03 abril 2012

Lição Biblica: JEREMIAS - UM GRANDE PROFETA DE DEUS

Lição Biblica: JEREMIAS - UM GRANDE PROFETA

Base Bíblica:
- II Reis, Jeremias e Lamentações

Versículo para memorizar:
- “Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás: e tudo quanto te mandar, dirás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor” Jer 1:7-8.

Objetivo da Lição: Falar sobre a importancia do Chamado de Deus e de confiar no proposito em que formos chamado.

DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA:(aplicação para juniores)

Hoje nós iremos aprender um pouco sobre um profeta de Deus, cuja história de vida esta escrita na Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, nos Livros de II Reis e nos livros de Jeremias e Lamentações de Jeremias.

O nome Jeremias, do hebraico “Yirmeyahu”, aparentemente significa “O Senhor Estabelece”.

Jeremias cresceu numa época em que Jereusalem passava por um grande avivamento, reinava o Rei Josias e este rei era temente a Deus, trouxe de volta a adoração ao Senhor e os Livros da Lei, a palavra de Deus (conforme relatado no Livro de II Reis -capitulos 22).
Mas, após a morte de Josias, seus filhos que reinaram depois dele, Jeocaz e Jeoaquim estes esqueceram-se das ordens de Deus e trouxeram idolatria e pecado para os seus reinados.(II Reis 23 e 24) e Deus se desagradou deles e é nesta época difícil que Deus levantou o profeta Jeremias.

Iniciou seu ministério no ano décimo terceiro do reinado de Josias, até a tomada de Jerusalém no reinado de Zedequias. Foram 41 anos sem interrupções, com dificuldades,mas sem desistir.

Jeremias pertencia a uma família rica de Anatote, uma cidade que ficava ao norte de Jereusalem, era filho de Hilquias, porfeta da época do Rei Josias, e quando foi chamado por Deus para ser profeta se achava incapaz, mas Deus, conforme é relatado no primeiro capitulo do Livro de Jeremias, disse para ele enção ficar com medo, por que seria Ele quem colocaria as palavras em sua boca e Deus faria o faria forte. E disse que o conhecia desde o ventre de sua mãe; que palavras lindas de se ouvir não é mesmo crianças. Deus nos conhece, sabe do nossos caminhos, o que fazemos, por obnde andamos, o que falamos, o que desejamos, o que pensamos, Ele conhece o nosso deitar e o nosso levantar.

No capitulo 16 de Jeremias é relatado seu chamado, e Deus pede até mesmo para que ele não se case e dedique-se exclusivamente a transmitir a Palavra de Deus. Jeremias era um homem bondoso e amava seu povo, e quando via o povo adorando a idolos e pecando, ele chorava, por isso [é conhecido também como o Profeta chorão, conforme é relatado em Jeremias 8:18, 9:1 e no capitulo 14), e também encontramos os relatos de suas lamentações e tristezas no Livro de Lamentações de Jeremias.

Jeremias poderia não ter aceitado o chamado de Deus, mas ele preferiu ouvir a voz de Deus e fazer a sua vontade e por isso sempre foi abençoado e protegido por Ele

O livro de Jeremias fala sobre o arrependimento, sim sobre a necessidade do povo se arrepender de seus pecados e voltar-se para Deus.

Apesar de todas as dificuldades que Jeremias enfrentou, ele sempre prosseguiu pregando a palavra de Deus, em alguns momentos de sua vida foi preso, o povo de Juda não aceitava a mensagem de Deus e até mesmo foi ameaçado de morte, mas permaneceu fiel a Deus e continuo a falar o que Deus queria que ele falasse e não o que o homem desejava ouvir.

Um dos fatos marcantes foi quando Jeremias foi jogado em um poço; voces sabem o que é um poço crianças? (esperar a resposta e explicar se for preciso, a Bíblia nos conta no Livro de Jeremias, capitulo 38, que o Profeta falava a palavra o que Deus mandara e os principes do Rei Zedequias não queriam ouvir, e ordenaram que o jogassem em um poço "cisterna", no poço não havia água, mas tinha tanta lama que Jeremias ficou atolado na lama. Então, Ebede-Meleque ouviu sobre o que acontecera e foi até ao Rei Zedequias contar o que os principes fizeram e disse que se o profeta ficasse no poço ele morreria de fome e sede, então o Rei deu ordem a Ebede-meleque opara que ele chamasse 30 homens e fosse salvar o profeta, e assim com uma corda salvaramo profeta. Lembra crianças que quando Deus chamou Jeremias para falar sua palavra Ele prometeu que estaria com ele, e Deus tocou no coração destes homens para ajudar ao profeta e ele foi salvo.


A vida de Jeremias nos deixa como exemplo:

- Apesar das dificuldades jamais desistiu de ensinar a Palavra de Deus;

- Quando Deus nos chamar devemos obedecer a sua voz, Deus nos capacita para o chamado;

- Deus está perto de nós, Ele nos conhece e sabe de nossa necessidade: 'Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR."(Jeremias 23:23-24);

- Não devemos jamais nos acostumar com o pecado;

- Deus deseja que nós compartilhemos com os outros da Sua palavra;

- Nada é impossível para Deus;

- A Palavra de Deus é poderosa;

- Deus é Fiel: "Certamente em vão se confia nos outeiros e na multidão das montanhas; deveras no SENHOR nosso Deus está a salvação de Israel." Jeremias 3:23

- Deus quer ser conhecido de nós. "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei."
Jeremias 29:11-14

Deus vos abençoe!







13 comentários:

  1. Falta hoje em nossos dias atuais pessoas de coragem e dovoção a Deus como Jeremias.
    Capaz de sofrer até humilhações púplicas por amor á palavra do Sr.e que não vendem a unção dada pelo criador e nem fazem do pulpito um comercio puplico e um covil de ladroes.
    ass; pastor Alessandro.
    igreja pentecostal Deus é vida do Brasíl
    Tupã Sp.

    ResponderExcluir
  2. O Profeta Jeremias, sem dúvida alguma, foi um verdadeiro exemplo de amor e obediência a DEUS,nos deixou o exemplo de como buscar ao CRIADOR, com todo o amor do nosso coração.DEUS é fiel e verdadeiro portanto, todo nosso esforço para busca-lo,será recompensado. Obrigado! por nos profetizar o Grande Profeta Jeremias.
    João Vicente de Paula - Curitiba-Pr

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rosângela! Gostei das figuras sobre o Profeta Jeremias. Obrigada por compartilhar. Jesus abençoe! Bjs**

    ResponderExcluir
  4. JEREMIAS,FOI UM HOMEM MUITO USADO POR DEUS,POR ISSO TEM TODA A MINHA ADMIRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. A historia de Jeremias é linda como todos os profeta, eu respeito e tenho toda a admiração, conhecer a história é esperaça do futuro, a palavra de Deus q saiu da boca dos profeta é esperaça q é pra sempre em nossp coraçoes.

    ResponderExcluir
  6. existem pessoas nos tempos de hoje que tem o mesmo chamado de Jeremias e nas demais vezes não dão importância a esse chamado,temos que levar mais a sério esse chamado e esquecer desse mundo passageiro...se preocupar mais com o "Reino",com as "almas" que se estão perdendo cada dia mais.

    ResponderExcluir
  7. Esta história de Jeremias veio do jeitinho que precisava para minha devocional no Ministério Infantil. Obrigada! Deus a abençõe grandemente.

    ResponderExcluir
  8. A história de Jeremias é muito linda, senhor ensina a sua igreja a obedecer a sua palavra que é fiel conosco, deus abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Deus nos chama a uma vida de constantes mudanças e atitudes que possam mudar outras vidas e quando quando Jesus nos chama também à sermos seus imitadores não é diferente de sermos parecidos com o profeta Jeremias...buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração!!! Essa é pra nós!!!
    Siloane

    ResponderExcluir
  10. nossa q benção vc em Rosângela, estou começando no ministério infantil e estava procurando blog's q me ajudassem e o seu é maravilho, q Deus te abençoe e continue te usando dessa forma. bjus

    ResponderExcluir
  11. jeremias foi um grade profeta e merece ser lembrado para o nome de Deus se glorificado mas Deus espera que eu e voçe irmão sejamos um grade profeta para falarmos o que Deus manda ele conta com nos nesses últimos dias.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom esse texto..Deus que abençoe.
    Gostaria de saber como é que se fala vale da benção e nasci para adorar em hebraico.
    Igualmente como vcs disseram com o nome de jeremias..Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. hoje temos muitos que dizem que crente , mais quando é chegado a hora do chamado o medo é bem maior e a decisão é a incerteza nos deixa fraco pôs a crença que temos em deus dentro da igreja é uma e fora e outra o mendo nos consome e nos tornamos invulnerável e DEUS não tem duvida do que ele tem pra mim

    ResponderExcluir