20 março 2010

SUGESTÃO: "FESTA DE PÁSCOA"

SUGESTÃO - FESTA DE PASCOA
(Pode ser realizado na EBD)

Objetivo:
Ao participar de uma festa da Páscoa, as crianças serão capazes de apreciar
vários costumes durante a época de Jesus. Baseado no Texto Bíblico: S. João – Capitulo 13 – Mateus 26: 17-30

Materiais:
• Toalha ou folha plana de grandes dimensões p/ piquenique
• Bacia para lavar os pés ou as mãos
• Várias toalhas para secar os pés ou as mãos
• Guardanapos, copos e pratos de papel
• Suco de uva
• Pão fatiado
• Fruta, queijo e biscoitos (opcional)
• Almofadas (opcional)
• Talher;
• Copo descartável médio e pequeno

Duração:
De 30 a 40 minutos


Tópicos:
Comunhão, Páscoa, Relacionamento, Sacrifício de Jesus.


Participantes:
Crianças de 02 a 12 anos
PARTE A
Preparação:
Esta atividade pode custar mais do que você tem para gastar. Como sugestão, pode envolver as crianças através da atribuições de determinados itens para que eles, durante a semana possam trazer de casa.

A festa pode ser tão elaborada como quiser, mas as representações são:

1) a bacia com água morna – falar sobre a humildade e comunhão – Jesus lavou os pés dos discípulos – explicar sobre o fato e costume da época – e que este foi o início do dia em que os discípulos celebraram a páscoa com Jesus;
2) o suco e pão representam a comunhão (Certifique-se que nenhum dos filhos é alérgico a todos os alimentos que você estará servindo) explique o que cada um representa e que devemos lembrar desses símbolos até que Jesus volte.

Diga as crianças que, hoje, elas vão celebrar a festa da Páscoa, e será da mesma forma que as pessoas fizeram durante a época de Jesus. Primeiro as crianças têm para tirar os sapatos e colocá-las ordenadamente ao longo de uma parede. Em seguida, explicar para as crianças que durante o tempo de Jesus, era costume lavar os pés antes de se sentar para comer. O professor pode fazer duplas, e em fila, elas lavam e secam os pés uns dos outros (se quiser apenas represente, não precisa colocar água).
Ao fazer esta atividade, explicam que durante o tempo de Jesus, eram os escravos “empregados domésticos” que faziam essa tarefa, lavavam os pés dos visitantes e amigos antes de entrar nas casas, porque as pessoas normalmente andavam em estradas de terra. Embora o resto de seu corpo fossem limpos, seus pés estavam empoeirados. Quem gosta de ver os pés empoeirados, enquanto se come? Jesus lavou os pés dos apóstolos para demonstrar como devemos ser servos uns dos outros. Ele disse a Pedro "Se eu não te lavar, não tens parte comigo." (João 13:8) Jesus foi um verdadeiro servo de Deus. Jesus sabia que iria lavar nossos pecados com seu próprio sangue.

Leitura Bíblica: João 13:1-17 (Jesus lava seus discípulos pés)

(Parte B):

O que você vai fazer:
Coloque uma folha grande ou toalha no chão para que todos possam sentar. Peça às crianças para sentar-se em um grande círculo, enquanto outros voluntários estabelecidos distribuem os pratos, guardanapos e copos para cada criança. Coloque os alimentos no meio, em seguida, ler a seguinte passagem da Bíblia.

Leitura Bíblica: Mateus 26: 17-30 (Ceia do Senhor)

Depois de ler as escrituras, quebre um pedaço do pão, em seguida, passar o pão em torno de cada criança para quebrar um pedaço de si. Explique que quando Jesus partiu o pão da mesma maneira e deu graças por isso, Ele disse: "Tomai e comei, este é o meu corpo."
Dê graças a Deus pelo pão. Em seguida, deitar um pouco de suco em cada copo, e explicar que quando Jesus deu graças e bebia do seu copo, Ele disse: "Bebei dele todos vocês. Este é o sangue da Aliança que é derramado por muitos para a remissão dos pecados ". Dê graças a Deus pelo suco. Então temos uma festa, comer e apreciar a comida ao discutir a relação entre a celebração da Páscoa e do sacrifício de Jesus para nossa salvação.


ALGUMAS FOTOS DAS NOSSAS CRIANÇAS - NA ESCOLA DOMINICAL DE PASCOA











13 comentários:

  1. maravilhoso... eu amei vou fazer isso com as crianças da minha igreja...Estava procurandoalguma coisa diferente e achei isso...amei...parabens para quem postou...

    ResponderExcluir
  2. incrivel! era tudo o que eu precisava, estava procurando algo,está apresentação é ótima, tinha a lição e falava exatamente isso a demonstração, vou copia-la obrigada pela sugestão. que Deus abençõe, bjs.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ QUERIDA, GOSTEI MUITO DO SEU LINK.ESTOU COMEÇANDO A TRABALHAR COM AS CRIANÇAS DA MINHA IGREJA E GOSTEI MUITO DA SUA ABORDAGEM FALANDO A RESPEITO DA PÁSCOA. COLOCAREI EMPRÁTICA O SEU ASSUNTO NA SALA DE AULA,ESPERO TER UM BOM APROVEITAMENTO. E QUE O SENHOR CONTINUE TE ABENÇOANDO DE TODAS AS FORMAS E MARAVILHAS ESPETACULARES PARA O SEU MINISTÉRIO.OBRIGADA,ROSANI

    ResponderExcluir
  4. amei foi de bom aproveito domingo colocarei tudo em pratica,A PAZ DO SENHOR.BJM Quesia

    ResponderExcluir
  5. amei o seu blog e um jeito melhor das crianças memorizarem o verdadeiro sentido da páscoa e sobre a santa ceia!! valeu que Deus continue te usando grandimente!!

    ResponderExcluir
  6. muito bom ! adorei
    que Deus ilumine a todos!

    ResponderExcluir
  7. ótima ideia...vou amar fazer isso com minhas crianças...
    que Deus te abençoe grandemente...
    bjsS2

    ResponderExcluir
  8. ótima ideia...vou amar fazer isso com minhas crianças...
    que Deus te abençoe grandemente...
    bjsS2

    ResponderExcluir
  9. eu
    adorei esta documentaçao eu iria faser uma festa normau mais agora eu ja sei o que fazer...
    muito bem
    muito obrigada,bjs para o verdadeiro criador deste saite eu nao seiquen e mais eu agradesso eque deus livre vc e a sua familha de todos os perigos que existe neste mundo...

    ResponderExcluir
  10. muito bom tbm vou fazer com as crianças da igreja

    ResponderExcluir
  11. Glorias a JESUS,muito lindo.Vou fazer na minha escola e na igreja.ALELUIAS

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo! ´Que belo, a partilha de ideias maravilhosas. FELIZ PÁSCOA!

    ResponderExcluir