23 novembro 2009

Historia Bíblica: JOAS - O rei menino que ficou escondido

JOAS - O rei menino que ficou escondido

2. Lição Bíblica: 2 Reis 11 - 1 ao 12

VERSO PARA MEMORIZAR: "Amem uns aos outros com o amor de irmãos." Romanos 12:10

Objetivos para seus alunos alcançarem:
1 - Perceber a importancia de ajudarmos a proteger os outros, de amarmos o nosso semelhante, de fazer sempre o bem;
2 - Saber que Deus protegeu Joás,e o guardou para ser Rei, pois Dewusa abomina o pecado e Atrália era má aos olhos do Senhor.

MENSAGEM CENTRAL: Na família de Deus, amamos e protegemos uns aos outros

A HISTORIA

Assim que Atalia, a mãe do rei Acazias, soube da morte do filho, deu ordem para que todas as pessoas da família real fossem mortas. Mas o que ela não sabia é que Joás, seu neto, filho de Acazias, havia escapado.

Ele ia ser morto junto com os outros, mas foi salvo pela sua tia Jeoseba, que era filha do rei Jeorão e meia-irmã de Acazias. Ela levou Joás e a sua babá para um quarto do Templo e o escondeu de Atalia. Assim ele não foi morto.

Durante seis anos Jeoseba cuidou do menino e o conservou escondido no Templo, enquanto Atalia era a rainha.
Mas no sétimo ano o sacerdote Joiada mandou chamar os oficiais encarregados dos guarda-costas e dos guardas do palácio e disse que viessem ao Templo. Ali ele fez com que jurassem concordar com o que ele havia planejado fazer. Então lhes mostrou Joás, o filho do rei Acazias, e deu a eles as seguintes ordens:
—Quando vocês ficarem de serviço no sábado, a terça parte deve guardar o palácio; a outra terça parte deve ficar de guarda no Portão Sur, e a outra terça parte deve ficar no portão, atrás dos outros guardas. Os dois grupos que deixarem o serviço no sábado ficarão de guarda no Templo para proteger o rei.
Vocês devem guardar o rei Joás com as espadas na mão e ir com ele a qualquer lugar aonde ele for. Qualquer pessoa que chegar perto de vocês deve ser morta.
Os oficiais obedeceram à ordem de Joiada e levaram a ele os seus soldados, isto é, os que saíam do serviço no sábado e os que entravam de serviço no sábado.
Joiada entregou aos oficiais as lanças e os escudos que tinham sido do rei Davi e que haviam ficado guardados no Templo.
Ele pôs os soldados armados com espadas por toda a frente do Templo, para protegerem o rei.
Então Joiada levou Joás para fora, colocou a coroa na cabeça dele e lhe deu uma cópia da Lei. Aí Joás foi ungido e apresentado como rei. O povo bateu palmas e gritou: —Viva o rei! Pois todo o povo sofria muito com a má rainha Atália.
Agora o povo de israel seria novamente feliz.

A vida de Joás foi um milagre de Deus!

(ilustrações da Karen Grace)










2 comentários:

  1. que benção!é muito bom esse tebalho de vocês! que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Estamos preparando uma Escola Biblica de Ferias,neste mes de ferias,e exatamente a historia de Joas que vou apresentar, estou um pouco ansiosa pois são muitas crianças que vão participar, principalmente aquelas que não são evangelicas,e por isso que precisei de ajuda e encontrei .obrigado fiquem na paz de cristo.amém

    ResponderExcluir