19 março 2011

HISTÓRIA BÍBLICA - ESTEVÃO

ESTEVÃO – O PRIMEIRO MARTIR

Base Bíblica – Novo Testamento – Livro de Atos -Capitulo 6, 7 e 8

Versículo para memorizar: “Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.” Atos 7:60

Objetivo:
- a fidelidade do cristão
- ensinar sobre o Perdão

DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA

Estevão foi um dos grandes homens de fé na igreja primitiva. Embora ele não tenha sido um apóstolo, ele ocupa um lugar especial na Escritura, pois ele foi escolhido para ministrar às viúvas que estavam sendo atendidas em Jerusalém. Parece que algumas das viúvas estavam sendo esquecidas e negligenciadas, por isso Estevão e seis outros homens que estavam "cheios de fé e do Espírito Santo", foram escolhidos para cuidar delas.

Ele também foi o primeiro mártir cristão. Um mártir é uma pessoa que tem uma crença tão forte que ele(a) está disposta a morrer por ela. Tal era a fé que Estevão tinha em Jesus Cristo.

A Bíblia nos conta no Livro de Atos, nos capítulo 6, 7 e 8 que Estevão pregava e alguns judeus discutiam com ele sobre suas crenças. Esses homens maus convenceram algumas pessoas que Estevão estava falando contra Moisés e contra Deus, mas isso não era verdade, mas muita gente ficou com muita raiva de Estevão porque acreditavam na mentira inventada sobre ele.

E então estas pessoas levaram Estevão perante o Sinédrio, os governantes judeus, e ao grande chefe do Sinédrio o Sumo Sacerdote.

Estes eram homens poderosos que podiam tomar decisões de vida e morte sobre as pessoas. Mas Estevão não tinha medo de falar a verdade. E quando ele estava diante deles, viram que seu rosto era como o rosto de um anjo.

Ele começou a falar com eles. Ele contou sobre toda a história do povo judeu, que começa com Abraão. Em seguida, acusou os homens, e os pais deles, de ferir e matar os profetas, e até mesmo de matar o Justo, Jesus.

Os governantes tornaram-se muito irritado com ele, mas Estevão olhando para o céu, viu a glória de Deus, e ele viu Jesus em pé à mão direita de Deus. Ele disse aos homens que ele estava vendo.

Eles colocaram as mãos sobre os ouvidos, porque eles não queriam ouvi-lo. Gritaram no topo de suas vozes. Eles correram para ele, o arrastaram para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo até a morte.

Enquanto eles estavam atirando-lhe pedras, Estêvão orou: "Senhor Jesus recebe o meu espírito, e não lhes imputes este pecado". Então ele morreu.

Estevão tinha o mesmo espírito perdoador que Jesus tinha quando ele tinha dito as mesmas palavras quando estava na cruz.

Hoje, Estevão nos ensina sobre o poder de perdoar, quando perdoamos aqueles que nos machucam e maltratam tiramos de nossos corações as mágoas, o ódio e o desejo de vingança. Temos um coração onde Jesus pode sempre estar. E quando temos Jesus em nossas vidas aprendemos também a perdoar.

Professor, fale agora sobre o Plano de Salvação, sobre o perdão de Jesus para conosco sendo nós pecadores, sobre o sangue derramado na cruz e o poder de perdoar pecados de Jesus. Convide a criança a aceitar Jesus como seu único e suficiente Salvador.

Ore com seus alunos.

Deus abençoe!

Rosangela Correia


As ilustrações abaixo foram extraída do site: sementinha kids





12 comentários:

  1. Muito bom esse relato gostei de mais meus irmãos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela ajuda sementinha kids isso vai para algo e uma mensagem-Brigado

    ResponderExcluir
  3. Uau!tudo isso é incrível mas seria mais aproveitativo se esses lindos desenhos fossem para colorir!
    Obrigada!!!
    Que Deus continue abençoando vocês!!!

    ResponderExcluir
  4. muito bom essaas hitorias muito espiradora

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito, vou falar de Estevão a crianças amanhã e foi o melhor texto que achei, ótimo

    ResponderExcluir
  6. excelente mensagem,pois retrata o verdadeiro amor,aquele que e capaz de perdoa a quem lhe fez mal, isso e ter o esperito santo conectado a JESUS CRISTO

    ResponderExcluir
  7. OI A PAZ DO SENHOR JESUS, MEU NOME É EVILASIA FAÇO PERTE DA VICE-LIDERANÇAS DO DEPARTAMENTO INFANTIL, NA ASSEMBLÉIA DE DEUS, NA CIDADE DE SÃO JOÃO DO PANELINHA- CAMACÃ -BAHIA.
    AMEI SEU BLOG GOSTARIA DE VER NOVIDADES POIS SEI QUE VAI MIN AJUDAR MUITO POIS ESTOU COMEÇANDO PRECISO A CADA DIA DE MAS EXPERIÊNCIA COM AS CRIANÇAS DESDE DE JA OBRIGADO E A PAZ .

    ResponderExcluir
  8. Muito Bom. Fonte de Ensino, Que Deus Abençõe :D

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus è Fórte , gostei ..

    ResponderExcluir
  10. continuem a ensinar a palavra de Deus.
    Deus vos abençoe rica e poderosamente em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  11. Muito bom tudo viu... que Deus continue abencoando sua vida... me ajudou bastante ... ;)

    ResponderExcluir
  12. A paz do senhor .. estava pedindo uma palavra a Deus, e pesquisando sobre a historia de Estevao, encontrei aqui algo para ensinar para meus alunos,um ensinamento edificante. Obrigada serviu pra mim primeiramente .

    ResponderExcluir