18 julho 2014

Lição Bíblica: O Menino Timóteo, um homem de Deus!

Lição Bíblica: O Menino Timóteo, um homem de Deus!

Base Bíblica: Atos 16: 1-5 e II Timóteo - Capítulo 1

Versículo para memorizar: "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo." 2 Pedro 3:18a

Objetivo da lição: - Compreender a importância do crescimento espiritual em Cristo Jesus, de conhecer Sua Palavra e aplica-la em sua vida

Cânticos Sugeridos:
1) A minha Bíblia eu vou ler
A minha prece eu vou fazer
De Cristo eu vou falar ao vizinho meu
E o que deus faz vou ver

2) Leia Bíblia e faça a oração, faça oração, faça oração
Leia a Bíblia e faça oração se quiser crescer
Se quiser crescer, se quiser crescer
Leia a Bíblia e faça oração se quiser crescer

Quem não ora e a Bíblia não lê
Bíblia não lê, Bíblia não lê
Quem não ora e a Bíblia não lê, diminuirá
Diminuirá, Diminuirá, quem não ora e a Bíblia não lê, diminuirá

Introdução

Com quantos anos vocês ouviram falar sobre Jesus? (espere as resposta e comente) Quem contou de jesus para vocês? (converse sobre as respostas). Hoje a lição que iremos aprender fala sobre um menino que desde pequeno ouvia sobre Deus e da importância de servi-lo.

Desenvolvimento da Lição


A Bíblia nos conta a história de um menino, chamado Timóteo, seu nome significa "Aquele que adora a Deus", e como comentamos anteriormente ainda pequenino Timóteo ouvia e aprendia sobre Cristo, sobre a salvação e fé, quem ensinava era sua mãe Eunice e sua avó Lóide, mas ele aprendia ainda mais com as atitudes de fé demonstradas em seu lar, na confiança das ações e orações a Deus. (II Tim. 1:5).

No Livro de Atos, capítulo 16, sabemos que Timóteo morava em Listra, era filho de uma judia, chamada Eunice, que era crente; era filho de um pai grego. Provavelmente Lóide, Eunice e Timóteo tenham se convertido através da pregação do Apostolo Paulo durante a primeira viagem missionária, Timóteo ainda era um adolescente, mas o seu coração se abriu a salvação, se abriu a Jesus. Em casa, eles estudavam o que ouviam sobre Jesus, através dos ensinamentos escritos por Paulo.

Após alguns anos, Timóteo agora era um jovem, Paulo retornou a sua cidade, era a segunda viagem missionária de Paulo, e todos davam bom testemunho da fé e ações de Timóteo Quando Paulo retornou à cidade de Timóteo na sua segunda viagem missionária, e conforme relata em Atos 16:2-3, Timóteo vai com Paulo evangelizar as nações, sobre o amor de Cristo, tendo recebido a imposição de mãos de Paulo - a unção (II Tim. 1:6)

Aplicação da Lição

Timóteo é um exemplo para nós, ele se converteu sendo um adolescente, poderia ter feito outras opções de vida, mas ele preferiu aprender sobre o Cristo, a exercitar sua fé, a ser um bom soldado de Cristo.
Ele estudou a palavra, cresceu na fé e no conhecimento em Deus, tornou-se um bom soldado, equipado para a batalha de evangelizar o mundo e guerrear contra o mal. Hoje, o nosso desafio são as nossas escolhas, o que escolheremos???? Seguir a Cristo ou seguir o mundo??? Timóteo escolheu servir a Deus!

Deus vos abençoe!

17 comentários:


  1. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Minha bonequinha dormiu mais uma vez ouvindo suas histórias bíblicas, muito obrigado por facilitar minhas historinhas de antes de dormir, ela sempre pede 💞👏

    ResponderExcluir
  5. obrigado pela informação gostei bastante dessa aula.

    ResponderExcluir
  6. Meu muito obrigada pois eu quero me aperfeiçoar mais nas historinhas...

    Eu gostei 💕...obrigada por facilitar.

    ResponderExcluir
  7. Adorei ótima história facilita muito 😍

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de ver todos os estudo infantis são muito bons

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por compartilhar. Deus abençoe tua cida.

    ResponderExcluir
  10. Deus vai te capacitar muito mais, ótimo recurso.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o seu estudo!Também sou pedagoga! Parabéns!

    ResponderExcluir