04 dezembro 2010

Teatro de Natal - As Belemitas

AS BELEMITAS
Teatro de Natal


Cinco meninas ou mocinhas vestidas à oriental, se possível, carregando cada uma um cântaro. No palco deve haver algo semelhante a um poço. Toca-se o hino 28 do “Cantor Cristão”, e duas en-tram, põem os cântaros no chão e falam:
1° Belemita - Você já reparou que rebuliço vai lá por Belém? A vovó disse que nunca viu a cidade tão cheia. É tanta cara nova! Para que tudo isso? Será que vai haver festa?
2° Belemita - Você não sabe? O Imperador mandou que todos se alimentassem, e cada um em sua própria cidade. E assim todos os belemitas voltaram para Belém a fim de obedecer a palavra do Imperador.
1° Belemita - Mas, é um horror! Não há mais lugar para ninguém. As hospedarias estão cheias. As casas de família já não tem lugar para abrigar o povo. Tomara já se passarem estes dias e vol-tarmos ao sossego da nossa calma cidade.
3° Belemita - (Chegando-se) - Oh! Vocês vieram primeiro do que eu, hein?! Mas lhes conto porque atrasei: Quando saía de casa, passava um casal ainda à procura de hospedagem. Ela, moça e bonita. Ele já um tanto envelhecido. Tive tanta pena deles! Não achavam lugar onde pousar. Dizem que se hospedaram numa estrebaria. Se lá em casa não estivesse tão cheio...
1° Belemita - Pois é. Agora mesmo estávamos comentando isso. Nunca se viu tanta gente as-sim em Belém. É um burrinho, uma barulhada! Tomara que este povo vá embora logo.
3° Belemita - Ah! Pois eu gosto dessa agitação. A vida em Belém tem sido calma demais. Queria que houvesse lugar para abrigar todos os que vieram, para aquele pobre casal não ter de ficar numa estrebaria. Como tenho pensado neles!
2° Belemita - Eu também gosto. Há mais alegria. E se encontram pessoas tão boas! Este casal de quem você fala está na estrebaria perto de sua casa?
3° Belemita - Está sim. Coitados!
2° Belemita - Vamos visitá-los?
3° Belemita - Vamos. Eles parecem ser tão bons! Ela tem um olhar tão meigo e um sorriso tão puro! Parece uma pessoa muito boa.
1° Belemita - Eu também quero ir com vocês. Posso?
2° Belemita - Pode, sim. Mas vamos embora, que já está ficando tarde, e os pastores não de-morarão a chegar para dar de beber aos rebanhos. (Saem. Fora é cantada a terceira estrofe do hino 28 do “Cantor Cristão”. Depois tornam a aparecer as belemitas, bem contentes.)
1° Belemita - Quê?! Sou a primeira a chegar hoje? Onde estão as minhas companheiras?
4° Belemita - Olá, como vai? Há quanto tempo não nos vemos! Onde tem andado? E as ou-tras, já foram?
1° Belemita - É verdade. Eu vou bem. Mas é você que anda sumida. Dá última vez que aqui estivemos você não veio.
2° e 3° Belemita - (entrando apressadamente e procurando encher os cântaros) - Oh! Vocês ainda por aqui?!
4° Belemita - É verdade. Sentimos falta de vocês. Por que estão assim tão apressadas?
3° Belemita - Não sabe? Ainda não ouviram falar do menino que nasceu na manjedoura?
1° Belemita - Ora, e você está assim impressionada com um acontecimento tão sem impor-tância?
2° Belemita - Sem importância? É porque você não ouviu o que os pastores disseram, minha amiga. Esse menino é filho de Deus, aquele de que os profetas falaram. É chegado o tempo.
4° Belemita - (com interesse) - Que foi? Que foi que os pastores disseram? Que contaram eles?
2° Belemita - Os pastores disseram que, enquanto guardavam os rebanhos durante as vigílias da noite, apareceu o anjo do Senhor, que veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplen-dor e tiveram grande temor. Mas o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura e, no mesmo instante, apareceu o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas e paz na terra, boa vontade para com os homens.
1° Belemita - Que coisa interessante! Em Belém vir nascer o Filho de Deus?!
2° Belemita - Não é de admirar. Cumpre-se a profecia: E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti sairá o que será o Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tem-pos antigos, desde os dias da eternidade.
4° Belemita - E depois, que fizeram os pastores?
3° Belemita - E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente e acharam Maria, e José, e o menino, deitado na manjedoura. E a estrela? Dizem que o céu refulge uma estrela, cujo brilho é tão intenso e lindo como jamais foi visto! Jesus nasceu! agora haverá paz no coração da humanidade.
1° Belemita - E vocês já viram o menino?
2° Belemita - Vimos, sim. Fomos até lá e encontramos a criancinha enrolada em panos e dei-tada na manjedoura. Nós a adoramos! Como somos felizes!
5° Belemita - (entra cantarolando) - Ó amigas, como folgo de encontrá-las ainda aqui. Estarão tão felizes e alegres quanto eu? Se vissem o que acabo de ver!...
1° Belemita - Que foi? Que foi?
3° Belemita - O menino na manjedoura?
5° Belemita - Foi, sim!
2° e 3° Belemita - Nós o vimos também.
5° Belemita - E os sábios?
As quatro - Os sábios?
5° Belemita - Sim, os sábios que vieram do Oriente adorar o menino. Que vestimenta bonita trajavam eles! Disseram que há muito esperavam o cumprimento da profecia e que assim que viram a estrela vieram a adorar o Filho de Deus. Ajoelharam-se e ofereceram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
1° Belemita - E ainda estão por aí?
4° Belemita - Mas que significa dar, ao menino nascido, ouro, incenso e mirra?
5° Belemita - Dizem que o ouro é o símbolo do poder, e, neste caso, o reconhecimento de que o menino é verdadeiramente o Filho de Deus, o Rei Todo-Poderoso. É a profecia dando os seus nomes o indica: porque um menino nos nasceu, um Filho se nos deu; e o principado está sobre seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. O-fereceram incenso, porque o reconheceram como Deus, pois assim é que honram ao Senhor, con-forme o próprio Deus ordenou: Quando alguma pessoa oferecer oferta de manjares ao Senhor, a sua oferta será de flor de farinha, e nela deitará azeite, e porá o incenso sobre ela. E a trará aos sacerdo-tes, um dos quais tomará dela um punhado da flor da farinha, e do seu azeite, com todo o seu incen-so; e o sacerdote queimará este memorial sobre o altar: oferta queimada e de cheiro suave ao Senhor. E a mirra, como reconhecendo nele o Homem que há de morrer para salvar a humanidade: Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelos nossos pecados; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte.
Como somos felizes! E o seu nome será Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Que felicidade!
1° e 3° Belemita - Vamos vê-lo?
5° Belemita - Vamos, sim! Vamos adorá-lo!
4° Belemita - Vamos adorar Jesus, o nosso Salvador!
2° Belemita - Vamos dar-lhe nessa dia a nossa vida, todo o nosso amor!
Todos - Vamos! Vamos depressa!
( apanham os cântaros e saem apressadamente. Canta-se o hino 28 suavemente, depois forte. E cai


(OBS: esta peça eu a representava ainda criança em minha Igreja, desconheço o autor)

18 comentários:

  1. amei, estava procurando msm essa peça q tbm fazi muito na minha adolescencia, hj tenho 43 anos e trabalho c crianças e adolescentesm tenho ela no meu livro+msm assim procurei pra imprimir e ñ ter q digitar, q Deus continue usando a irma rosangela nesse ministério, ñ espere recompensa do homem, pq d Deus vm a recompensa.abraços!! vou t procurar no face p mim add.CLÉO

    ResponderExcluir
  2. JA participei desta peça em minha igreja é muito linda .

    ResponderExcluir
  3. Esta dramatização é linda. apresentei quando jovem grande foi a surpresa quando ví esta peça neste blog muito me emocionei,é lindaaaaaaaaa esta peça. Hoje trabalho com as Mensageiras do Rei da minha igreja e irei colocar esta no natal.Deus continue abençoando todos vocês.

    ResponderExcluir
  4. foi paixão a primeira vista quem participou desta apresentação foi minha irma há quase 30 anos atras mais lembro como se fosse hoje.

    ResponderExcluir
  5. estou fazendo esta peça sou a 5 belemita

    ResponderExcluir
  6. ja participei e linda mesmo

    ResponderExcluir
  7. Oh meu Deus como eu te louvo em encontrar alguém que ainda se importa com as sua s obras... minha irmã eu participei desta peça faz muito tempo ainda em minha adolescência, e procurava tanto por ela, e hoje trabalho com adolescentes sempre procuro fazer algo diferente na igreja com peças que os irmãos sintam a presença
    de Deus... E hj encontrei como me sinto feliz! Muito obrigado Deus cont. te abençoando. Rosário

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha achar esta peça.
    Lá pelos anos cinquenta, ainda pequenina eu Marilene Oliveira na Igreja batista de Rio Grande, rua major Carlos Pinto, 477, Canalete, representei a 2a. belemita.

    ResponderExcluir
  9. sou educadora cristã e louvo a Deus pela irmã trazer a minha memória esta apresentação que fez parte da minha vida, que Deus sempre a abençoe neste ministério com crianças.

    ResponderExcluir
  10. Eu também já apresentei está peça, nunca esqueci. Minha cunhada tinha o livro,mas não sei o nome do autor.

    ResponderExcluir
  11. Gostei descrever esta peça, já apresentei quando era jovem. Minha cunhada tinha o livro, mas não sei o nome do autor. Ela é maravilhosa, conta o nascimento do nosso Senhor

    ResponderExcluir
  12. Tambei. Amei. Participa. Nos anos 80...que saudades...Deus te abençoe..me lembro das falas...minha dirigente era maria das Graças...bjs

    ResponderExcluir
  13. LINDO! Apresentei várias vezes nas igrejas, na minha adolescência e juventude!

    ResponderExcluir
  14. Graças a Deus que eu já fiz parte deste jogral na Assembleia de Deus na cidade de Iacri, juntos com as minhas irmãs de igreja eu tinha 12 anos.. Eu era o número 1

    ResponderExcluir
  15. Myrtes Matias é autora de A cruz do meio

    ResponderExcluir
  16. Acho linda essa peça eu participei

    ResponderExcluir