18 julho 2014

Lição Bíblica: O Menino Timóteo, um homem de Deus!

Lição Bíblica: O Menino Timóteo, um homem de Deus!

Base Bíblica: Atos 16: 1-5 e II Timóteo - Capítulo 1

Versículo para memorizar: "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo." 2 Pedro 3:18a

Objetivo da lição: - Compreender a importância do crescimento espiritual em Cristo Jesus, de conhecer Sua Palavra e aplica-la em sua vida

Cânticos Sugeridos:
1) A minha Bíblia eu vou ler
A minha prece eu vou fazer
De Cristo eu vou falar ao vizinho meu
E o que deus faz vou ver

2) Leia Bíblia e faça a oração, faça oração, faça oração
Leia a Bíblia e faça oração se quiser crescer
Se quiser crescer, se quiser crescer
Leia a Bíblia e faça oração se quiser crescer

Quem não ora e a Bíblia não lê
Bíblia não lê, Bíblia não lê
Quem não ora e a Bíblia não lê, diminuirá
Diminuirá, Diminuirá, quem não ora e a Bíblia não lê, diminuirá

Introdução

Com quantos anos vocês ouviram falar sobre Jesus? (espere as resposta e comente) Quem contou de jesus para vocês? (converse sobre as respostas). Hoje a lição que iremos aprender fala sobre um menino que desde pequeno ouvia sobre Deus e da importância de servi-lo.

Desenvolvimento da Lição


A Bíblia nos conta a história de um menino, chamado Timóteo, seu nome significa "Aquele que adora a Deus", e como comentamos anteriormente ainda pequenino Timóteo ouvia e aprendia sobre Cristo, sobre a salvação e fé, quem ensinava era sua mãe Eunice e sua avó Lóide, mas ele aprendia ainda mais com as atitudes de fé demonstradas em seu lar, na confiança das ações e orações a Deus. (II Tim. 1:5).

No Livro de Atos, capítulo 16, sabemos que Timóteo morava em Listra, era filho de uma judia, chamada Eunice, que era crente; era filho de um pai grego. Provavelmente Lóide, Eunice e Timóteo tenham se convertido através da pregação do Apostolo Paulo durante a primeira viagem missionária, Timóteo ainda era um adolescente, mas o seu coração se abriu a salvação, se abriu a Jesus. Em casa, eles estudavam o que ouviam sobre Jesus, através dos ensinamentos escritos por Paulo.

Após alguns anos, Timóteo agora era um jovem, Paulo retornou a sua cidade, era a segunda viagem missionária de Paulo, e todos davam bom testemunho da fé e ações de Timóteo Quando Paulo retornou à cidade de Timóteo na sua segunda viagem missionária, e conforme relata em Atos 16:2-3, Timóteo vai com Paulo evangelizar as nações, sobre o amor de Cristo, tendo recebido a imposição de mãos de Paulo - a unção (II Tim. 1:6)

Aplicação da Lição

Timóteo é um exemplo para nós, ele se converteu sendo um adolescente, poderia ter feito outras opções de vida, mas ele preferiu aprender sobre o Cristo, a exercitar sua fé, a ser um bom soldado de Cristo.
Ele estudou a palavra, cresceu na fé e no conhecimento em Deus, tornou-se um bom soldado, equipado para a batalha de evangelizar o mundo e guerrear contra o mal. Hoje, o nosso desafio são as nossas escolhas, o que escolheremos???? Seguir a Cristo ou seguir o mundo??? Timóteo escolheu servir a Deus!

Deus vos abençoe!

6 comentários:


  1. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir