25 novembro 2009

A CASA CONSTRUÍDA SOBRE A ROCHA

A CASA CONSTRUÍDA SOBRE A ROCHA









Base Bíblica: Mateus - Capítulo 7

Versículo para memorizar: “Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha”. Mateus 7:24

A HISTORIA

Crianças, alguém aqui já viu uma casa sendo construída?
Quem já viu uma casa em construção? Certamente quase todos nós. Mas, quem já viu bem de perto, parou para ver, o trabalho que os homens fazem quando estão construindo uma casa ou um prédio?

(Espere as crianças responderem).

Que ferramentas os homens usam? Eles limpam o terreno, aplainam, marcam os seus limites e começam a construir os alicerces ou as suas fundações.
Às vezes, usam muito concreto e ferro apropriado, para que fique uma construção bem sólida.

Certa vez, quando Jesus estava ensinando as pessoas, Ele lhes contou uma história sobre dois homens que construíram as suas casas.

Um construiu sobre a ROCHA e o outro construiu sobre a AREIA.

O PRIMEIRO HOMEM: construiu sobre uma rocha, cavou uma vala profunda e fez o alicerce bem sólido. Era um terreno bem firme e a casa foi sendo construída de uma forma muito segura, até ficar pronta. Porém, veio uma tempestade muito forte.
O vento fazia uh...uh... uh..., os relâmpagos brilhavam no céu, os trovões faziam tremer, e a chuva caía fortemente. Os rios foram enchendo, enchendo e transbordaram. E a água bateu contra aquela casa, mas nada aconteceu com ela, porque FOI construída sobre uma rocha.

O SEGUNDO HOMEM, porém construiu sua casa sobre a areia, sem alicerces. E quando veio a tempestade, aquela casa que não estava firme, desabou. Quando Jesus
contou essa história, Ele queria ensinar às pessoas
uma importante lição:

“TODO AQUELE QUE VEM A MIM E OUVE AS MINHAS PALAVRAS E AS PRATICA, É SEMELHANTE AO HOMEM QUE CONSTRUIU A SUA CASA SOBRE A ROCHA. MAS O QUE OUVE E NÃO PRATICA É SEMELHANTE AO HOMEM QUE EDIFICOU UMA CASA SOBRE A TERRA SEM ALICERCES”.

Conclusão: Então crianças, quando vierem as dificuldades, vocers devem saber que aquele que constrói a sua vida (casa) sobre a rocha (que é Cristo) fica firme e não cede à tentação, mas o que construiu sobre a areia, não tem firmeza e é logo derrubado.
Que Jesus abençoe a cada um de vocês, para que possam aprender cada dia a obedecê-Lo. Que obedeçam também aos seus pais e professores! Assim, estarão construindo a casa de vocês sobre a Rocha, a verdadeira Rocha que é Jesus.


(Se você souber a melodia poderá cantar com as crianças)

NÃO NÃO CONSTRUA A SUA CASA NA AREIA
NÃO CONSTRUA NA BEIRA DO MAR
MESMO QUE PAREÇA FIRME É IMPOSSIVEL QUE ELA FIQUE
A TEMPESTADE A VAI DERRUBAR

A ROCHA É O LUGAR DE CONSTRUIR
UM ALICERCEW FIRME QUE NÃO VAI CAIR
AS TEMPESTADES VÃO E VEM
MAS A PAZ EM CRISTO TU TENS!
















17 comentários:

  1. Que legal... Que o Senhor a abençoe!!! E que consigamos evangelizar o maximo de crianças que pudermos.
    Kinha Silva...
    Beneditinos -Pi

    ResponderExcluir
  2. amei este site Deus abençoe sua vida bj zizi

    ResponderExcluir
  3. VC ESTÁ DE PARABENS GOSTEI MUITO DO SEU BLOG
    CONTINUE SEMPRE FAZENDO A OBRA DE DEUS COM MUITO AMOR E CARINHO

    ResponderExcluir
  4. ADOREI ESTOU ESTUDANDO ESTE TEXTO PARA PREGAR LINDO LINDO

    ResponderExcluir
  5. Amo essa Historia...
    Fiquemos firmes na Rocha que é Cristo Jesus!!!

    ResponderExcluir
  6. muito bom, vou usar com as minhas crianças! muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Amei esse blog me ajudou muito a montar a aula q estou preparando...Deus te abençoe e continue firme no Senhor, pois só nele encontramos o verdadeiro amor.
    bejos

    ResponderExcluir
  8. Parabens o Blog é incrivel !!! O trabalho e toda linguagem especial para tratar com as crianças realmente ajuda bastante !
    OBG!
    Que deus te abençoe muito para continuar o trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Muito bonita esta forma de dar catequese,que Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  10. Que bom que este blog não determinha a placa de igreja, mas prega a palavra,nos ajudando e ensinando a levar a verdade para nossos alunos.Agradeço por me ajudar sempre.Missionária Vilma Sobral Professora Adolescentes(JUDEVA) Juventude Deus Aai Agir

    ResponderExcluir
  11. gente,sou professora da escola dominical,dou aula para o maternal que é 3 e 4 anos!!! então amei esse site para encontrar imagens de tudo que eu preciso para que o senhor venha abençoar minha aula e que meus alunos possam entender o que Deus quer dizer a eles!!! Obrigado por criar esse site que está sempre me ajudando em todas as minhas aulas e que Deus abençoe vcs porque essa iniciativa foi ótima,nãoi só pra mim que ensino quanto pra meus alunos que vão ouvir a palavra!!! eu tenho a revista da CPAD que contem as histórias da semana, mas como uma professora dedicada adoro dar umas encrementadas!!!!! QUE DEUS OS ABENÇOE!! um abraço Tia Soraya!!!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. ESTOU AMANDO VER TUDO ISTO. FAÇO PARTE DO MINISTÉRIO INFANTIL, E ISTO VAI ME AJUDAR E MUITO. DEUS ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  14. muito legal..... vou usar isso aqui na Alemanha onde eu moro e onde eu trabalho com as criancas!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom! Ótima parábola para ensinar às nossas crianças, adolescentes,jovens e novos na fé que Jesus é a Pedra de esquina,ANGULAR, firme fundamento da nossa fé.
    Foi este ensino dado a Pedro; "Tu és Pedro (petrus-fragmento de rocha, mas é sobre esta ROCHA (Jesus - fundamento), que edificarei a minha igreja (que somos nós).

    ResponderExcluir