02 março 2010

LIÇÃO BÍBLICA: O MENINO JESUS – Obediência aos pais

LIÇÃO BÍBLICA: O MENINO JESUS – Obediência aos pais

Base Bíblica: Lucas – Cap. 2 – versículos: 40 ao 52.

Versículo para Memorizar: Efésios - Cap. 6 – versículo.: 2 – “Honra teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa.”


Enfoque Bíblico: A obediência aos pais e a importância de colocar Deus em primeiro lugar.

Historia:

Crianças, vocês já pararam para pensar que Jesus também foi criança como vocês?

Figura 1 - Sim, ele vivia em Nazaré com sua mãe Maria, e com José, que era seu pai aqui na terra. Jesus orava de manhã, agradecendo pelo novo dia, como todos vocês também de em fazer, agradecendo a Deus porque Ele nos da mais um dia de vida, e que este dia seja de bênçãos e vitórias.

Figura 2- Jesus observava os pássaros e brincava com eles, e não os maltratava, amava a natureza e admirava tudo o que seu pai, nosso deus, havia feito.

Figura 3 –Talvez, ele colhe-se os ovos da galinha para sua mãe, limpava o que fosse necessário, sem jamais reclamar.

Figura 4- Ouvia sobre a palavra de Deus, as promessas para Abraão, Isaque e Jacó, os patriarcas do povo de Israel, seu povo. O Livramento de Israel com Moises, o grande líder, as vitórias do rei Davi e os mandamentos de Deus, seu pai.

Figura 5 – Ele ajudava seus pais sem reclamar, não precisava de desculpas, ele gostava sempre de ajudar, mesmo que fosse varrer a frente da casa, lá estava ele sempre disposto e feliz. Mesmo que os meninos o chamassem para brincar naquela hora, ele falava para esperar que assim que terminasse ele brincaria também. Porque para tudo tem um tempo, não é crianças?

Figura 6- José era carpinteiro, e Jesus estava sempre por perto vendo seu trabalho e aprendendo com ele. Era muito interessante ver José construindo uma mesa, um banquinho, um móvel novo....
Figura 7- Jesus sempre ficava muito feliz quando ia ao templo com seus pais, era um dia muito feliz quando ia à casa de Deus. Lá ele podia adorar, cantar e exaltar a Deus.

Figura 8 - Quando Jesus tinha doze anos, Maria e José foram com ele para Jerusalém, para a festa da Páscoa. Era uma festa muito grande e eles foram com uma grande multidão, e ficaram lá alguns dias.

Figura 9 - No caminho de volta para Nazaré, José e Maria estavam com uma grande multidão, e pensavam que Jesus estava no meio dos meninos, mas quando Maria o procurou não o encontrou e ficou desesperada, então Jose e Maria voltaram para Jerusalém, e para surpresa deles, encontraram Jesus no templo conversando com os professores e os doutores da lei.

E Maria lhe disse: Filho, por que fizeste isto? Não sabias que nós o procurávamos? E Ele lhes disse: "Mãe, falava com eles sobre as coisas de meu Pai".

Jesus estava falando sobre o reino dos céus e Maria ficou muito admirada, pois ele conversava como um adulto com homens que eram doutores, e não se intimidava.

Figura 10 - Mas Jesus, sem reclamar, voltou com seus pais para Nazaré e era-lhes submisso. E Jesus crescia em sabedoria, estatura e em graça diante de Deus e dos homens.

CONLUSÃO:

Crianças, hoje aprendemos 02 coisas muito importante:

• - Quando Jesus não retornou com seus pais, ele não estava desobedecendo, ele estava cumprindo o seu ministério, e colocando Deus em primeiro lugar! Ele sabia que sua mãe ficaria preocupada, mas sabia também o que era preciso fazer!
• - Quando Maria se aproximou, ele obedeceu, apesar de precisar divulgar o reino de Deus, ele retornou com seus pais pra Nazaré e a Bíblia nos diz que em TUDO ele foi submisso a eles, ou seja, obediente.

Deus deseja ver nossos lares em harmonia, em comunhão, que pais e filhos vivam em harmonia e respeito.
Coloquem Deus em primeiro lugar em suas vidas e seu lar será abençoado! E lembre-se Jesus é sempre nosso melhor exemplo. Mesmo que algum coleguinha ache que é besteira você obedecer a seus pais, jamais esqueça que Deus promete para o filho obediente que viva bem e seja prospero (Efésios capitulo 6), então, neste dia, coloque em seu coração este desejo de ser um bom filho e servo do Deus altíssimo.

(figuras disponíveis no site: http://sementinhakids.wordpress.com)










36 comentários:

  1. a paz do Senhor amada
    amei o seu blog, ele é uma bençao
    ja estou seguindo espero sua visita
    http://afontedevida.blogspot.com/

    que Deus continue a te abençoar.

    Ana Rosa

    ResponderExcluir
  2. la paz del señor querida
    amei o seu blog,tem sido uma benção
    estou cada vez mais amando trabalhar com crianças!
    que DEUS continue a te abençoar.
    SORAIA FEITOZA

    ResponderExcluir
  3. queria uma história sobre Tiago, pode ser?
    bjo fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. muito bom essa historia!!!

    ResponderExcluir
  5. Ola gostei muito dessa historinha , era a historinha q eu estava procurando pra contar numa semana de oração infantil para crianças de 2 a 6 anos . As figuras são linda. Q Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  6. gosteiiiii.....muito bom.....

    ResponderExcluir
  7. Amei as imagens para ilustrar a hist´ria, com certeza me será muito últil, pois assumi recentemente uma nova congregação cujo trabalho de culto infantil estava parado e estou reativando.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por compartilhar lindas idéias.Que Deus continue te abençoando grandemente.

    ResponderExcluir
  9. Essa historia vai me ajudar bastante na eduvação das minhas filhas, Deus continue abençoando esse trabalho!

    ResponderExcluir
  10. Aqui encontrei, o que estava buscando, que Deus te ilumine sempre. Fique na poderosa paz de Deus. 01/12/2011. Beiijos.

    ResponderExcluir
  11. Que Deus te abençoe sempre. Esta historia vai me ajudar muito, pois estou começando neste ministerio infantil. E não sabia o que passar para as crianças. Até mais.

    ResponderExcluir
  12. "Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço" (Provérbios 1:8-9).
    Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe; ata_os perpetuamente ao teu coração, pendura_os ao pescoço. Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida" (Provérbios 6:20-23).
    O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe" (Provérbios 10:1
    Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer.
    Provérbios 23:15-10: "Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar_se_á também o meu; exultará o meu íntimo, quando os teus lábios falarem coisas retas. Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do SENHOR perseverarás todo dia. Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança. Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração. Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne."

    ResponderExcluir
  13. amei o seu blog,é tudo uma bençao.que Deus te abençoe ricamente

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS CONTINUEM ASSIM ESSE BLOG E ÓTIMO E MIM AJUDOU NUMA MINISTRAÇÃO QUE DEUS TE ABENÇOE 7 VEZES MAIS

    ResponderExcluir
  15. PARABÉNS CONTINUEM ASSIM ESSE BLOG E ÓTIMO E MIM AJUDOU NUMA MINISTRAÇÃO QUE DEUS TE ABENÇOE 7 VEZES MAIS

    ResponderExcluir
  16. PARABÉNS PELO BLOG ..EXCELENTE.... QUE DEUS POSSA ESTAR TE ABENÇOANDO A CADA DIA MAIS EM SEU MINISTÉRIO ROSANGELA... QUE ESSE BLOG POSSA SEMPRE SER UM INSTRUMENTO USADO POR DEUS EM NOSSAS VIDAS...

    DANI SOARES MATTOS
    (PROFESSORA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DA IGREJA PRESBITERIANA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.)

    ResponderExcluir
  17. Danielle: maravilhosa essa historia,que fala da obediencia,é o tema da festa do conj.infantil da minha igreja Ef;6 ,a qual eu sou coordenadora com muita alegria. Que Deus continue sabedoria....

    ResponderExcluir
  18. QUE DEUS CUBRA VCS DE AMOR E PAZ ESTOU COMEÇANDO NO MINISTERIO INFANTIL,E ESTOU MUITO FELIZ POR JESUS ME PROPORCIONAR ESTA ALEGRIA.OBRIGADO A CADA UM DE VCS TBM.LINDA A AHISTÓRIA

    ResponderExcluir
  19. achei o q precisava, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  20. A paz do Senhor, gostei muito muito do método para ensinar as crianças a palavra de Deus. Que o Senhor continuamente capacite - os em tudo pois seu Blog tem sido benção para minha vida.

    ResponderExcluir
  21. Minha querida irmã obrigada por disponibilizar este material pois era justamente a historia que estava faltando para completar o terceiro período da EBF aqui na minha igreja. Deus continue te abençoando!!!!

    ResponderExcluir
  22. Muito linda. Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Deus abençoe seu trabalho querida, é muito louvável semear a palavra de um jeito simples para nossas crianças.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns! Você é uma bênção na vida de nós do ministério infantil. Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo estudo!!!

    ResponderExcluir
  26. muito bom, Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  27. Amei parabéns ! Deus abençoe

    ResponderExcluir
  28. Oi vc tem esse material pra venda? Tenho enteresse pra ensinar meus filhos

    ResponderExcluir
  29. Obg pelas dicas e pela história,vai me ajudar muito ,eu sou professora da salinha das crianças e tô indo na célula das crianças e amanhã eu que vou levar a palavra e não sabia o que levar obgda mesmo

    ResponderExcluir
  30. Uma pequena observação, no segundo parágrafo o nome de Deus está minúsculo. Sendo assim deuses e não nosso pai que está no céu.

    ResponderExcluir
  31. Deus abençoe amei parabéns 🙌

    ResponderExcluir
  32. Excelente trabalho! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  33. Deus abençoe parabéns

    ResponderExcluir
  34. Amei, li para meu irmão hoje. Deus abençoe sempre 🙌🤍

    ResponderExcluir