03 outubro 2011

O SERMÃO DA MONTANHA: AS BEM AVENTURANÇAS

Lição Bíblica: O SERMÃO DA MONTANHA: AS BEM AVENTURANÇAS

Base Bíblica: S. Mateus – Capitulo 5 – vers. 1 ao 12

Classe: Juniores (para outras classes – adaptar a linguagem)

Objetivo: Que a criança saiba da importância das boas atitudes e de como seremos felizes ao praticá-las, pois é promessa de Deus.

Desenvolvimento da História:

A Bíblia relata, em Mateus capitulo 5, que Jesus andava com seus discípulos ensinando e conversando com eles, e a cada dia aumentava o número de pessoas que seguia a Jesus e gostava de ouvir a sua palavra. Em um destes dias , Jesus decidiu parar em uma colina com seus discípulos e ensinar a todos, e o que Ele desejava ensinar era sobre as bem aventuranças, sobre as beatitudes, ou seja, boas atitudes.
Bem aventurado, significado uma pessoa mais do que feliz, uma pessoa abençoada por Deus.
E Jesus relata dez pontos de bem-aventuranças, e que seguindo estas orientações podemos ser muito feliz e abençoado.
Ser abençoado e bem aventurado não quer dizer que não teremos dificuldades neste mundo, sempre haverá algo que poderá nos entristecer, Jesus mesmo em outra ocasião disse que “No mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos bom ânimo” – em João 16:33 Ser bem aventurado é uma alegria que ninguém pode tirar, pois é o Espírito de Deus que habita em nós e nos faz superar as dificuldades.

As Bem aventurança:

• Bem aventurado os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus. Ser pobre em espírito não quer dizer o que popularmente as pessoas dizem de não reconhecer a importância das coisas, não, muito pelo contrário é saber ser grato a deus por Tudo o que temos, mas que o nosso coração não esteja nas coisas materiais. Que você entenda que Deus lhe deu todas as coisas e bênçãos e devemos ser gratos e até mesmo estarmos dispostos a abandoná-los ou compartilhá-los com os outros. Não devemos colocar o nosso coração nos bens materiais, que a traça e o fogo consome e não podemos levá-lo conosco para o céu, mas sim ter o nosso coração em Jesus, almejando a Vida Eterna!

• Bem aventurado os que choram, porque serão consolados. Talvez você já chorou porque você se machucou ou alguém que você conhecia morreu, mas este choro é diferente, e chorar porque as pessoas não ouviram sobre Deus ou mesmo sobre o pecado em sua vida, é o choro movido por Deus, o choro da alma, o choro de quem chora diante de Deus e anseia servi-lo.

• Bem aventurado os mansos porque eles herdarão a terra. Ser humilde é ser paciente, é não se irritar e não pensar em si mesmo. É procurar a paz e a comunhão com todos e ser exemplo. No Livro de Tiago, capitulo 1, versículo 19, Deus nos ensina em sua palavra: “Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”

• Bem aventurado os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos. O versículo não só nos pede para tentar ser justos, mas a fome e sede por ele. Você já sentiu fome e sede? Para ser verdadeiramente fome e sede você tem que ficar sem comida ou água por mais de um dia ou dois. Neste mundo em que impera a injustiça, não devemos seguir os ímpios mas, Deus quer que nós sintamos a necessidade de que deve haver justiça, e Ele e não nós quem fará com que a JUSTIÇA ocorra e, Deus nos garante que se desejarmos a justiça ele nos fartará com ela.


• Bem aventurado os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Que possamos ser piedosos e amorosos, ser gentil com os outros. Não devemos ser apenas amoroso e gentil com nossa família e amigos, mas também para aqueles que nem conhecemos .


• Bem aventurado os puros de coração, porque verão a Deus. Só teremos um coração puro se Cristo for o Senhor dele. Se os nossos pensamentos forem o pensamento dEle, se nossa vontade for a vontade dEle. Difícil não? Mas é isso que Jesus quer de nós, corações rendidos a Ele.

• Bem aventurado os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. A maneira mais simples de explicar isso é alguém que busca a paz. A segunda parte desta bem-aventurança diz: então você vai ser chamado de filhos de Deus. Ser filho de Deus significa que você realmente é uma parte da família de Deus e que você está começando a ser mais semelhantes a Ele;

• Bem aventurado os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. O Mundo jaz no maligno (I JO 5:19) e os Filhos de Deus fazem oposição ao mal. O cristão contraria a maldade do mundo e ao fazê-lo, com certeza, sofre perseguições.

Jesus encerra este sermão dizendo que será alegre e feliz aquele que seguir estas ordenanças. Sabemos que é difícil, mas algo importante: - Não desanime, Deus nos chama para ser diferente do resto do mundo.
Tenha em mente que as bem-aventuranças são impossíveis de fazer sem a ajuda de Deus, mas Ele tem prazer em nos ajudar.

Muitas vezes a boa ação, fazer o bem, requer um esforço maior, mas Deus se agrada e como benção seremos felizes, e isto é promessa de Deus, pois é o que nos afirma em Mateus - capitulo 5.























Segue também imagens de Mig e Meg (disponível no site migemeg):

21 comentários:

  1. muito bom tem me ajudado muito

    ResponderExcluir
  2. Muito bom me ajudou nas minhas reflecção

    ResponderExcluir
  3. obrigada!!!
    Utilizarei na evangelizaçao infantil.
    Continue colaborando com a divulgaçao do bem!!!
    Poste sempre que tiver bons materiais!!!

    Agradeço mais uma vez!!!

    Abraços fraternais.
    Uma irmã em Cristo.

    ResponderExcluir
  4. poxa, encontrei tudo o que eu precisava... muito útil, obrigada!
    http://cantinhodabaum.blogspot.com.br/
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Muito obrigada por dispor esse material!!
    Com certeza é uma maneira muito boa de colaborar com a obra de Deus!
    Ajudando, suprindo os facilitadores! Se eu fico alegre quando vejo os aluninhos
    gostando e aprendendo, imagine o Senhor como fica satisfeito! Muito obrigada mesmo
    de coração. A aula sobre o Sermão da Montanha vai ser linda! Fiquem com Deus!
    Malke Maurício de Recife - PE

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde. Agradeço e Parabenizo o blog. Muito bom. vou utilizar a ideia principal da aula "As Bem Aventuranças" fazer adaptação para LIBRAS.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal as lições.

    ResponderExcluir
  8. Minha filha esta amando.

    ResponderExcluir
  9. De grande valia para nossas crianças e para nós adultos.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada! Eu precisava muito desse material! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Excelente!!!!
    Deus continue abençoando vocês para que sejam usados para sua Glória, através da evangelização de criancas...

    ResponderExcluir
  12. Otimo...darei minha aula com esse estudo...Obgrigada..Deus abencoe

    ResponderExcluir
  13. Eu amei esse blog! Me ajudou muitoooooo, que Deus abençoe! 💐

    ResponderExcluir
  14. Um conteúdo maravilhoso.
    Um tesouro p todo professor de EBI.
    Deus abençoe abundantemente.
    📖🙌🌹

    ResponderExcluir
  15. Material didático colorido, atual,e útil p várias idades.
    Grata !,

    ResponderExcluir
  16. Obrigada por esse material maravilhoso. Vou usa-lo no momento com meu filho junior e depois no trabalho com crianças.Deus te abençoe muito.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada por posta esse material tao rico em detalhes, me ajudou muito.
    Deus tinha me consolador e me falou um versículo no meu coração, e hoje ao ligar o celular me reparei com o Sermao da montanha.

    ResponderExcluir
  18. Que bênção que encontrei este blog, estou lendo para meus filhos. Maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  19. Deus abençoe sua vida Rosângela! ❤️🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  20. Que benção... Vou passar para minha turminha linda.

    ResponderExcluir