23 setembro 2009

O PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS

O PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS

(com base na historia publicada no site www.ebd.com.br)

Base Bíblica: João 2.1-11

• Receba as crianças com atenção e alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias .
• Tenha momentos de louvor com cânticos acompanhados por um instrumento ou em fita.
• Reserve um tempo para a memorização do versículo da lição.
• Realize oração conjunta, ensinando que deve ser feita com os olhos fechados para que não prestemos atenção no sapato do amigo, no cabelo da amiga, afinal vamos conversar com o Senhor Jesus. Estimule a todos para que orem.
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.


Objetivo da Lição:
•Saber qual foi o primeiro milagre de Jesus.
•Saber que milagres acontece ainda hoje.

Versículo para memorizar:
“...Fazei tudo o que ele vos disser.” João 2.5

Hora da História:

Sugerimos: • Perguntar: " Alguém já foi a uma festa de casamento?" • Levar duas jarras: uma com água e outra com suco de uva já preparado. Levar copos e distribuir para as crianças, primeiro a água e depois o suco de uva. " Vocês beberam duas coisas diferentes. Nós vamos aprender hoje o primeiro milagre que Jesus fez e que aconteceu numa festa de casamento."
Captada a atenção, o professor vai ensinar a lição propriamente dita:

"Um milagre nós aprendemos que é alguma coisa fora do comum.
Depois de haver chamado muitos de seus amigos para ajudá-lo em seu ministério, Jesus foi convidado para uma festa de casamento em uma pequena cidade chamada Caná que ficava na região da Galiléia. A mãe de Jesus também estava neste casamento, bem como os seus discípulos. Uma certa hora aconteceu uma coisa desagradável. O vinho da festa acabou.

A mãe de Jesus então se aproximou dele e disse: O vinho acabou. Jesus lhe disse: "Não é preciso que a senhora diga o que devo fazer. Ainda não chegou minha hora." Com isso Jesus queria dizer que ainda não era a hora dele ser reconhecido como o Messias Salvador. Maria então disse aos empregados da festa: "Fazei tudo o que ele vos disser".
Ali perto estavam seis potes de pedra que eram usados para lavar as mãos e os pés das pessoas e que cabiam mais ou menos de oitenta a cem litros de água. Jesus disse aos empregados:" Encham de água estes potes." E eles encheram até a boca. Em seguida mandou: "Agora tirem um pouco de água destes potes e levem ao dirigente da festa." Eles fizeram o que Jesus ordenara.
Então o dirigente da festa provou a água e ela havia se transformado em vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo, mas os empregados sabiam. Por isso chamou o noivo e disse: "Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados beberam à vontade, servem o vinho barato. Você , porém, guardou até agora o melhor vinho." Jesus começou assim seus milagres. O primeiro foi em Caná da Galiléia.
Ele mostrou sua glória e os seus discípulos creram nele!
Vamos pensar ? Jesus estava numa festa de casamento o que mostra que ele gostava de divertir. Jesus fez muitos milagres mas este foi o primeiro. Ele transformou água em vinho. Os empregados levaram água ao homem que estava dirigindo a festa, mas ao provar ele sente que é um vinho de excelente qualidade. Deus pode tudo e Jesus sendo Deus também pode fazer todas as coisas: curar, ressuscitar, transformar. Jesus sabe tudo o que necessitamos e todas estas coisas podem ser milagres que Jesus quer fazer em nossa vida.

Use esta parte da aula para recapitular com as crianças tudo o que
foi ensinado. • O que é um milagre ? • Para onde Jesus tinha sido convidado? • Quem também estava na festa? • O que aconteceu com o vinho? • Quem falou para Jesus sobre isto? • O que Maria falou para os empregados? • Quantas jarras de pedra estavam ali? • O que Jesus mandou os empregados fazerem? • O que aconteceu? • O que o dirigente da festa disse para o noivo?

Você pode terminar a aula com uma oração.

(figuras do site:ww.ebd.com.br)



11 comentários:

  1. muito boa a explicaçao ajuda muito principalmente as crianças desde pequenos a aprenderem o caminho certo para o sucesso na vida e tambem para seguir a jesus o nazareno!

    ResponderExcluir
  2. adorei esse ministério foi uma benção minha aulinha continui assim

    ResponderExcluir
  3. Parabéns gostei bastante deste site. Deus continui abençõando.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito , é ajuda como estas que nos fazem continuar, muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo conteúdo! Gostei muito... vou passar isso pros meus pequenos ;)
    beijo grande, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. obrigada sempre procuro mi aprounda muito sou da igeja da paz de juruti pará e adorei a historinha sou adolescente tenho 14 anos e sou professora titula .... eu adoro elas ah queria saber brincadeiras..... para fazer com elas bjs a paz de jesus a vc,,,,,,,

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Parabéns!! Que o nosso SEnhor Jesus abençoe vc e sua família rica e abundantemente!! Bjs e fique cna Paz de Deus...
    Aline Soares

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosoooooooo
    Melhor blog que já vii, excelente hstoria biblica..
    Me ajudou tambem, nas minhas aulas de domingo com as crianças
    Obrigada, e que Deus continue abencoando muito esse trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Ficou ótima a explicação! Que Deus te abençoe muito, e continue te dendo esta sabedoria!!

    ResponderExcluir
  10. tbm gostei do conteúdo e explicação !!!!achei oq queria pra minha aula de domingo tenho certeza q as crianças vão amar

    ResponderExcluir