21 março 2011

História Bíblica: Dorcas - a cuidadora

HISTÓRIA BÍBLICA : DORCAS – A CUIDADORA

Versículo para memorizar: “Um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te...” (Isaías 41.6)

Objetivo da História: reforçar a importância de sermos ajudadores, de sentirmos a necessidade dou outro e termos ações de boas obras.

Desenvolvendo a história

Dorcas, uma palavra que significa "gazela", às vezes era chamado Tabitha. Ela era uma pessoa muito amável, que gastou seu tempo cuidando das viúvas de Jope.
Deus sempre preocupou-se em nos ensinar sobre o cuidado da igreja com as viúvas e pessoas necessitadas. Nos tempos bíblicos, quando o marido de uma mulher morria, ela não tinha como ganhar a vida. (Esta condição ainda persiste em algumas partes do mundo de hoje.)
A lei, naquele tempo, afirmava que se o marido de uma viúva tinha terras, toda a herança iria para o filho mais velho, e se o filho não cuidasse de sua mãe, ela não tinha para onde recorrer e pedir ajuda. Se a viúva não tivesse filho, ela perderia sua propriedade e só poderia obtê-la de volta, se um parente de seu marido se caso-se com ela. Como na história de Rute e Boaz (Livro de Rute).
Deus tinha instruído os judeus para cuidar dos necessitados. Os judeus não podiam colher as bordas de seus campos, sem deixar o grão para o povo pobre para "catar" ou pegar. Nem poderia o proprietário passar por cima do campo uma segunda vez para pegar o grão que tinha caído. Era para ser deixado para os pobres.
No Novo Testamento, Tiago escreve que uma das marcas da religião pura é que uma pessoa cuida das viúvas e órfãos. Aqueles que se importam com os necessitados recebem a aprovação de Deus, e aqueles que não ajudam desagradam a Deus.
Dorcas vivia em Jope, uma cidade portuária. Ela era uma pessoa amorosa que mostrou bondade para com os outros e especialmente para os necessitados. Ela fazia roupas para as viúvas, para aquecê-las no inverno.
Um dia ela ficou doente e morreu. Seus amigos ficaram tão tristes e chateados. As viúvas choravam, pois a grande amiga tinha ido embora.
Mas, eles tinham ouvido que Pedro, um dos apóstolos e também que havia sido discípulo de Jesus, tinha realizado milagres de cura a pessoas doentes. Até este momento, nenhum apóstolo tinha realizado o milagre de ressuscitar mortos, mas os amigos de Dorcas "acreditavam que Pedro poderia fazer. E, assim que enviaram dois homens a Lida, uma cidade próxima onde Pedro estava hospedado.
Pedro veio a Jope com os homens, e quando ele chegou lá, ele foi levado para uma sala superior, onde seus amigos tinham colocado Dorcas. A sala estava cheia com as viúvas que estavam chorando e mostrando uns aos outros os casacos e outras roupas que Dorcas tinha feito para elas, enquanto ela estava viva. Cada ato ali mostrava sua fidelidade e o amor que ela tinha para com eles.
Pedro disse a todos que deixassem a sala, então ele ficou de joelhos e orou, pedindo a Deus para trazer vida de volta em seu corpo ainda. Ele lhe disse: "Tabita, levante-se."
Ela abriu os olhos e quando viu Pedro, sentou-se. Ele tomou-a pela mão e ela levantou-se.
Ele pediu para o povo a voltar para a sala, e lá eles viram a grande amiga Dorcas viva de novo. Que alegria que eles sentiram! Foi uma grande festa!
A notícia se espalhou rapidamente pela cidade de Jope. Dorcas está viva novamente! Devido a grande milagre muitos creram no Senhor Jesus.
Verdade Prática:
Sabem crianças, além do grande milagre e poder que o Senhor Jesus nos dá pra realizarmos milagres, sim porque Jesus disse: “ Estes sinais seguiram o s que crerem”; o grande ensinamento que esta história nos traz é como uma pessoa pode ser importante para os outros, como ela pode contribuir e ajudar. Dorcas, em sua simplicidade, descobriu uma maneira de ajudar os necessitados e ela era muito amada por eles.
Hoje, olhe ao seu redor e perceba no que você pode contribuir para que seu mundo fique um pouco melhor, ajude em sua casa, na escola, na sua rua, enfim, procure ser alguém bom e agradável e que você posa fazer falta para os outros.
Quando temos o amo de Deus em nossos corações sabemos o quanto é importante compartilhar este amor com os outros.

(professor - faça o apelo)









10 comentários:

  1. parabens pela linda história

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito,aproveitei para aplicar com as crianças. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! linda historia,vou dar minha aula amahã neste seu testo.❤

    ResponderExcluir
  4. Amei sua aula,vou da minha aula,usando a sua
    😬

    ResponderExcluir
  5. Amei, a forma 1ue foi contada essa linda história.

    ResponderExcluir
  6. Amei vou conta essa linda história. Parabéns Deus e contigo sempre a paz d senhor

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela história, muito linda.😇

    ResponderExcluir