22 março 2011

História Bíblica: GIDEÃO

A HISTÓRIA DE GIDEÃO E A LUTA CONTRA OS MIDIANITAS

Base Bíblica: Livro de Juízes – capítulos 6, 7 e 8

Objetivo da Lição: Aprender a dependermos de Deus e confiarmos inteiramente nEle.

Versículo para memorizar: “Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso”. (Juizes 6:10).


Desenvolvimento da História

A história de Gideão tem início com Deus não estando muito satisfeito com o seu povo, os israelitas. Vamos recordar que o povo de Israel foi salvou por Deus de Faraó, quando foram libertos do Egito, e Moisés, o grande líder, conduziu as pessoas através do Mar Vermelho em terra seca. Centenas de anos se passaram desde então, mas ao longo de todos estes anos, apesar de tudo que Deus realizava, eles ainda faziam o que era mal aos olhos do Senhor.
Deus ama o pecador, mas aborrece o pecado, por isso houve duras consequências para essas ações, Deus permitiu que os midianitas, povo de Midiã, os perseguisse e dominassem.

Os midianitas não eram seus amigos. Eles tomaram e arruinaram todas as suas colheitas e animais e os Israelitas tiveram que se esconder em cavernas.
Depois que Israel não tinha mais nada, eles finalmente clamaram a Deus para que o ajudassem. Deus é tão misericordioso que ouviu o clamor (como ele sempre faz) e tinha um plano.

Deus prova sua fidelidade porque apesar de não estar satisfeito com os israelitas, mas ele ainda ouvia-os e respondeu suas orações!
E a Bíblia nos relata esta plano: Gideão estava debulhando o trigo em um lugar escondido, para que os midianitas não viessem roubar o trigo, quando um anjo do Senhor veio e sentou ao lado dele.

O anjo lhe falou e disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro".
"Mas, senhor", respondeu Gideão, "se o Senhor está conosco porque é que todas essas coisas ruins acontecendo? Onde estão todos os milagres que os nossos pais (as pessoas que cruzaram o Mar Vermelho) nos contaram?"
O Senhor respondeu Gideão, "Vá com toda a tua força e livra Israel dos midianitas. Estou enviando para você fazer isso."

Então Gideão começou a dar todas as desculpas que vocês possam imaginar: "Mas Senhor, como posso salvar Israel? O meu povo está mais pobre em Manassés, e eu sou o menor e o mais novo de toda minha família."
E Deus lhe disse: "Eu estarei com você, e você vai derrotar todos os midianitas”.
Então Gideão pediu a Deus um sinal. Ele queria ter certeza que esta era realmente Deus que estava falando.

Primeiro, ele preparou um altar como uma oferenda a Deus. Ele colocou a sua oferta (de carne e pão sem fermento) para baixo em uma pedra e o Deus mandou um fogo que consumiu completamente a carne e o pão. E o anjo do Senhor desapareceu.
Então Gideão percebeu que era o anjo do Senhor.

Naquela mesma noite o Senhor disse a Gideão para derrubar o altar que seu pai havia construído para um falso deus (Baal). É crianças, os israelitas começaram acreditar em tais deuses falsos e por isso é que Deus estava zangado com eles, pois sabemos que Ele é o único Deus verdadeiro e real e essas pessoas estavam orando e dando ofertas para peças de madeira e estátuas que não pode fazer ou ouvir nada.
Gideão levou dez dos seus servos durante a noite (porque ele tinha medo de ser pego com as pessoas na cidade) e derrubaram os altares.

As pessoas ficaram loucas quando perceberam que Gideão tinha destruído os seus altares, mas eles decidiram que, se Baal era realmente um deus, ele poderia punir Gideão. Claro que nada aconteceu com Gideão, porque Baal não é real, era apenas uma imagem de escultura feita por mãos de homens.
Gideão ainda queria ter certeza de que Deus iria salvar os israelitas, então, ele pediu um outro sinal. Ele colocou um pedaço de lã de uma ovelha no chão, e queria que o orvalho da noite molhasse apenas lã e toda a terra ao redor ficasse seca, então ele saberia que Deus iria salvá-los.

Quando Gideão verificou a lã na parte da manhã viu a lã toda molhada e o chão estava seco, mas ainda assim Gideão pediu mais um sinal ...
Desta vez, ele pediu que a lã ficasse seca e ao redor odo o solo ficasse molhado, e , na manhã seguinte a lã estava seca e o chão molhado, não havia mais do que duvidar.

E então, Gideão reuniu um exército e partiram para o acampamento dos midianitas. Gideão foi, provavelmente, se sentindo muito bem. Ele tinha muitos homens para ajudá-lo a combater e Deus prometeu que iria ajudá-los a vencer. Mas, Deus tinha algo um pouco diferente em mente e então disse a Gideão que ele tinha muitos homens no seu exército. Ele sabia que Israel iria pensar que tinha derrotado os midianitas com seus próprios esforços sem ajuda de Deus, se fossem com todos aqueles homens, e Deus queria que eles soubessem que Ele faria eles vencerem.

Então, Deus disse a Gideão: "Anuncie ao povo: Quem estiver com medo pode ir para casa agora". Surpreendentemente vinte e dois mil homens foram embora! Isso é um monte de gente! Mais da metade de todo o exército foi para casa. Apenas dez mil ficaram.

Gideão ainda se sentia bem. Pelo menos eles tinham dez mil homens, certo? Não por muito tempo. O Senhor disse a Gideão que ele ainda tinha muitos homens.
Quando eles desceram para beber água o Senhor lhe disse: "Separe os homens que bebem a água como um cão para um lado e os que ficarem de joelhos e beber com suas mãos, ponha para o outro lado."

É surpreendente, mas apenas trezentos homens se ajoelharam e beberam com suas mãos. Tudo o resto pareciam beber como cães!
Deus disse a Gideão que ele só queria os trezentos homens e o resto era para ir para casa. Dessa forma, quando eles ganhassem a guerra, os israelitas saberiam que Deus estava no controle.

Agora Gideão não sabia como Deus iria ajudá-los a vencer. Havia muitos midianitas contra apenas trezentos deles, e ele se preocupou tanto que até perdeu o sono.
Deus, que sabe tudo, percebeu a angustia de Gideão e durante a noite o Senhor falou a Gideão: "Se você ainda está com medo, vá lá embaixo no vale com o teu servo, onde estão instalados os midianitas e ouça o que eles estão dizendo. Você vai se sentir muito melhor depois disso."

Bem escondido e com cuidado ele foi e assim que chegou, ouviu um deles falando com seu amigo sobre um sonho que teve. Ele estava dizendo: “Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída”. Seu amigo respondeu: "Isto deve significar a espada de Gideão, e que Deus vai ajudá-lo a nos derrotar".

Assim que Gideão ouviu isso, ele adorou a Deus e correu de volta para o acampamento. Voltou e gritou: "Levantem-se, o Senhor nos deu o acampamento dos midianitas!"

Ele dividiu todos os homens em três grupos e deu-lhes todas as trombetas e os frascos vazios com tochas dentro.
Gideão e os homens cercaram o acampamento dos três grupos (lembre-se que eles foram lá em cima olhando para o vale). Quando Gideão começou a tocar a trombeta o resto seguiu.

Eles tocaram as trombetas e gritou: "Pelo Senhor e por Gideão!" Em seguida, eles quebraram os jarros que estavam levando, segurando a tocha com uma mão e trompete na gritaria outro lado, "Espado do Senhor e de Gideão!"
Quando os midianitas ouviram isso, começaram a gritar e a correr. Então, quando todas as buzinas começaram a tocar novamente o Senhor fez com que os midianitas entrassem em pânico e começaram a ferir uns aos outros com suas espadas.

Os que restaram foram capturados pelos homens de Efraim, perto do Jordão.

Então, esse foi o dia em que Deus salvou Gideão e derrotou os midianitas. Sem Deus nada disto seria possível.

Tudo é possível para Deus, e Ele nos ensina através deste acontecimento que foi registrado na Bíblia que devemos confiar e descansar n’Ele. Quando estivermos em dificuldades lembramos que Deus nos dará a estratégia perfeita e a nossa vitória será completa

Caro professor, jamais esqueça de falar sobre o Plano da Salvação e de fazer o apelo.

Abços

Rosangela Correia




































abaixo figuras do blog. galerinhaonline.blogspot.com




28 comentários:

  1. A paz,sou da guyana francesa e gostaria de saber como posso fazer para contar a historia de gideao por exemplo em seis capitulos.Sera que poderia me ajudar pois aqui nao temos chance de ter livrarias evangélicas ,graças a Deus que encontrei sites na net onde me podem ser uteis.Agradeço sua resposta.heidelenice@hotmail.fr

    ResponderExcluir
  2. Que o Senhor possa vos abençoar

    ResponderExcluir
  3. Osana Moreno-pe10/08/2012 10:40:00 PM

    Vou usar esta sugestão para dar um estudeo em minha igrja. Deus continui lhe capacitando. Osana, Moreno-pe.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a vida é realmente maravilhosa...

    ResponderExcluir
  5. Obg. estava procurando figuras sobre a vida de Gideão e gostei de ter encontrado por aqui, que Deus continue te abençoando e dando disposição p/ postar essas preciosidades p/ nós professores da E.B.D.

    ResponderExcluir
  6. parabéns que Deus possa te abençoar, e continuar fazendo essa obra linda

    ResponderExcluir
  7. que Deus continue te abençoando e ganhando almas para Cristo

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo belo trabalho, que Deus continue te abençoando grandimente.

    ResponderExcluir
  9. parabens lindo este esboço , muito bem desenvolvido.

    ResponderExcluir
  10. Quero parabenizá-la pelo lindo trabalho em seu ministério infantil em sua igreja, vc tem um dom e talento e tanto pra trabalhar com crianças, não invejo pessoas como vc, eu tenho uma profunda admiração por pessoas que se envolve no ministério o chamado que Deus lhe designou. Que Deus continue lhe usando poderosamente irmã, os seus links de histórias são ótimas, e são próprias pra linguagem deles, parabéns.

    ResponderExcluir
  11. fico grata por encontra as imagens e historia aqui ,grata por vcs compartilhar continuem, pois é muito importante.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, lindo trabalho! Deus abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns! Que Deus abençoe grandemente vossa vida e lhe conceda cada dia mais sabedoria.

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS MUITO BEM CONTADA A HISTÓRIA DE FORMA QUE DA PRA COMPREENDER TODA A HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada, que Deus esteja com você assim como esteve nesse episódio com Gideão

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada pelo seu trabalho, que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  17. Adoro sua página me ajuda muito Deus lê abençoe grandemente e obrigada por compartilhar ajudando uns as outros amém

    ResponderExcluir
  18. Perfeito mesmo, muito me auxiliou a montar minha aula.

    ResponderExcluir
  19. Oi Rosângela,em juízes 7:7 diz que 300 homens que lamberam a água o Senhor iria usá-los para lutar com Gideão, na história vc diz o contrário.

    ResponderExcluir
  20. Apenas os 300 que beberam vigiando foram os trezentos ficaram, os que beberam como cães voltaram!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns Rosangela pelo belo trabalho Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  22. Vou dar essa aula próximo domingo escola dominical para juniores e vou me inspirar nessa aula maravilhosa!

    ResponderExcluir
  23. A paz do Senhor que o Senhor abençoe vc que te use sempre pra colocar conteúdo tão bom!!!

    ResponderExcluir