28 outubro 2020

A REFORMA PROTESTANTE - MARTINHO LUTERO

 A REFORMA PROTESTANTE - MARTINHO LUTERO

Olá crianças, tudo bem?

Hoje iremos falar sobre a Reforma Protestante. Vocês sabem o que significa a Palavra REFORMA??

Reforma significa: Tornar novo, dar nova forma, reorganizar, reparar, melhorar,  RENOVAR.

Sim, há mais de 500 anos, na Alemanha, um homem chamado Martinho Lutero não concordava com algumas atitudes da igreja católica e de alguns religiosos, pois os cristãos e líderes cristãos da época não viviam de acordo com o que dizia a Bíblia, e ele promoveu a REFORMA PROTESTANTE. Uma Reforma com 95 teses de Protesto ao que vinha ocorrendo de errado, pois estavam em desacordo com a Palavra de Deus.

Para chamar atenção de todos aqueles que tinham uma conduta errada, no dia 31 de outubro, Lutero pregou na porta da igreja de Wittemberg, na Alemanha, 95 teses que expunham essas atitudes ruins e mostravam o verdadeiro propósito de Deus. Essas teses foram dividias em cinco solas, que em português, significa “somente”. São elas:

1 – Sola Scriptura: Somente pelas escrituras.
Representa que apenas a Escritura Sagrada contém as regras de fé e tudo o que necessitamos.

2 – Sola Gratia:  Somente a Graça
Explica que é somente pela graça de Deus que podemos servir ao Senhor e receber as suas bênçãos.

3 – Sola Fide: Somente a Fé
Significa que somos sustentados apenas pela fé em Deus.

4 – Solus Christus: Somente Cristo
Apresenta que somente Cristo é capaz de nos salvar, perdoar e abençoar. Este é o tema central da reforma protestante.

5 – Soli Deo Gloria: A Glória Somente a Deus
Fomos criados para a glória de Deus, então tudo que devemos fazer é que o seu nome seja glorificado.

A atitude de Lutero reformou todo o cristianismo e, por isso, devemos celebrar a Reforma Protestante e usá-la como exemplo para melhorarmos o nosso relacionamento com Deus.

A Palavra de Deus nos diz em João 8.32, assim: " E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" JESUS É A VERDADE. JESUS NOS LIBERTA.

Esse versículo da Palavra de Deus nos faz entender que aquelas pessoas que ainda não conhecem a Jesus e à sua maravilhosa Palavra estão como presos, que precisam ser libertos.

Nessa historia que conhecemos hoje, vimos que Martinho Lutero lutou contra o pecado existente, que infelizmente estava dentro da igreja,  a exemplo: mentira, exploração de pobres, negligência, roubo e idolatria. E os fiéis da igreja não tinham acesso à Palavra de Deus, era-lhes negado o direito de conhecer a Verdade. 

Lutero ao promover a Reforma foi perseguido, foi chamado de herege e suas ideias teve um grande impacto,  e assim,  teve que se esconder para não ser morto. Quando ele estava nesse Castelo investiu seu tempo na tradução da Bíblia e assim ajudou o povo a conhecer a verdade sobre Deus. Realmente a Bíblia é impactante. O Perdão ofertado por Jesus foi conhecido por todos, e você também pode recebe-lo hoje como seu Salvador.

RELEMBREMOS:

O principal fundamento da Reforma Protestante foi a Palavra de Deus. Lutero se baseou em 5 princípios:

1. SÓ A FÉ

2. SÓ CRISTO

3. SÓ A GRAÇA

4. SÓ AS ESCRITURAS

5. SÓ A DEUS GLÓRIA














































Adicionar legenda





Nenhum comentário:

Postar um comentário