03 outubro 2011

O Salmo 23

SALMO 23

Base Bíblica: Salmo 23
Classe: Juniores

Desenvolvimento da História:

O Salmo 23 é um dos salmos mais famosos e foi escrito por Davi, o rei.
Davi já não era mais aquele menino, pastor de ovelhas, aquele rapaz que derrubou o Gigante Golias, agora era o rei de Israel, mas ele gostava de escrever poemas e canções. Este salmo é especial sobre Deus ser o nosso Pastor e Rei.
Davi por ter sido um pastor, sabia exatamente todas as tarefas deste trabalho e de como era importante ser zelos com suas ovelhas e da importância do pastor para um rebanho de ovelhas.
Em um primeiro momento podemos pensar que um rei e um pastor são muito diferentes, mas Davi faz esta relação no Salmo 23.
Quando pensamos sobre um rei , logo lembramos de uma coroa real, um grande castelo, empregados, grandes refeições e uma bela rainha. Quando pensamos em um pastor lembramos de uma pessoa humilde, um servo que trabalha nos campos com roupas velhas.
Mas há algo em comum entre um pastor e um Rei, eles têm em comum que é o cuidar. Um Rei é posto para cuidar e proteger o reino e as pessoas que são regidas por ele e, um pastor cuida e protege seu rebanho de ovelhas.
Um rei pode ter coisas mais extravagantes do que um pastor, mas ambos têm um trabalho importante.
Davi compara Deus a um pastor porque às vezes, quando pensamos em reis pensamos em alguém acima, que pensa que é muito mais importante do que nós e ele não poderia saber de cada pessoa no seu reino.
Um pastor, por outro lado parece ser uma pessoa normal que trabalha duro e cuida e ama cada um de suas ovelhas. Nós não teríamos medo de falar com um pastor e podemos ser nós mesmos diante dele.
Davi sabe que Deus não é como os reis da terra por isso ele o compara a um pastor amoroso que cuida de seu povo, e nos faz refletir numa melhor imagem do que Deus é.
Assim, ao longo do capítulo 23 de Salmos, embora David nos faz ver-nos como as ovelhas e Deus como nosso pastor.
Davi nos faz refletir na dependência da ovelha em seu pastor, da necessidade por comida, abrigo e segurança. Assim como nós precisamos confiar em Deus.
Você pode pensar que seus pais oferecem tudo isso para você, mas creia seus pais são sustentados por esse Deus, e ao confiar em Deus eles tem um emprego, dinheiro e bênçãos para que possam dar o que você precisa.
Outro ponto importante é que as ovelhas não sabem o que sabe um pastor. Se você realmente pensar nisso ovelhas não podem viver sem um pastor,,porque cairiam em precipícios, seriam atacadas por animais ferozes, não saberiam onde comer o melhor alimento, é o pastor quem as guia. Comparado a Deus, não sabemos muito também! Deus sabe o nosso futuro, Ele sabe o que é melhor para nós, e quanto mais cedo aprendemos a depender e confiar Nele, melhor será o nosso futuro.
A primeira parte do salmo Davi fala sobre Deus ser seu pastor e nos a ovelha. O pastor garante que suas ovelhas tem tudo o que precisa, como a erva verde agradável e água limpa. Deus nos dá paz e descanso, se confiarmos nEle.
Deus nos mantém no bom caminho. Mesmo quando ocorrer momentos difíceis, não devemos ter medo. Deus está sempre conosco e Ele pode fazer o melhor para nós.
Em seguida, Davi fala sobre um banquete que Deus nos prepara. Ele gosta de nos agradar e nos surpreender.
Deus nos protege de nossos inimigos, e nos trata como um hóspede real, e nos unge.
David estava tentando dizer que mesmo ele que era o Rei, Deus reconheceu-o como mais do que um rei, mas como alguém ainda mais especial para ele, com alguém que ele cuidaria, como nosso pastor amado.
Davi termina dizendo que ele continuará a ser abençoado por Deus com muita bondade e amor e isto é para todo o Sempre.
Deus é o nosso Pastor-Rei e nós somos suas ovelhas. Deus está nos guiando, nos protegendo e Ele nos ama. Nós não sabemos o quanto Deus faz por isso temos que confiar Nele. Por que Ele sempre faz o melhor pelos SEUS!






7 comentários: