25 março 2011

História Bíblica Rute e Noemi

História Bíblica: Rute e Noemi

Versiculo para memorizar: "Porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Livro de Rute 1:16b

Base Bíblica: Livro de Rute

Desenvolvendo a História

Em Belém de Judá vivia uma família boa. Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom, mas houve uma grande seca e não havia mais comida, então saíram a peregrinar e foram morar nas campinas de Moabe. Depois de um tempo Elimeleque morreu, e Noemi ficou com seus dois filhos.

Seus filhos se casaram, mas após cerca de dez anos seus filhos também morreram. Que tristeza para aquela mulher, viúva e agora havia perdido também seus filhos. Noemi tinham agora apenas as esposas de seus filhos para lhe fazer companhia, seus nomes eram Orfa e Rute.

Noemi chamou as esposas de seus filhos e lhes disse: "Eu vou voltar para onde eu morava, onde esta meu povo, e eu gostaria que vocês também voltassem para as suas famílias.” As mulheres choravam e se abraçavam, porque elas eram boas amigas.

Orfa não quis deixar de Noemi, mas Noemi lhe disse que não se preocupasse, pois ela ficaria bem. Então Orfa voltou para sua família. Mas não importava o que Noemi dissesse a Rute, Rute não a deixaria. Rute falou a Noemi: "Não me peça para sair. Aonde você for eu irei, e onde você ficar, eu vou ficar. Seus amigos serão meus amigos e teu Deus será meu Deus".

Então, Rute e Noemi retornaram juntos para Belém. Foi uma coisa boa Rute ter ido com Noemi, pois Belém era muito longe e Noemi já não podia viajar sozinha, pois já era de idade, e o caminho era longo. Mas Rute não se queixava, pois amava sua sogra Noemi. Ela não esperava nada em troca, ela só queria ajudar.
Quando eles chegaram lá Rute decidiu que ela deveria fazer algum tipo de trabalho. Era época da colheita, e ela trabalhou atrás dos colhedores e pegava a cevada que tinham caído, o que sobrava.

O proprietário do campo apareceu para saudar os colhedores e notou Rute no campo. Ele perguntou a um dos colhedores quem ela era. "Ela voltou de Moabe com Noemi, isso é tudo que eu sei, ela pediu-me para recolher o que caísse e está a colher desde a manhã" O bom para Rute é que o dono do campo, Boaz, era um homem amável, que acreditava em Deus. Ele também era parente do marido de Noemi, que morreu, Elimeleque.

Boaz foi falar com Rute, ele disse a ela: "Não vá trabalhar em qualquer outro campo, fique aqui; porém aqui ficarás com as minhas moças.”
“Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem.”

Quando Rute ouviu isso, ela inclinou-se para Boaz e perguntou: "Por que você está sendo tão bom para mim, você não me conhece."
Boaz respondeu: "Eu sei o que você fez por Noemi, deixou sua família e se mudou para um lugar onde nunca esteve. Que o Senhor recompense você por sua bondade."

Rute agradeceu a Boaz, e continuou com seu trabalho no sol quente. Boaz ordenou aos seus trabalhadores que deixasse cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais.

E Rute colheu por toda a tarde, e voltou a cidade e encontrou-se com sua sopgra Noemi e tiveram o que coumer ate fartar-se.
Noemi ficou admirada e perguntou-lhe onde tinha trabalhado, e ela lhe contou sobre Boaz.

E Noemi alegrou-se e disse que eles eram parentes, e gostou do que Boaz propos dela trabalhar junto às moças.
Assim, Rute ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra.
E Deus cuidou de Noemi e de Rute, e Boaz comprou as terras que era de Elimeleque e Boaz casou-se com Rute. E tiveram um filho e chamou de Obede. E Este é o pai de Jessé, pai de Davi.

Sabem crianças esta história Bíblica nos mostra que Rute foi boa para com Noemi, preocupou-se com ela como uma boa amiga e Deus a recompensou, deu-lhe um bom marido e ela continuou a cuidar de Noemi. E Deus honrou a Rute pois de sua origem veio o Rei Davi.

Na história do povo de Israel ficou o registro da temente mulher, Rute, que honrou sua sogra e amou a seu povo, tornou-se participante do Centro da História de Israel. Você também, criança pode estar no Centro da História, marcar a sua geração, amando a sua geração e tornado-se uma exemplo, assim como Rute foi para seu povo. Que Deus lhes abençoe! />
































42 comentários:

  1. pocha vida,eu amei eu vou contar hoje essa história para os meu alunos eu amei...

    ResponderExcluir
  2. eu tmb amei essa historinha e as imagens....
    Domingo vou passar para as crianças da escola dominical

    ResponderExcluir
  3. que Deus te abençoe,o site é maravilhoso facilita muito pra mim contar as histórias pra meus alunos.

    ResponderExcluir
  4. Muitolinda eu amei, Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. muito educativa para nossas crianças tambem vou esta passando para a minha queridaturminha e que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  7. nossa me ajudou muito essa historia!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei mt booa,tava lendo pela biblia mas ñ entendia nd mt boom agr entendi td ....

    ResponderExcluir
  9. amei a historia estou começando agora e esta sendo muito gratificante para mim.

    ResponderExcluir
  10. Ameii esse texto eu estava procurando um texto biblico pra podr contar uma historinha para as criançinha da minha igreja...ii ja encontrei...

    ResponderExcluir
  11. Amei, muito obrigada , também irei passar para as crianças. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  12. Olá Rosangela primeiramente te parabenizo por fazer este trabalho lindo de ensinar a palavra do Senhor as crianças ,eu te desejo da parte do Nosso Senhor e Salvador Jesus cristo Graça para ensinar e paz para continuar nesta fé.
    quando tiver uma oportunidade visite meu blog
    http://sitemensagemdacruz.blogspot.com.br/ ficarei feliz com sua visita.

    ResponderExcluir
  13. sou nova professora do ministerio infantil e fiquei muito satisfeita e feliz por ter oportunidade de conhecer e aprender com vcs muito obrigada e Deus abençoe cada dia de suas vidas Amem!!!!

    ResponderExcluir
  14. Ótimo trabalho! Voce é um Gênio de Deus para ajudar pessoas que trabalham com criança continue plantando e guardando Tesouro no céu. Nunca deixe que o orgulho domine você apenas glorifique a deus dando a Ele graças por esse dom Maravilhoso que você tem. Para mim foi
    uma ajuda que Deus mandou pra mim. Só eu e Ele sabe. Foi uma grande bênção! Eu trabalho com crianças a MUITOS ANOS E HOJE CONTO COM OS MEUS 62 ANOS. VOCE É UM ANJO DE DEUS NA TERRA....QUE ELE TE USE MUITO MAIS NESSE MINISTÉRIO ABENÇOADO.

    ResponderExcluir
  15. Ótimo trabalho! Voce é um Gênio de Deus para ajudar pessoas que trabalham com crianças. continue plantando e guardando Tesouro no céu. Nunca deixe que o orgulho domine você. apenas glorifique a Deus dando a Ele Graças e honras por esse dom Maravilhoso que você tem. Para mim foi uma ajuda que Deus mandou. Só eu e Ele sabe o porquê disso. Foi uma grande bênção! Eu trabalho com crianças a MUITOS ANOS E HOJE CONTO COM OS MEUS 62 ANOS. VOCÊ É UM ANJO DE DEUS NA TERRA....QUE ELE TE USE MUITO MAIS NESSE MINISTÉRIO ABENÇOADO. (desculpa-me o 1º estava sem pontuação e erros).

    ResponderExcluir
  16. Eu Ameei Essa Histtoriia E Esperoo De Mim Mesmo Que Eu Pratique Isso E Que DEUS Venha Mim Usar Muitto Maiis!

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei, muito interessante. Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Eu amei, muito linda esta historia

    ResponderExcluir
  19. Maravilhoso o site, foi muuuito útil para mim!
    Durante a semana precisava falar sobre Gideão na devocional da escola em que trabalho e Deus arrazou me usando!
    Deus os abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  20. queria com liçoes da historinhas tipo , moralda historia mais mesmo assim eu ameiii

    ResponderExcluir
  21. Obrigado, Gostei muito do seu blogger, história muito bem contada além de belas imagens :)
    No meu blogger eu tenho um teatro sobre a vida de Rute se você quizer dar um molhada.
    Obrigado de novo e continue assim...

    http://escolaatividadesdominical.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu site me ajudou bastante, precisava de um teatro sobre essa história para minhas crianças e encontrei graças a ti!

      Excluir
  22. Amei!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  23. A História de Noemi é pra ser contada para todos. Ela traz inúmeras lições sobre a vida e da forma como foi contada ,foi muito legal. parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito essa que foi escolhida para a aula de sexta..

    ResponderExcluir
  25. olá gostei muito da historia gostaria de saber se posso usar na revistinha de eduadores que escrevo para minhas crianças se puder darei os creditos a vocês.obrigada
    Neinha

    ResponderExcluir
  26. Amém Amei este história 😍👏👐👐👐

    ResponderExcluir
  27. Nossa amei muito obrigado vc não sabe o quanto me ajudou que deus abençoe vc e seu ministério

    ResponderExcluir
  28. A palavra de Deus não envelhece......

    ResponderExcluir
  29. Adorei está história, que Deus os abençoe

    ResponderExcluir
  30. Muito obrigada por essa preciosa história. Minha filha pediu ao pai para contar uma história. Como já estamos na cama, eu adiantei e procurei na internet a história de Rute porque ela pôs o nome da boneca dela de Rute sem conhecer quem foi:) Um ótimo momento passamos agora.

    Parabéns! Deus continue abençoando!

    ResponderExcluir
  31. muito boa contei para minha irma ela amou e pediu outras por isso vou preocurar outras para contar para ela











    ResponderExcluir
  32. Vou contar essa história para as crianças

    ResponderExcluir
  33. Olá, sempre busco ideais nesse blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  34. Muito boa estou contando todo dia
    uma historia biblica para a minha filha e ela adorou a história.

    ResponderExcluir
  35. Amém amém amém! As minhas filhas gostão muito da história de Ruht, muito abrigado pela ajuda. Deus, abençoe!

    ResponderExcluir
  36. Parabéns!! Linda forma de contar essa maravilhosa história bíblica para as crianças!!

    ResponderExcluir
  37. Amei a forma de apresentar a historia.Que Deus te ilumine sempre,ao ensino dos Seus pequeninos

    ResponderExcluir
  38. Eita Glória, me salvou oh kkkkk Deus abençoe o criador deste site 🙌

    ResponderExcluir