13 outubro 2009

PEÇA DE NATAL: O SAPATEIRO

ADAPTAÇÃO DA PEÇA DE NATAL(Baseado no conto de Leo Tolstoi) : O SAPATEIRO - COM O MUSICAL DA TURMA DO PRINT - CELEBRAÇÃO DE NATAL

NATAL – PEÇA: O SAPATEIRO
(ADAPTADO COM O CD NATAL DA TURMA DO PRINT)

CRIANÇA:

SEJAM TODOS BEM VINDOS
PARA ESTA COMEMORAÇÃO
É O DOCE NATAL DE CRISTO
QUE FESTEJAMOS DE CORAÇÃO



HINO – PINHEIRINHO

É NATAL QUE ALEGRIA – TRA LALALALA LALA LALA
SINOSTOCAM NOITE E DIA – TRALA LALALALALA
É NATAL QUE VE MCHEGANDO – TRALALALALALA
VAMOS POIS CANTAROLANDO –TRALALALA LALA LALA

TODOS JUNTOS EXULTEMOS –TRALALALA LALA LALA
LINDO HINOS ENTOEMOS –TRALALALA LALA LALA
POIS ASSIM VAMOS CONTENTES –TRALALALA LALA LALA
A JESUS NOSSOS PRESENTES –TRALALALA LALA LALA

MAIS UM ANO VAI-SE EMBORA –TRALALALA LALA LALA
OUTRO CHEGA SEM DEMORA –TRALALALA LALA LALA
TUDO É FESTA, É BRINCADEIRA –TRALALALA LALA LALA
VIVA A NOITE TÃO FESTEIRA –TRALALALA LALA LALA





CRIANÇA:
NESSA NOITE QUEREMOS LHE APRESENTAR
UMA REPRESENTAÇÃO DE UM HOMEM SIMPLES
QUE GOSTARIA DE ENCONTRAR O MESTRE JESUS
E NÃO SABIA QUE ELE ESTAVA AO SEU LADO SEMPRE

E ATRAVÉS DESSA MENSAGEM QUEREMOS LHE DIZER
QUE O MESTRE JESUS, O MENINO QUE NASCEU EM BELÉM
ESTÁ COM VOCÊ, E ESTÁ SEMPRE PRONTO A LHE ATENDER!


SAPATEIRO:
- Véspera de Natal! Tanto serviço para entregar!
Todos os fregueses querem os sapatos prontos para hoje, e para que?
Será que é para festejar o Natal de Cristo.
Se, pelo menos, entendessem o real significado deste dia. Deus, o próprio Deus se encarnou, se fez homem e habitou entre nós. Deus, através de seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, nos visitou. Que maravilha! (veste o avental e começa a trabalhar). Oh! quase começo a trabalhar antes de ler aminha Bíblia, só pro causa da preocupação de entregar o serviço hoje. (Senta-se e lê em voz alta o Salmo 106: 1 a 5:

1 Louvai ao Senhor. Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.
2 Quem pode referir os poderosos feitos do Senhor, ou anunciar todo o seu louvor?
3 Bem-aventurados os que observam o direito, que praticam a justiça em todos os tempos.
4 Lembra-te de mim, Senhor, quando mostrares favor ao teu povo; visita-me com a tua salvação,
5 para que eu veja a prosperidade dos teus escolhidos, para que me alegre com a alegria da tua nação, e me glorie juntamente com a tua herança. – fecha a Bíblia)

Eu espero Senhor que neste dia a tua presença esteja aqui, neste lugar tão simples, tão humilde, mas que tem um lugar para ti . Hoje aguardo tua presença.
(senta-se para trabalhar e levanta-se rapidamente e começa a arrumar a sapataria) Quanta bagunça, preciso arrumar um pouco essa sapataria, como vou receber o Senhor Jesus aqui? (começa a arrumar tudo e troca o avental sujo por um mais limpo)
Agora sim é outra coisa. Pode vir Senhor Jesus, eu estou a sua espera.
(senta-se para trabalhar)



HINO:

UM SOM DE PAZ VAI PELAS RUAS
ANUNCIANDO JESUS NASCEU
MARAVILHOSO, PRINCIPE DA PAZ
UM NOVO TEMPO, VEM NOS TRAZER
ESPENÇA E AMOR
HOJE É NATAL
VIDA NOVA ELE VEM TE DAR
COM ALEGRIA VAMOS CELEBRAR

JESUS O AUTOR DA VIDA
VEIO AO MUNDO PRA VIDA DAR
CANTEMOS COM ALEGRIA
JESUS NASCEU
HOJE É NATAL


FAXINEIRO(A):

Véspera de Natal, as ruas estão tão sujas que não há quem vença tanta sujeira. Já trabalhei tanto hoje que minhas mãos estão doloridas e com esse sol tão quente estou com muita sede ( suspira e vê a sapataria). Já sei, se esse sapateiro for um bom sujeito com certeza ele me dará um copo de água. (Entra na sapataria). Bom dia! Por favor, o senhor pode me dar um copo de água, eu estou com muita sede.


SAPATEIRO:
Oi Senhora, senta aqui, espere só um minuto. (pega um copo de água no filtro e também um folhetinho). Olha, aqui está seu copo de água, fique a vontade. Pegue também este folhetinho que fala do nosso amigo Jesus, espero que o senhor leia e goste.

FAXINEIRO (A):
É amigo, obrigado, precisava muito dessa água. Deus lhe pague, e obrigado pela mensagem. A gente até esquece que Jesus nasceu para nos salvar, obrigado por me lembrar dessa data tão especial.


CRIANÇA:
ISTO NOS FAZ RECORDAR , OS PASTORES DE BELÉM,
QUE AO RECEBEREM A NOTÍCIA QUE O MENINO JESUS HAVIA NASCIDO, SAÍRAM APRESSADAMENTE PARA VÊ-LO, E FORAM ADORÁ-LO.
ELES PODERIAM TER FICADO EM SEUS LUGAR, NO CAMPO ONDE ESTAVAM AGRADECER A DEUS, MAS PELA VONTADE DE ADORAÇÃO E AMOR, FORAM ATÉ JESUS PARA LHE OFERECER UM SACRIFÍCIO MAIOR DE LOUVOR E ADORAÇÃO.

VENHAM PASTORZINHOS DE BELÉM, VENHAM DAR SEU TESTEMUNHO:


PASTORES:

PASTOR 1:
Os anjos!
Os gloriosos anjos!
Eles nos falaram sobre o Salvador!
Estávamos no campo, com as nossas ovelhas, quando o primeiro anjo veio e, depois, uma multidão deles.
Quase morremos de medo. Mas... Depois, deixamos algume com as ovelhas, e fomos à cidade.

PASTOR 2:
Encontramos o menino, exatamente como o anjo havia dito.
Nós o vimos!
Era ainda um recém-nascido, mas sabíamos que Ele era o Salvador do Mundo!
O Messias Prometido.

PASTOR 3:
Não podíamos conter a nossa alegria, precisávamos contar a todos o que havíamos
visto. Toda a glória dos anjos, a vinda do messias prometido, e que nós os humildes pastores fomos a sua primeira visita!


PASTOR 4:
Muitos pensaram que estávamos loucos, pois como, era possível que nós os humildes pastores ter visto o Rei dos Reis, o messias prometido? Não era de admiram, pois até para nós parecia um sonho.
Mas temos uma certeza, nós ouvimos a mensagem dos anjos, nós vimos o menino Jesus, e sabemos o que aconteceu realmente, pois Jesus estava presente.

CRIANÇA :
Aqueles simples pastores, sem presunção ou arrogância, foram os primeiros adoradores. Então sabemos que para adorar é preciso renunciar.
Adoração é submissão
Adoração é sacerdócio
Adoração é dedicação
Adore ao Senhor Jesus nesta noite
Ele está presente aqui




HINO: Um novo Tempo em sua vida (Despedida)

UM NOVO TEMPO EM SUA VIDA
ESTÁ ASURGIR
PRESTE ATENÇÃO NO TEU CORAÇÃO
DEUS FALA CONTIGO AÍ
QUE OS TEUS OLHOS ESTEJAM FIRMADOS SEMPRE NO SENHOR
E OS TEU OUVIDOS ATENTOS A OUVIR O QUE ELE FALOU
SEJAS UM BRAÇO AMIGO CONFORTADOR

SEJA UM AMNANCIAL DE VIDA
UM RIO SEMPRE A CORRER
SEJA UMA ARVORES FRUTIFERA
QUE DÁ SEU FURTO NO MÊS
SEJA UMA LUZ A BRILHA NA ESCURIDÃO
UM PORTO SEGURO NO MOMENTO DE AFLIÇÃO
E QUE DEUS ABENÇÕE O TEU CORAÇÃO
E QUANDO VIEREM AS LUTAS
TENTANDO TE SUFOCAR
E AS PRESSÕES DESSA VIDA
TE FIZEREM CHORAR
QUE OS TEUS OLHOS ESTEJAM FIRMADOS
SEMPRE NO SENHOR
E OS TEUS OUVIDO ATENTOS
A OUVIR O QUE ELE FALOU
NELE TERAS UM AMIGO CONSOLADOR

FALA: QUE DEUS TE ABENÇOE E TE GUARDE!


FAXINEIRO: Obrigado Jesus, por esse dia tão especial!


SAPATEIRO: (olha para o relógio) É meio dia e meia. Como as horas passam! Que pena Jesus ainda não me visitou. Mas Ele virá, quem sabe pode ser agora à tarde. Vou almoçar, mas não dá nem pra fechar a sapataria, são tantos clientes. (pega a marmita dá graças e começa a almoçar).

MENDIGO: Véspera de Natal! Tanta comida por aí, e eu to morrendo de fome! (procura no chão a comida). Uma sapataria, deve ter um filho de Deus que tenha piedade e me dê um pouco de comida. (Entra na sapataria).


CRIANÇA:
Esse homem que aí passa pela rua
desajeitado, sujo, maltrapilho,
deixou em casa
sem pão o pequenino filho
Hoje, prefere a rua ao invés da casa
onde não há risos e nem carinhos
pés descalços, e ele tropeça e cai pelo caminho
A mercê de qual destino?


MENDIGO: (fala com o sapateiro) Bom dia, senhor!

SAPATEIRO: Bom Dia, Vamos almoçar?

MENDIGO: O senhor só pode estar brincando, desde ontem que eu não como nada, tem certeza que quer dividir sua marmita comigo?

SAPATEIRO: Pode sentar, eu vou dividir minha marmita com você. Tava achando mesmo que era muita comida só para mim, creio que foi deus que te mandou aqui.

MENDIGO: Obrigado senhor, já faz muito tempo que não como em uma mesa.

SAPATEIRO: Fique a vontade. (comem). Espere só mais um minuto. (busca um lanche e um folheto). Olha, aqui tem um lanche para o senhor comer mais tarde. O Senhor sabe ler?

MENDIGO: Sim, sei ler. Já estudei muito, mas cansei de tudo e preferi a rua, hoje, já parece tarde para que eu retorne para minha casa.

SAPATEIRO: Olha aqui é um folheto que fala de Jesus, do seu amor e de sua salvação.

MENDIGO: Obrigado senhor, hoje, depois de muitos anos, me senti gente de novo, obrigado.


CRIANÇA:
Quantas vezes em nossas vidas estamos cercados por pessoas e nos sentimos tão sozinhos. Parece que o mundo não nos compreende, ou que tudo que tudo que tentamos fazer não dá certo. É nesse momento que devemos parar, olhar para o céu e lembrarmos do menino Jesus, que se importa com você e comigo, que está a nos olhar e ver a nossa necessidade.

Imaginem vocês, o que teria sentido José, pai de Jesus, ao saber que sua noiva Maria estava grávida. Por um instante, quis até fugir, mas o Senhor nosso Deus o visitou, e o confortou, deu-lhe a direção do caminho certo. Venha José, nos queremos lhe ouvir:

JOSÉ
Sou José. Minha família era humilde, mas temente a Deus e cumpridora da Lei.
Quando o Espírito Santo visitou a Maria e fez com que ela concebesse ao Salvador, Deus, o nosso Deus que cuida de tudo e de todos me enviou um anjo para me disser que Maria era virtuosa e que a criança que estava em seu ventre era o Filho de Deus, o Salvador do mundo.
O menino Jesus, não era meu filho, nem de qualquer outro homem, mas eu o amei e cuidei dele, e o adorarei sempre, pois é o Senhor do universo.
Então, não me sentia mais sozinho, pois o Senhor Deus havia me confortado.


HINO: CELEBRAÇÃO DE NATAL

AGORA EU POSSA CANTAR
DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO
QUE O NATAL PARA MIM
É MAIS DO QUE UMA CELEBRAÇÃO
JESUS CRISTO JÁ NASCEU NO MEU CORAÇÃO
SE TORNOU A MINHA VIDA A MINHA CANÇÃO

NÃO PRECISO ME SENTIR SOZINHO
CRISTO É MEU AMIGO ATÉ O FIM
ELE É MEU AMIGO
ME CONDUZ PELO CAMINHO
HEI DE TÊ-LO SEMPRE ATÉ O FIM

AGORA PODEMOS CANTAR,
AO MUNDO IREMOS DIZER
QUE O NATAL PARA NÓS É CRISTO EM NOSSO VIVER
JESUS CRISTO É O SENHOR DO NOSSO VIVER
PODE SER TAMBÉM O SEU BASTA VOCÊ CRER

TOQUEM ALTO OS SINOS DA CAPELA
CANTEM AS CANTIGAS DE CORAL
O SUPREMO CRIADOR DOS CEUS E DA TERRA
É O NOSSO PRESENTE DE NATAL



SAPATEIRO: (Senta-se e começa a trabalhar) – Oh Senhor Jesus, aguardo ansioso tua presença! (continua trabalhando).

(Entra uma senhora com uma menina)

MENINA: Mamãe, a senhora viu que o Ricardo ganhou um trenzinho elétrico do pai dele?

MÃE: Vi sim minha filha.

MENINA: A Marta ganhou uma boneca linda e a Paulinha ganhou um joguinho de cozinha. E eu mamãe o que vou ganhar?

MÃE: Deus proverá. Ele é o pai dos órfãos e Consolador das viúvas; providenciará o seu presente, minha filha. (passam em frente da sapataria).

MENINA: Mamãe, que sapato lindo! É para crianças do meu tamanho. Vamos olhar de perto (puxa sua mãe).

MÃE: Deve ser muito caro, minha filha.

MENINA: Mas olhe mamãe, está escrito: Facilita-se o pagamento.

SAPATEIRO (ouvindo a conversa sai):
Boa tarde! Vamos entrar. E você meninha, quer experimentar os sapatinhos?

MÃE: Muito obrigado. Vamos filha!

MENINA (chorando): Manhê, deixe pelo menos eu experimentar!

SAPATEIRO: Sua filha pode experimentar os sapatos, sem compromisso algum.
(A menina entra puxando a mãe). Podem sentar. ( O sapateiro coloca os sapatos na menina). Olha só que lindo é do tamanho exato do seu pezinho menina.

MENINA: (Fica em pé) – Que lindos!

MÃE: Filhinha, não adianta, você sabe que eu não tenho como pagá-los.

MENINA: (Triste, abaixa-se para tirar os sapatos)

SAPATEIRO: Qual é o seu nome menina?

MENINA: Irene.

SAPATEIRO: Um nome muito lindo, para uma criança ainda mais linda. Olha irene, já faz mais de meses que esses sapatos estão na vitrine, e o prejuízo dele já resultou em lucro, então, eu quero lhe dar esses sapatos como presente de Natal.

MÃE: Não senhor, por favor, o senhor teve suas despesas, não é justo nos dar um sapato sem que paguemos nada. Venda para quem possa lhe pagar, isto é o justo.

SAPATEIRO: Olha, com certeza, quando não consegui vender esses sapatos por tanto tempo, Deus já havia separado eles para você. Hoje é véspera de natal e quero lhe dar como presente. Olha, leve também um livro de São Lucas. Ele conta a historia de Jesus, o amigo das crianças.

MÃE: Muito obrigada, Senhor. Feliz Natal para o senhor!

SAPATEIRO: Igualmente para vocês. (volta ao trabalho). Imagine, se eu ia deixar a menina ficar descalça. Fiquei muito feliz em poder dar um pouco de alegria para aquela criança.



CRIANÇA:
O Senhor Jesus sempre procura nos dar o melhor, muitas vezes ele usa pessoas que estão ao nosso redor para falar algo que conforte o nosso coração.
Jesus se preocupa comigo, e com você também. Ele é o Senhor dos céus e da terra, aquele humilde nenê que nasceu em Belém, Ele é o Senhor dos Senhores, Reis dos Reis.
Os reis magos foram adora-lo, e isso prova a grandeza do plano de Deus. Uma estrela os guiava até Belém, e lá o encontram.
Venham reis magos, eu quero vê-los.

REIS MAGOS:

REI 1:
De fato, viemos de muito longe, quando planejávamos a viagem, nem sabíamos para onde ir, mas tivemos toda confiança quando vimos a estrela que nos indicava o caminho até Jesus. Ela se movia e levou-nos até a Ele.

REI 2:
Nós não somos do povo de Israel, mas queríamos conhecer o Deus verdadeiro, e por esse desejo, o Deus dos céus nos dirigiu e nos deu luz, e enfim encontramos Jesus.

REI 3:
Ao encontrarmos o Menino reconhecemos que Ele não era apenas o filho do simples casal judeu. Caímos de joelhos e O adoramos. A presença daquela criança nos constrangia para a adoração. Ele é o Reio dos Reis. Vinde Adoremos!

CRIANÇA:

Por mais que o caminho pareça incerto, Jesus nos diz em sua palavra que:
"Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam e temem ao Senhor"
Você o Ama?
Você o Teme?
Então, descanse nesse Deus
Ele nasceu para te dar a paz
Ouça os sinos a anunciar
Ouça os Sinos


HINO: NATAL

BATEM SINOS, PEQUENINOS
SINOS EM BELÉM
JÁ NASCEU JESUS MENINO
PARA O NOSSO BEM
ESTRELAS BRILHAM NO CEU
OS ANJOS DIZEM AMEM
OS MAGOS VEM ADORAR O REI DOS REIS

SEU NOME TÃO BONITO NO INFINITO ESCRITO ESTÁ
FORTE, CONSELHEIRO, PRINCIPE DA PAZ
CRISTO SALVADOR, MESSIAS REDENTOR
REI DE ISRAEL
DEUS EMANUEL

ALELUIA, ALELUIA,
NASCEU JESUS, É NATAL!!!!



SAPATEIRO:

(Olha o relógio) Já são sete horas da noite, o movimento da rua acalmou-se, muitos já estão em suas casas preparando-se para celebrar o Natal. Que pena, Oh Senhor Jesus, te esperei o dia todo e não vieste me visitar? (Tira o avental e pega a sua Bíblia). Mas espera, eu sei como me visitas-te hoje, sim, o Senhor Jesus me visitou, a sua palavra diz aqui, no livro de São Mateus, no capitulo 25, nos versículos 35 a 40:
porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;
estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.
Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?
Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?
E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.

(Entra o Faxineiro):
SAPATEIRO: Jesus me visitou através daquele faxineiro.

FAXINEIRO: Quando me deste água, Jesus te visitava e dizia: “Em verdade vos afirmo, que sempre que o fizeste destes meus pequeninos irmãos, a mim fizeste”.

(Entra o Mendigo)
SAPATEIRO: Jesus me visitou através daquele mendigo.

MENDIGO: Quando me deste comida e guarida, Jesus te visitava e dizia: “Em verdade vos afirmo, que sempre que o fizeste destes meus pequeninos irmãos, a mim fizeste”.

(Entra a Mãe e a Menina)
SAPATEIRO: Jesus me visitou através daquela criança.

MENINA: Quando me deste o sapato, Jesus te visitava e dizia: “Em verdade vos afirmo, que sempre que o fizeste destes meus pequeninos irmãos, a mim fizeste”.

SAPATEIRO: Senhor Jesus, eu te agradeço por me visitares, eu te agradeço por cada manhã de vida que me dás, agradeço por tua salvação. Te agradeço por tua presença em minha vida! Obrigado por esse Natal, e por cada Natal que estou junto contigo e que me fazes lembrar que tu és meu Salvador!




HINO: FESTA NA ESTREBARIA

É NATAL
CANTEM SALTEM DE ALEGRIA
É NATAL
É NATAL NASCEU O FILHO DE MARIA
É NATAL

JÁ NASCEU O SALVADOR
MESSIAS REDENTOR
SOBRE NÓS RESPLANDECEU A LUZ DO SEU AMOR
ESPERANÇA DO CATIVO E PAZ DO SFOREDOR
ALEGRIA, ESPERANÇA, PAZ E AMOR


TODAS AS CRIANÇAS: DESEJAMOS A TODOS VOCES, UM FELIZ NATAL!

3 comentários:

  1. Obrigada por postar isto, vamos fazer na nossa igreja neste natal!! Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ficou essa montagem ,iremos usa_la em nossa igreja ,que Deus os abençoe

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa mensagem de natal

    ResponderExcluir