14 outubro 2009

Historia Biblica: Os 12 Discipulos

OS 12 AMIGOS DE JESUS
(historia com base na historia e figuras do site da ebd)

Mateus 10.1-4; Marcos 3.13-19; Lucas 6.12-16
Vamos falar da vida de Jesus, de como foi a escolha dos apóstolos e também dar uma visão bem geral do Sermão do Monte. Leia as passagens contidas em todos os evangelhos para que possa absorver o contexto dos escritores.

OBJETIVO DA HISTORIA: • Saber que Jesus não diferencia pessoas. • Saber que os apóstolos eram doze.

Versículo para memorizar: “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” João 15.14

Ensine a memorização de versículos para que a criança aprender e acostumar-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante ex plicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.

Na lição de hoje não temos palavras difíceis, apenas a maneira de falar os tempos do verbo é que são diferentes: Vós quer dizer Vocês. Sois é uma maneira de dizer são. Fizerdes, quer dizer fizerem. O professor deve ensinar: "Jesus está dizendo aos seus amigos que eles são seus amigos se fizerem o que Jesus mandar. "

O professor deverá chamar a atenção da criança para o que ele vai ensinar. Isto pode ser feito de duas maneiras: perguntando alguma coisa relativa a lição ou apresentando alguma coisa concreta e original.

Sugerimos: • Perguntar a cada uma das crianças por vez: "Qual é o nome de seu melhor amigo? Ou da melhor amiga?" • Apresentar a bandeira com inscrição e ler o que está escrito. Explicar que Jesus chamou doze amigos para ajudá-lo, e que ama o amigo de cada um que está ali, mesmo sem conhecê-los ainda.

Captada a atenção, o professor vai ensinar a lição propriamente dita, utilizando os cartazes coloridos:

Jesus subiu a um monte para fazer oração e passou a noite orando a Deus.
Quando amanheceu chamou e escolheu os seus doze discípulos para ficarem com ele e serem enviados para anunciar a mensagem da salvação. Jesus também deu a eles autoridade para expulsar espíritos maus de dentro das pessoas e curar todas as doenças e enfermidades.
Chamou esses doze de apóstolos. Eles eram: Simão, a quem Jesus deu o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu, Filipe, Bartolomeu, Mateus, o cobrador de impostos; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o nacionalista e Judas Iscariotes que traiu Jesus.

Use esta parte da aula para recapitular com as crianças tudo o que foi ensinado, fazendo uma pergunta de cada vez, esperando e ajudando-os a responder. • Onde Jesus subiu para orar? • O que ele iria escolher ali? • Quantos amigos Jesus escolheu? • Como seriam chamados estes amigos? • O que Jesus disse para eles fazerem? • Vamos tentar lembrar os nomes dos apóstolos? • Como era o nome do traidor?

Aprendendo um pouco mais: • A palavra apóstolo significa "alguém enviado", "mensageiro". As qualificações de um apóstolo incluem:: (1) ter visto o Senhor e ser testemunha de sua ressurreição [ At1.22; 1Co 9.1]. (2) ser investido com dons miraculosos que são sinais [ At5.15 e 16; Hb2.3 e 4]. (3) ter sido escolhido pessoalmente pelo Senhor ou pelo Espírito Santo [ Mt10.1 e 2; At1.26].





13 comentários:

  1. PARABENS POR ESTE TRABALHO É MARAVILHOSO !!! QUE DEUS ABENÇOE A TODOS .

    ResponderExcluir
  2. dou graças a deus pelo vosso trabalho que deus vos abençõe. continuem

    ResponderExcluir
  3. está lição bibíca foi de grande valor para minha vida que Deus continue abençoando o teu ministério

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por sua iniciativa Rosangela, tenho certeza que tem ajudado muitas pessoas assim como tem me ajudado muito! Que bom que podemos usar nossa profissão de pedagogas na igreja e que essa função seja mais valorizada dentro e fora da igreja. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Amei,era td q precisava,bem símples a explicação,assim como nossos pequenos.Deus continue te usando.Bjs e brigadim.

    ResponderExcluir
  6. Increible
    Muy bueno; Las informaciones me ayudaron muchisimo (:

    ResponderExcluir
  7. parabéns, que Deus continue te usando e te capacitando com essa criatividade toda!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!
    Que Deus continue a abençoar seu ministério.
    Não desista jamais de continuar a enriquecer tantas vidas, pois não são apenas os professores que tem contato com o que você publica, quando repassadas essas lições são absorvidas por diversas crianças em diferentes lugares, posteriormente seus pais e amigos. Este é um trabalho maravilhoso e o melhor Para HONRA E GLORIA DE NOSSO SENHOR JESUS muitas almas já foram, são e ainda serão alcançadas. Parabéns!

    - Débora
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  9. Parabéns gostei muito, tem sido de grande valia pra me ajudar a evangelizar minhas crianças, Deus abençoe este trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Lorrana Crhistina3/30/2014 01:52:00 PM

    Ameii, tava precisando muiito... Me ajudou bastante a ensiinar cada vez maiis e mais da Palavra do Senhor , para as criancas da minha igreja , apesar de ser muito nova ter apenas 14 anos me ajudou muito !!! Divulguarei seu blog para as minhas amigas , e tambem, para a direção da igreja . Grata"!

    ResponderExcluir
  11. Paz do Senhor irmã
    Que bênção seu blog! ! Que o Senhor te abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Paz do Senhor irmã
    Que bênção seu blog! ! Que o Senhor te abençoe.

    ResponderExcluir
  13. Amei vou usar na ministração hoje com as crianças da minha igreja

    ResponderExcluir