23 setembro 2009

História Bíblica: Caim e Abel

HISTORIA: CAIM E ABEL
(texto com base no historia do site: www.ebd.com.br)

Objetivo:
Saber que a criança deve amar a Deus de coração. • Saber que a criança deve agradar a Deus.

Versículo para decorar: “Amarás teu Deus de todo teu coração... ” Deuteronômio 6.5

Leitura
Gênesis 4.1-14, 25 e 26

É importante dar um versículo bem simples ou parte dele, caso contrário elas não conseguirão decorar ou compreender. Ainda assim o versículo deve ser explicado e pode ser repetido durante a aula. Deve-se também explicar o significado para ter certeza que a criança compreendeu-o: "Você deve gostar muito, muito de Deus no seu coração, com o seu pensamento, Deus deve ser muito importante para você.”

O professor deverá chamar a atenção da criança para o que vai ser ensinado. Isto pode ser feito de duas maneiras: perguntando alguma coisa relativa à lição, em linguagem simples, ou mostrando alguma coisa concreta e original. Sugerimos: • Perguntar: "Vocês gostam, amam a mamãe (o papai ou a vovó)? Vocês amam de coração? Vocês gostam de agradá-la? "

Sugestão:
Montar com as pedras e os gravetos um pequeno altar ou fogueira para que possam ver como as coisas eram oferecidas a Deus. Colocar as figuras da ovelha e do prato com hortaliças e dizer " Para agradar a Deus as pessoas da época de Adão e Eva ofereciam o que era seu para Deus." Hoje vamos conhecer dois irmãos: um amava a Deus no coração e o outro não."
Captada a atenção, ensinar a lição propriamente dita, utilizando os cartazes coloridos.

Hora da História

"Foi Adão que colocou o nome em sua esposa: Eva, que quer dizer “vida”, pois ele disse que ela seria a mãe de toda a humanidade. Nasceu o primeiro filho de Adão e Eva: Caim. Depois nasceu o outro filho, se chamou Abel. Caim foi crescendo e se interessando em cuidar da terra, ele se tornou um ótimo “agricultor . Já Abel, gostava muito de cuidar de ovelhinhas, ele se tornou “pastor de ovelhas”.
Passado algum tempo Caim juntou os melhores frutos que ele plantou e ofereceu a Deus. Abel pegou os primeiros filhotes do seu rebanho e também ofereceu a Deus. Deus aceitou Abel e sua oferta e não aceitou Caim e sua oferta. Sabe por quê? Porque Deus conhecia o coração de Abel e o de Caim. Deus sabia que Abel fazia tudo para agradá-lo, que o amava de todo o coração. Mas Deus também conhecia o coração de Caim e sabia que ele não O amava verdadeiramente. A Bíblia diz que as obras de Caim eram más e de seu irmão, justas. Deus ainda avisou Caim: se você andar direito é claro que vou aceitar você. Você pode mudar seu coração! Mas Caim não se arrependeu, não quis amar a Deus de todo coração, continuou com muita raiva, tanta raiva que matou seu irmão Abel.
Que tristeza! Na Bíblia diz que você deve amar a Deus de todo o coração e as outras pessoas como se fosse você mesmo. Se Caim amasse a Deus e a seu irmão, ele jamais o teria matado. E agora?
Deus havia prometido que “Seu” filho nasceria como homem para salvar o pecador. Mas Abel, que amava a Deus morreu. Será que o Filho de Deus viria da família de Caim?! Não, pois Deus deu outro filho a Eva: Sete, e da família de Sete, muitos e muitos anos depois nasceu Jesus.
Use esta parte da aula para recapitular com as crianças tudo o que foi ensinado fazendo uma pergunta de cada vez, esperando e ajudando-os a responder com muita paciência. • Qual o nome do primeiro filho de Adão e Eva? • Qual o nome do segundo filho de Adão e Eva? • Qual deles cuidava das plantas? • Qual deles era pastor de ovelhas? • Qual deles amava a Deus de todo o coração? • Como chamou o terceiro filho de Adão e Eva que nasceu?

FIGURAS DE WWW.EBD.COM.BR



19 comentários:

  1. gostei muito da liçao é clara e simples e facil aprendizagem para minhas crianças.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito e aprendi bastante todo tempo é tempo de aprender as coisas de Deus vou dar aula amanha e que passar o o melhor pra minhas ovelhinhas

    ResponderExcluir
  3. eu gostei muito da lição vou passar pra minhas crianças..DEUS abençõe..

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, é tão dificil trabalhar no ministério infantil, só que ama mesmo segue com forças e não desiste, agradeço o material é muito precioso!

    ResponderExcluir
  5. eu como aduto conferço que aprendir muito,eu nao sabia, agora que to aprendendo,amei que deus abençoe e que vc continui abençoando o procimo, a paz do senhor jesus,vanusa bomjardim

    ResponderExcluir
  6. gostei muito desta lição é fácil e aprendi, gostaria de saber mais, pois sou nova neste trabalho com criança e farei parte da equipe da ebd espero aprender muito aqui.A paz do senhor

    ResponderExcluir
  7. adorei isso estou apredento e ensinando ou meu primo

    ResponderExcluir
  8. GLÓRIA A DEUS QUE EXISTE PESSOAS PREOCUPADAS XOMAS CRIANCINHAS. AMEI AS DICAS JÁ VOU USÁ-LAS COM MINHAS CRIANÇAS.

    ResponderExcluir
  9. que bom comecei a catequizar ...e aprendo a cada dia a próximo tema será sobre Caim e Abel e me ajudou muito Obrigado.Flávia

    ResponderExcluir
  10. adorei a explicaçao clara da historia as crinças vao entender bem melhor que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  11. querida que deus sempre te abençoe, muito obrigado por ta ajundando tantos sevos de Deus a paz do senhor.

    ResponderExcluir
  12. amei esse site é uma benção em minha vida

    ResponderExcluir
  13. Eu vou passar para as crianças e uma maravilha essa hitoria

    ResponderExcluir
  14. Amei ajudou muito Deus abençoe

    ResponderExcluir
  15. Muito bem contada resumida, com perguntas etc... Parabéns Deus continue te abençoando com muita sabedoria 🙌🙏👏👏👏👏 muito obrigado me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  16. Parabens. Adoreia maneira da contação de historia de Caim e Abel.

    ResponderExcluir
  17. Obgd, muito bom, me ajudou muitíssimo, Deus te abençoe 🥰

    ResponderExcluir