10 março 2011

HISTÓRIA BÍBLICA: JOQUEBEDE – UMA MULHER VIRTUOSA

JOQUEBEDE – UMA MULHER VIRTUOSA

Base Biblica: Exodo – 2- 1 ao 10
Versiculo para memorizar: “Pode uma mãe esquecer-se de seu filho que cria, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. “
Isaías 49:15

Objetivo: Falar a criança sobre a importância da confiança em Deus – a Fé
Corinho: algum que fale sobre fé e confiança (Veja os cânticos da APEC)

DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA
Hoje a nossa história trará um exemplo de mulher valorosa , decidida e que confiava imensamente em Deus, seu nome é Joquebede.
O nome Joquebe vem do Hebraico: . Yokebed, e significa : “O Senhor é glória”.
A Bíblia nos conta sobre essa mulher e sua fé, no livro de Exodo – captiulo 2 dos versiculos 1 ao 12. Ela era descendente de Levi, nasceu na época em que os israelita estavam cativos no Egito.
Durante a vida de Joquebede, as condições para os israelitas eram duras e sem esperança. Eles eram escravos oprimidos sem misericórdia. Joquebede já tinha dois filhos pequenos quando foi passado um edito – um decreto do rei - ordenando que todos os bebês masculinos fossem mortos logo que nascessem. As pessoas resistiram, e os bebês continuaram a sobreviver.
Vocês imaginem que durante nove meses ela viu sua barriga crescendo, o bebe se formando, o sentia pular e chutar sua barriga e, então, finalmente nasceu, e para sua surpresa (pois naquela época não havia ultrasson) nascera um lindo menino. Ela sabia que se Faraó soubesse do nascimento do menino, a ordem para que ele fosse morto, então, e por três meses Joquebede o escondeu, a Bíblia fala que tudo correu bem.
Mas agora o bebe chorava forte, ele era lindo, grande, formoso e tornou-se impossível esconde-lo. Joquebede decidiu então providenciar um cesto (uma arca pequena) cobriu-o com vime e confiou exclusivamente em Deus, pois este cesto serviria de proteção.
Então o menino foi posto para flutuar nas ondas do rio Nilo, que dor Joquebede sentia, seu coração apertava e ela rogava a Deus que o protegesse, a irmã do menino chamava-se Miriã e acompanhava o cestinho flutando pela beira do rio.

Sabem crianças, como Deus é perfeito, fez com que naquele mesmo momento a Princesa do Egito, a filha do grande Faraó estivesse naquele rio com suas escravas tomando banho. Talvez Miriã, irmão do bebe, tenha pensado “Meu Deus, pobre do meu irmão esse é o seu fim”, mas não a princesa quis ver o que tinha no cesto e quando viu o menino sentiu o desejo de ficar com ele e precisaria de uma babá. A Biblia nos diz que :.
“Então disse Miriã para a filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?
E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.
Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.”
Lembra quando eu disse que Deus é perfeito, pois é, Ele providenciou que Joquebede e Anrão criassem seu filho, e o bebe chamou-se Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.
Moisés foi um grande homem, usado por Deus, tirou o povo de Israel da escravidão do Egito, os guiou no deserto, recebeu de Deus os mandamentos .
Deus honra a nossa fé e confiança nEle, neste dia vamos orar e agradecer por seus cuidados em nossa vida e pedir que possamos sempre ter fé em Deus para enfrentar as lutas da vida,Ele está conosco, pois já o temos recebido como Senhor e Salvador de nossas vidas!
E se hoje, há aqui alguma criança que ainda não recebeu Jesus em seu coração como Senhor e Salvador, saiba que Ele quer ser seu amigo e estar contigo em todos os momentos, Ele pode lhe perdoar de todos pecados, pois Ele morreu na cruz em nosso lugar, quero lembrá-lo do que a Bíblia diz em Romanos 10:13 "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo."
Vamos orar!

Deus Abençoe a todos!

Tia Rosangela Correia



























IMAGENS ABAIXO SÃO DO SITE: http://sementinhakids.wordpress.com














18 comentários:

  1. Meu nome é joquebede, sempre admirei esse nome e essa histária.E você tem ajudado muito a divulgá-lo,ajudando tbm a ensinar crianças...
    waleu!!

    ResponderExcluir
  2. oi meu nome é joquebede,adoro essa historia

    ResponderExcluir
  3. oi meu nome e milka acho muito bonita essa historia de joquebe.....

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. meu nome é Viviane e gostaria de aprender mais sobre o que joquebede passou ,

    ResponderExcluir
  6. rosimary-oimeu nome é rosimary adorei essa historia e vou contar pros meus netos gostaria que falase mas sobre joquebede bjs

    ResponderExcluir
  7. oi li ainda hoje essa historia e aprendi um pouco mais da palavra do senhor

    ResponderExcluir
  8. meu nome é Joquebede amo essa historia

    ResponderExcluir
  9. achei muito bonita a historia.

    ResponderExcluir
  10. MINA DE BONITA ESSA HISTORIA

    ResponderExcluir
  11. Oi sou a Derliane historiaimpactante , Deus é fiel para com nosco !

    ResponderExcluir
  12. Esta mulher nos da exemplo de esposa e mãe tremendo!!!

    ResponderExcluir
  13. amoooo esse site. me ajuda muito e faz muito tempó que sou abençoada atravez desse site.

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Joquebede mas tenho trauma do meu nome a história é linda o significado também mas já chorei demais quando mas nova as crianças me zoava muito, hoje não ligo mais, e quero aprender sobre meu nome cada dia mas!

    ResponderExcluir
  15. Que história inspiradora essa.

    ResponderExcluir
  16. joquebede nos da exemplo de esposa!mãe mulher guerreiras e muita fé

    ResponderExcluir
  17. Obrigada!!! que historia bem
    contada…

    ResponderExcluir