23 setembro 2009

História Biblica: Abraão e a promessa

ABRAÃO E A PROMESSA

(com base na história da www.ebd.com.br)

Leitura Bíblica: Gênesis 12.1-9; 13.14-18; 15.1-7

Objetivo da Lição:
• Que a criança compreenda sobre o OBEDECER.
• Saber que obedecendo a Deus, receberemos as bênçãos que Deus tem prometido.

Versículo para memorizar: “...Abraão, quando chamado, obedeceu...” Hebreus 11. 8
Ensine a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus em momentos de crise ou aflição. Dê um versículo bem simples ou parte dele, caso contrário elas não conseguirão decorar ou compreender. Ainda assim o versículo deve ser explicado e pode ser repetido durante a aula.

Na lição de hoje não temos palavras difíceis. Explique: “ Abraão, que era um homem de Deus quando foi convidado, pelo próprio Deus, para sair de sua terra e ir para um lugar onde ele nem mesmo sabia onde era, obedeceu, ele fez o que Deus mandou.” .
O professor deverá chamar a atenção da criança para o que vai ser ensinado. Isto pode ser feito de duas maneiras: perguntando alguma coisa relativa à lição, em linguagem simples, ou mostrando alguma coisa concreta e original. Sugerimos: • Perguntar: Vocês já foram à praia? (deixar que falem) • Mostrar: A areia que você trouxe e espalhar sobre o papel. Perguntar : Vocês conseguem contar os grãozinhos de areia? e as estrelinhas do céu? Na lição de hoje, vocês vão conhecer Abrão. Deus prometeu que ele teria uma “família” muito grande, como as estrelinhas do céu e os grãozinhos de areia da praia. E vocês podem ser uma dessas estrelinhas.

Hora da História:
Deus fez um convite especial para um homem, da família de
Sem que era filho de Noé. Este homem chamava-se Abrão. Deus lhe disse: " Deixe a sua terra e os seus parentes. Vá para uma terra que eu mesmo vou lhe mostrar. Faça isso e eu farei de você pai de uma grande nação. Você será uma bênção. O mundo inteiro será abençoado por sua causa." Abrão não ficou nem um pouco duvidoso, como diz o versículo que decoramos: “Abrão, quando chamado, obedeceu...” , ele obedeceu a Deus e partiu. Abraão arrumou suas coisas, levou Sarai, sua esposa, Ló, seu sobrinho, seus rebanhos, seus escravos e todas as suas riquezas. Abraão já estava com 75 anos. Vocês já pensaram? Abrão era um homem rico, morava com seus familiares e agora ter que partir para um lugar que não conhecia?! Mas, ele não duvidou, ele obedeceu a Deus e partiu porque ele sabia que Deus cumpriria a sua promessa e que ele seria feliz. Abrão foi caminhando, caminhando e Deus apareceu outra vez para Abrão e lhe disse: "Eu vou dar esta terra para sua família e para todos que fizerem parte dela. Eles vão ser tantos como o pó da terra. Assim como ninguém pode contar os grãozinhos assim será sua família! Naquele lugar, Abrão construiu um altar para agradecer a Deus. Viram? Deus não deixou Abrão sozinho. Abrão estava obedecendo a Deus e Ele o estava guiando e abençoando. Vocês também precisam obedecer a Deus. Se vocês obedecerem a Deus, Ele sempre estará com vocês para guiar, guardar e proteger.

Abrão continuou sua caminhada. Ele parava nos lugares, armava seu acampamento, depois continuava caminhando, pois estava obedecendo ao convite de Deus. Deus disse a Abrão que ele seria pai de uma grande nação, que sua descendência, sua família, seria como a areia da praia. Abrão então falou para Deus que ele não tinha filhos. Deus, então, levou Abrão para fora e disse: "Olhe para o céu e conte as estrelas, se puder .Esse será o número da sua família. "Depois de muito tempo, mesmo Abraão e Sara sendo velhinhos eles receberam a promessa de ter um filhinho que deram o nome de Isaque. Isaque foi a primeira estrelinha, o primeiro grãozinho de areia para formar aquele grande povo, o povo de Deus, aquela família que Deus havia prometido para Abraão. Vocês também podem fazer parte do povo de Deus, da família de Abraão, vocês podem ser uma daquelas estrelinhas. Sabem como? Vocês precisam obedecer a Deus, aceitar Jesus como único e todo poderoso Salvador. Se vocês aceitarem Jesus vocês vão fazer par-
te do povo de Deus, vocês serão uma das estrelinhas da família de Abraão.
Use esta parte da aula para recapitular com as crianças tudo o que foi ensinado fazendo uma pergunta de cada vez, esperando e ajudando-os a responder com muita paciência. • Qual foi a ordem que Deus deu para Abrão? • Qual era o nome da esposa de Abrão? • De que tamanho seria a família de Abrão? • Abrão tinha filhos ? • Deus mandou Abrão olhar o céu e fazer o que? • Como se chamou o filho de Abraão e Sara? •Como podemos ser uma estrelinha da família de Abraão?

Além da atividade básica você pode complementá-la com uma colagem Você poderá utilizar: • estrelinhas metalizadas vendidas em saquinhos na papelaria • areia Você pode: • Pedir que passem cola no céu e grudem as estrelinhas. Fique atenta para que ninguém coloque cola nem estrelinhas na boca. A ajuda das mães pode ser fundamental.
Você pode terminar a aula com uma oração. Pode pedir que as crianças o ajudem a arrumar a classe. Se você resolveu pregar os trabalhinhos na parede, faça com a ajuda das crianças. Se elas vão levá-lo para casa certifique-se que cada uma está com todas as suas atividades.







(Figuras de www.ebd.com.br)




93 comentários:

  1. Amei esse site . Gostaria de receber email de vcs com estudos para crianças .... A Paz .. Aline

    Email : alinepaduacarvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. ..A paz td bem?
      Tbem gostaria de receber. ..
      VanessA.Vnr@gmail.com

      Excluir
    2. Olá. ..A paz td bem?
      Tbem gostaria de receber. ..
      VanessA.Vnr@gmail.com

      Excluir
    3. Quero receber liçőes de evanfelização para crianças pequenas

      Excluir
    4. Ola eu tambem!

      aldiasdias2014@gmail.com

      Excluir
    5. Parabéns ótimo trabalho graças a Deus

      Excluir
    6. Gostaria de receber o material

      Excluir
  2. eu fiquei impressionada com esse site, pois era tudo que procurava, sou professora de uma escola evangélica e me ajudou muito.. a Paz.
    me envia material de estudos se possivel.
    neijanircristina@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. obrigadão mesmo que Deus abençoe!este site tem me ajudado muito.

    ResponderExcluir
  4. Ola Rosangela.
    A paz do Senhor,
    Parabens pelo seu blog, tem me ajudado muito e tenho aproveitado muito das historias que voce tem postado. Talvez voce tenha duvida de que seu blog tem ajudado alguem ou se voce tem servido ao Senhor atraves desse ministerio. Quero que saiba que sim, que o Senhor Deus continue te abencoando a cda dia mais...
    Meu nome a Marisa sou brasileira e tenho servido ao Senhor aqui em Dondo, Mocambique, como missonaria voluntaria e gostaria de saber se e possivel voce me ajudar em uma questao. No proximo dia 7 de abril, fui convidada a dar um curso de lideranca para professores de Ebd, e gostaria de dar um curso dinamico, que nao fosse cansativo e que os professores participassem bem. Pensei em hitorias ilustradas,dinamicas, exemplos concretos com uso de objetos, enfim algo desse tipo, mas nao tenho ideia do que usar, que historias ou exemplos a dar. Voce podria me ajudar, porfavor?
    Meu email...
    marybrysa@hotmail.com
    fmarisa85@yahoo.com.br
    Obrigada,
    paz

    ResponderExcluir
  5. Paz do Senhor...
    Ameiiii o blog, Deus abençoe!
    Gostaria de receber email de vcs com estudos para crianças ...

    email:marlysmsl@hotmail.com
    Obg..Paz!

    ResponderExcluir
  6. olhha foi Deus que preparou isso pra mim eu tenho 11 anos e vou pregar para crianças pela 3 vez!
    e Deus me abençouu muito nas outra vezes que preguei!
    e Deus preparou isso para mim!
    a PAZ... alexandre vanderoscki!
    maria helena!
    igreja assembleia de DEUS

    ResponderExcluir
  7. necessito da historia qdo abrão entra no egito, mais adorei a historia muito bem explicada

    ResponderExcluir
  8. nossa vai me ajudar bastante amei o site virei fã

    ResponderExcluir
  9. adorei este blog espero q postem mais novidades e historinhas diversas

    ResponderExcluir
  10. seu blog tem sido uma grande benção no trabalho que estou fazendo com as crianças...

    ResponderExcluir
  11. ENSINO CRIANÇAS E ESTE BLOG TEM SIDO UM BENÇÃO EM MINHA VIDA, TEM MIM AJUDADO BASTANTE, CONTINUE SENDO BENÇÃO PARA AS PESSOAS QUE DEUS TE DARÁ A RECOMPENSA. DEUS TE ABENÇÕE.

    ResponderExcluir
  12. Nossa muito obrigado, essa hitorinha mim ajudou bastante!! Valeu mesmo

    Bjsss e que Deus abençoe a todos vcs!!

    ResponderExcluir
  13. sou professora da escola dominical também,amei o seu sait !!! meu email ney_euposso@hotmail.com
    esse primeiro semestre é sobre abraão.

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada, adorei o material de estudo, quero parabeniza-los pelo site.
    Um grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  15. boa noite rosangela
    a paz do senhor...
    estou iniciando como professora da escola domonical
    estou precisando de algumas dicas de dinamicas e material pra estudo
    pois a primeira aula ed sobre abraao...
    se for possivel me der uma força
    obrigada desde ja
    e-mail gersikita_20@hotmail.com
    Que Deus lhe abençoe
    Boa noite

    ResponderExcluir
  16. Obrigada por nos ajudar a evangelizar nossos pequeninos, continue fazendo esse trabalho tão abençoado!
    A Paz de Cristo!
    Jaqueline Cunha

    ResponderExcluir
  17. muito boa essa história, me ajudou de ultima hora,kkkkk

    ResponderExcluir
  18. A paz do Senhor, minha irmã em CRISTO.
    Gostaria dar honrar ao seu ministério, que Deus lhe abençõe muito, pois você esta sendo canal na vida de várias crianças. O seu matrerial é ótimo.

    Quando estamos dentro do ministério que o Senhor nos chamou tudo é feito com mais perfeição, ou seja cada no lugar que foi chamado.

    ResponderExcluir
  19. gostaria de saber como faço para receber de voces email para eu dar estudos para mim e meus filho no mais obrigada deus abencoa voces meu emil e licuana_bh2005@hotmail.com.br ou licuana_bh2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. vcs são abençoados, amei vai me ajudar u montão com meus pimpolhos! deus abençõe!!!!!!1

    ResponderExcluir
  21. Obrigada por nos ajudar a evangelizar. Nós catequistas, precisamos realmente dessas orientações para enriquecer nossas aulas de catequese.
    Se possível, enviar tbém dinâmicas para que as aulas fiquem mais interessantes e atrativas às crianças. meu email. helenamelo26@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. adorei esta matéria parabens.

    ResponderExcluir
  23. muito bommm gostaria muito de receber e-mails de vcs pra bricadeira e gincanas com as crianças! muito obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  24. thalytaastt@hotmail.com por favor brincadeiras para gincanas e perguntas sobre personagens da biblia? desde já agradeço

    ResponderExcluir
  25. que Deus lhes ajude cada dia muito bom esse site

    ResponderExcluir
  26. que Deus lhes ajude cada dia muito bom esse site

    ResponderExcluir
  27. Deus ha abencoe que tudo possa ser feito somente para honra e gloria do Senhor Jesus essa historia me ajudou a ajudar as crianças bjs....

    ResponderExcluir
  28. paty amei seu trabalho esta me ajudando queria que vc mi mandasse algumas sugestoes para minha proxima aula sera elias e o corvo meu imail patriciaunica2012@gmail.com que DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  29. Muito bom.

    Mas acho que você pulou algumas partes importantes para compreender a história linda de Abraão.
    Gênesis 12:12-20
    Gênesis 21:2-18
    Gênesis 27:7-14

    ResponderExcluir
  30. Silvia.Parabéns DEus te abençõe e que te use a cada dia no seu minisrerio. Otima historia.

    ResponderExcluir
  31. Paz do Senhor! Que Deus continue abençoando este site gostei muito !!!!

    ResponderExcluir
  32. parabéns pelo belíssimo trabalho!
    também gostaria que me mandasse e-mail: ane_calandrine91@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. parabens eu gostei muito historia pra criança eu adorei que criança aprende o caminho de Deus !!!

    ResponderExcluir
  34. Este site e tudo q nos professores de crianças prescisava gostaria de receber por email neidegoncalvis@hotmail.com
    Que Jesus abencoe

    ResponderExcluir
  35. Também amei o site de vcs gostaria de receber por email também : katiacorte@jhotmail.com.
    Que Deus vos abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  36. Descobri esse blog e estou amando. Parabéns. Deus continue abençoando a sua vida

    Sandra Dinamarco

    ResponderExcluir
  37. Olá,que Deus a abençoe com a sua missão. Gostaria muito de receber os estudos em meu e-mail também, se possível. Fiquem com Deus
    vanessa.sm.aredes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Olá,que Deus a abençoe com a sua missão. Gostaria muito de receber os estudos em meu e-mail também, se possível. Fiquem com Deus
    vanessa.sm.aredes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Ola, adorei o site, muito interessante os assunto e tb queria receber por e-mail
    se puder jaque.dalmasopinto@gmail.com fique com Deus obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Oi Boa Tarde Gostei muito do seu blog e darei um encontro sobre abraao e vc me salvou kkkk muito obrigado

    ResponderExcluir
  41. AMEI!MENSAGEM CLARA PARA DAR PARA AS CRIANÇAS SOBRE ABRAÃO.DEUS ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  42. Ameii
    Também gostaria de receber por e-mail, meu e-mail é: sheila-ribeiro_@hotmail. com.
    Que Deus continue sempre abençoe vocês!!

    ResponderExcluir
  43. Amei a historia, gostaria de receber por email: helenajampa1@gmail.com
    Deus abençoe vcs

    ResponderExcluir
  44. Ótimo trabalho. Uma base principalmente pra quem está começando nesse ministério, como eu. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  45. Amei esse site . Gostaria de receber email de vcs com estudos para crianças .... A Paz lene Lenelaura6574@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Obrigada por sua dedicação e carinho, as crianças agradecem..O seu trabalho foi de grande ajuda para a aulinha q vou dar domingo.Que o Senhor continue lhe dando sabedoria e inteligente..obrigada amada irmã, a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Irmã Patrícia Cruz

    ResponderExcluir
  47. A paz do Senhor! Gostei muito desse planejamento. Vou fazer na minha aula de domingo (28/05/17/)com as crianças. Deus te abençoei com a santa revelação de sua palavra. Irmã Maria Antônia.

    ResponderExcluir
  48. Gostei da maneira em que você contou a história. Mas não concordo com seu convite para as crianças para salvação, "Vocês precisam obedecer a Deus, aceitar Jesus como único e todo poderoso Salvador." Nosso problema principal é que nós somos pecadores e não podemos obedecer a Deus. E por causa disso, precisamos crer e aceitar Jesus como nosso Salvador. Um abraço em Cristo, Kevin

    ResponderExcluir
  49. No texto da história, os nomes Abrão e Abraão estão usados. Seria bom usar somente um dos nomes quando contando a história.

    ResponderExcluir
  50. Olá boa noite. Gostaria muito de dicas estudos para crianças. Até mesmo atividades divertidas para dias de diversão. Você poderia me aJudá? Por favor. Desde já agradeço e que Deus continue te abençoando. Meu email rafaereginaldo@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. A paz do senhor Jesus Cristo gostaria de receber muitas dicas e ideias estudos para crianças desde já agradeço.meu e-mail: nay.alcantaraviny@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. A Paz !!!
    Amei...
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  53. Ola!!! Tbm gostaria de receber por e-mail
    vmoraesoliveira@hotmail.com
    des de já obg. <3

    ResponderExcluir
  54. Amei os estudos... gostaria de receber em meu e-mail se possível e serei muito grata... iniciando como professora das crianças e esse estudo me ajudou muito. Que Deus abençoe mais e mais vcs. E-mail mirellebomfim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Nossa eu amei parabéns que Deus abençoe seu ministério

    ResponderExcluir
  56. amei o conteudo deus abençoe..

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Gostaria de receber emails tbm suas explicacoes sao otimas anapaulaquirino1@gotmail.com

    ResponderExcluir
  59. Amei gostaria de receber novas historias.

    ResponderExcluir
  60. Parabéns que Deus continue usando a vida de vocês.amei a lição.
    Gostaria de receber e-mails com outros temas.Laanesena@gmail.obrigada e que Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
  61. Olá, a paz do Senhor boa noite!
    Estou começando a ministrar para crianças no ministério infantil.
    Se possível gostaria de receber a sua preciosa ajuda, se possivel.
    Já pesquisei algum material. Por aqui e foi bênçãos . Muito obrigado por desponibiliza- lo.

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. Também amei o site, e gostaria de receber e-mail com outros temas😍
    alvesjulianne8@gmail.com

    ResponderExcluir
  64. Excelente conteúdo e de fácil aplicação, gostaria de que me enviasse material para trabalhar com crianças! nicacelle@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  65. Estou começando no departamento infantil da minha igreja e QQ material será bem vindo. Obrigada

    veronicaleonidio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  66. A paz do Senhor amada.
    Amei o seu site.
    Estou começando agora a ministrar para crianças, se puder me enviar seus materiais ficarei muito grata. wiliavsilva@gmail.com
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  67. A paz do senhor
    Agradeço a Deus pq já tinha orado pedindo a Deus algo pra planejar aula pra crianças.
    Depois que orei encontrei
    Esse maravilhoso estudo.
    Louvado seja Deus.
    Gostaria de receber outros temas
    Fran.terezinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. Louvado seja Deus...

    Deus abençoe grandemente...

    Também Gostaria de receber esses materiais...
    jairoluccas@gmail.com

    ResponderExcluir
  69. Paz do Senhor amei esse lindo geito de ensinar nossos pequenos ,,pois gostaria de receber seus materiais que Deus te abençoe amada ,,, Diandramop5575@gmail.com

    ResponderExcluir
  70. Oi A paz do Senhor!
    gostaria também e muito de receber por e-mail materiais e estudos para criança.
    joelma73@gmail.com

    ResponderExcluir
  71. Oi Paz do senhor
    Gostaria de receber os materiais de estudos bíblicos para crianças
    biajeann@gmail.com

    ResponderExcluir
  72. Muito bom meus irmãos me ajudou muito, que Deus continue abençoando a vida de cada um de vcs

    ResponderExcluir
  73. Quero muito receber email com aulas p crianças. Asa1971almeida@hotmail.com. fui convidada para dar estudo bíblico p crianças. Maravilhoso e edificante. Deus te abençoe. Aguardo retorno

    ResponderExcluir
  74. Oi Boa tarde
    Gostaria muito de receber materiais bíblicos, estou a frente do departamento infantil da minha igreja e gostei muito da sua maneira de evangelizar e sabemos que quando se trata de crianças é sempre um grande desafio. Louvo a Deus pela sua vida. Parabéns

    ResponderExcluir
  75. Gostaria de saber se vc tem outras redes sociais,por onde podemos acompanhar(Instagram, Facebook, telegram)

    Fico no aguardo de suas respostas, pois cadastrei meu e-mail no seu blog pois gostaria muito de receber seus materiais.
    Email :elicristina26@hotmail.com

    ResponderExcluir
  76. Olá boa noite eu gostei muito do seu site gostei das explicações das atividades é muito bom muito importante para nós como tia da salinha escola dominical departamento infantil saber que nós podemos contar com um site um lugar onde a gente tenha como tirar dúvida ideia para a gente poder fazer o melhor para as crianças Gostaria muito de saber se tem alguma outra rede social se você pode pegar e mandar conteúdo por e-mail ou cursos porque eu gostei muito é muito importante para mim saber que eu posso contar com um lugar desse e tenho certeza que para muitas outras mulheres homens de igrejas

    ResponderExcluir
  77. Eu tambem gostaria de receber dicas

    ResponderExcluir
  78. Gostei muito bacana para trabalhar com as crianças Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  79. Parabéns muito edificante,quero interagir e receber msg como faço?

    ResponderExcluir
  80. Muito obrigada, Deus abençoe imensamente vocês!

    ResponderExcluir
  81. Eu amei ,Deus abençoe a sua vida

    ResponderExcluir
  82. Amém amei a história e gostaria de vcs mim enviar por e-mail toinhafran@hotmail.com Deus continue abençoando sua vida

    ResponderExcluir
  83. Oi parabéns pela aplicação do conteúdo, estaa muito bom e eu gostaria de receber por e-mail também: vandessarocha.cx@gmail.com Desde já, muito obrigada e a paz do Senhor!😊

    ResponderExcluir
  84. amo os conteúdos, gostaria de receber também joelha1425@gmail.com

    ResponderExcluir
  85. Que maravilha esse site, que Deus continue abençoando 🙏😘

    ResponderExcluir
  86. Olá passando para corrigir um erro.
    Sou sistemática com o ensino e gostei de sua aula mais esta parte esta incorreta -[Deus fez um convite especial para um homem, da família de Sem que era filho de Noé. Este homem chamava-se Abrão.]-
    Abraão não era filho de Noé e sim de Tera. De acordo com Genêsis 11.27. "São estas as gerações de Tera. Tera gerou a Abrão, a Naor e a Harã; e Harã gerou a Ló".

    ResponderExcluir