amei a historia das esrelinhas, vou fazer com as minhas crianças.Deus continua abençoando o seu ministerio.

    ResponderExcluir
  6. nossa q historia linda ....

    ResponderExcluir