Maquetes sobre historias biblicas

Crianças construíram maquetes e apresentaram aos adultos, aprendizagem do 3º  trimestre de 2018



08 setembro 2018

23 julho 2018

EBF -ESCOLA BIBLICA DE FERIAS 2018

Tema: Servindo ao Reino de Deus
Histórias Bíblicas:  Ester e Rei Josias
Livros: Ester (todo o llivro) -  II Reis 22 e 23 – II Crônicas 34 e 35
Versículo chave da EBF: “Aprovado por Deus, ando em seus caminhos” (II Reis 22:2)
Sugestão de Cânticos(em anexo):
1)    SERVIR -  Musical Samuel – Crianças Diante do Trono
2)     Vou Servir ao meu Senhor – O Sonho  das três arvores – Aquila Kids
3)    Servi-o, Servi-o, todas as crianças
4)    Eu e minha casa serviremos a Deus – Eyshila
5)    Eu preciso de você, você precisa de mim
6)    A minha Bíblia eu vou ler
7)    Eu li na Bíblia e vou falar pra você
8)    Tenho orgulho em ser da EBF
9)    EBF, EBF, somos tão felizes

Objetivo Geral: Conduzir as crianças e adolescentes ao Reino de Deus e ensinar a importância do servir e o quanto Deus se agrada dessa atitude
Metodologia: Ativa, com dinâmicas de grupos, para significação das historias bíblicas e participação de todos os participantes durante a exposição da lição;  brincadeiras com enfoque da lição.

Classes:
Ø Maternal: 02 a 05 anos;
Ø Primários: 06 a 08 (09 anos se for pequeno);
Ø Juniores/Pré-adolescentes: 10 a 12 anos
Ø Adolescentes: 13 a 16 anos




PRIMEIRO DIA - EBF                                                                                                              DATA: 18/07/2018 - Horário: das 19h30 às 21h

TEMA DO DIA: ESTER SE TORNA RAINHA E MORDECAI PERMANECE FIEL
Base Bíblica para estudo: Livro de Ester – Capítulos 1 a 4
Versículo Tema-Dia: “Dai ouvidos a minha voz e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo” (Jeremias 7:23)
Objetivo: O resultado da obediência é a benção de Deus para nossas vidas, servi-lo resulta em bênçãos para nós. E a importância de permanecemos fiéis ao Senhor!
Cântico do Dia: EU E MINHA CASA SERVIREMOS A DEUS

·        19h30 Bem vindos: Recepção pelas tias - identificação participantes(pulseira – crachá)- não crente – fazer ficha de identificação para base dados e evangelização;
·        19h50 – Cânticos (entre os escolhidos – cantar o do dia)
·        20H00 – Inicio da História Bíblica
20h30 - Apelo
·        20h35 às 21h – Lanche, Atividade e Brincadeiras

SUGESTÃO DE DINÂMICA:
1) Maternal: (caixa com coroas)
- Perguntar as crianças se eles já ouviram histórias sobre rainhas e reis
- o que eles usam na cabeça?? Vocês sabem??
- Feche seu olhinho e coloque a mão nessa caixa e veja o que temos pra você.. (crianças pegam a coroa)
- fazer um desfile com eles e falar que na nossa EBF falaremos sobre uma rainha e um rei, e hoje será a vez da rainha Ester.



2)DEMAIS SALAS (ADPTAR A IDADE) – DINÂMICA COMA O CHOCOLATE
(ideal que seja um bis para que depois todos possam comer e não passar vontade)
Dinâmica: Coma o Chocolate!

Objetivo: Refletir de forma prazerosa os resultados da obediência.

Materiais:
01 caixa com tampa
01 chocolate
Fita adesiva para fixar o chocolate dentro da caixa

A Expressão digitada “Coma o chocolate”.
Esse papel deverá ser colocado dentro da caixa, encobrindo o chocolate.

Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
Observação: O nome da dinâmica não deve ser mencionada para o alunos, pois perderá toda a surpresa e expectativa.
- Apresentem a caixa e falem:
Dentro desta caixa tem uma ordem a ser cumprida por apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda dos colegas.

- Continuem falando:
Esta caixa vai passar de mão em mão, ao sinal de um comando ou quando a música começar.
Ao sinal do comando (bater palma, palavra pare) ou música parar, quem estiver com a caixa na mão, deverá obedecer a orientação ou ordem contida dentro da caixa.

- Então, comecem o procedimento conforme já descrito acima.
Perguntem para o aluno que ficou com a caixa: E aí, vai abrir? Ou quer que continue?

- Façam este procedimento pelo menos 3 vezes.
Na última vez, vocês falam: agora não tem jeito, quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a ordem ali contida.

- O aluno abrirá a caixa e encontrará a seguinte ordem: “Coma o Chocolate”.

Observação: O aluno deverá comer o chocolate, salvo havendo restrições médicas, como por exemplo, diabéticos...
- Falem:
O resultado da obediência em abrir a caixa foi ganhar e saborear um delicioso chocolate.
Quando obedecemos a Deus, recebemos muitas bênçãos.
SEGUNDO DIA - EBF                                                                                                              DATA: 19/07/2018 - Horário: das 19h30 às 21h
TEMA DO DIA:       O POVO DE DEUS É EXALTADO
Base Bíblica para estudo: Livro de Ester – Capítulos 5 a 8
Versículo Tema-Dia: “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33)
Objetivo: Ensinar como Deus abomina a soberba e exalta os humilhados  - atitude do cristão: respeitar, amar e ajudar o próximo- e que o reino de Deus triunfará, os salvos são vitoriosos em Cristo.
Cântico do Dia: Servir, servir, Deus me deu duas mãos para servir (humildade)
·        19h30 Bem vindos: Recepção pelas tias - identificação participantes(pulseira – crachá)- não crente – fazer ficha de identificação para base dados e evangelização;
·        19h45 – Cânticos (entre os escolhidos – cantar o do dia)
·        20H00 – Inicio da História Bíblica
20h30 - Apelo
·        20h35 às 21h – Lanche, Atividade e Brincadeiras

SUGESTÃO DE DINÂMICA:
1)    Maternal: Ajudando o amiguinho – “Caixa do Guarda Bagunça”
Material: Caixa com peças de monta-monta
Desenvolvendo:
·        As crianças brincam com o material da caixa – pode ser peça de montar ;
·        Tia fala sobre a importância de ajudar os outros – a mamãe, o irmão, o amiguinho...
·        Como podemos ajudar???? Vamos todos ajudar as tias e guardar as peças do brinquedo na caixinha – cantar musiquinha de ajudar e guardar enquanto estão fazendo a dinâmica.
·        Fazer a introdução da história, falando sobre se importar com o outro

2)    DEMAIS SALAS (ADPTAR A IDADE) – DINÂMICA DO PIRULITO

Passo a passo

Objetivo: Desenvolver o espírito de equipe, mostrar a importância de um ajudar o outro seja no ambiente de trabalho ou no dia a dia, na vida pessoal, como utilizar a criatividade para resolver problemas que envolvam o trabalho em grupo.
Número de participantes e tempo estimado: de 4 a 40 participantes,
Material: pirulitos com embalagem suficiente para todos os participantes.
Como fazer: O coordenador da brincadeira com o pirulito deverá reunir todos os participantes formando um círculo.

Em seguida distribui um pirulito para cada participante, o pirulito a ser utilizado deve estar na embalagem original. Orienta que cada um segure o pirulito com a mão direita e aguarde até que todos tenham recebido.
Assim que todos tiverem recebido o coordenador da atividade do pirulito dará o seguinte comando:
"A partir de agora ninguém mais pode sair do lugar e deverão seguir minhas instruções. Segurem o pirulito com a mão direita. A mão esquerda deve ser colocada para trás e não pode ser utilizada em nenhum momento, estiquem o braço direito para frente, a partir de agora ninguém poderá dobrar o braço, o único movimento que podem fazer é para a direita ou para a esquerda, quem dobrar o braço será retirado da brincadeira". O coordenador verifica o grupo e pergunta se alguém tem alguma dúvida, todos devem estar no mesmo lugar, segurando o pirulito com a mão direita e braço estendido para frente e a mão esquerda dobrada para trás sem poder ser usada.
(O coordenador continua...) Agora quero que todos desembrulhem o pirulito que está segurando na mão direita e comecem a chupar. Neste momento se instala a confusão, dependendo da idade dos participantes, pois esta atividade do pirulito pode ser feita em vários grupos, crianças, jovens, grupos de trabalho e até com idosos.

Alguns participantes logo se dão conta que não vão conseguir remover a embalagem do pirulito sozinhos e que precisarão da ajuda do companheiro do lado, pois só podem realizar movimentos para a direita ou para a esquerda, é muito engraçado ver as pessoas tentando abrir a embalagem com apenas uma mão e quando um dos participantes encontra a solução utilizando a ajuda do amigo ao lado todo o grupo entende a charada e logo em seguida começam a se ajudar mutuamente.

Em grupos com crianças pode ser que elas não encontrem uma solução, sendo assim o coordenador deverá dar dicas ou estando no círculo tomar a iniciativa oferecendo para que a pessoa ao lado o ajude a abrir a embalagem.

O primeiro desafio é remover a embalagem do pirulito, no entanto como não podem dobrar o braço, cada um deverá chupar o pirulito do colega do lado, isso deixa a brincadeira do pirulito muito divertida e através de uma linguagem metafórica passa a mensagem de que em determinadas circunstancias da vida é necessário pedirmos ajuda ao próximo para conseguirmos realizar uma tarefa.

Tão logo todos estejam chupando o pirulito o coordenador da dinâmica poderá solicitar que cada um fique a vontade para degustar seu pirulito e em seguida inicia a reflexão:

Após a dinâmica do pirulito falar algumas palavras ou fazer uma pequena palestra sobre a importância do espírito de equipe para atingir o sucesso de um trabalho em grupo e até mesmo no dia a dia, na vida pessoal, quando deixamos de ser egoístas aprendemos a enxergar possibilidades e compreendemos que o altruísmo pode abrir muitas portas.








TERCEIRO DIA - EBF                                                                                                               DATA: 20/07/2018 - Horário: das 19h30 às 21h
TEMA DO DIA:       JOSIAS, UM REI QUE AMA A PALAVRA DE DEUS
Base Bíblica para estudo: II Reis 22 e 23 – II Crônicas 34 e 35
Versículo Tema-Dia: “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo dia” (Salmos 119:97)
Objetivo: Ensinar a importância de servir a Deus e amar a sua Palavra. Josias um rei que ensinou a Palavra de Deus ao povo
Cântico do Dia: 1) A minha Bíblia eu vou ler; 2)Eu li na Biblia e vou falar pra você
·        19h30 Bem vindos: Recepção pelas tias - identificação participantes(pulseira – crachá)- não crente – fazer ficha de identificação para base dados e evangelização;
·        19h45 – Cânticos (entre os escolhidos – cantar o do dia)
·        20H00 – Inicio da História Bíblica
20h30 - Apelo
·        20h35 às 21h – Lanche, Atividade e Brincadeiras

SUGESTÃO DE DINÂMICA:
1)    Adaptar de acordo com as idades das salas - linguagem– DINÂMICA DO VIVO OU MORTO

Desenvolvimento: as crianças estão em pé
Se o Professor  falar algo que a Bíblia ensina que não devem fazer, por exemplo: xingar, brigar – crianças devem abaixar
Se o professor falar algo que a Bíblia ensina como bom: ler a Bíblia, obedecer, orar, louvar – crianças ficam em pé




QUARTO  DIA – EBF – Encerramento                                                                                                        DATA: 21/07/2018 - Horário: das 14H
Todos juntos no piso 2

TEMA DO DIA:       SOU SERVO DE JESUS, FAÇO PARTE DO SEU REINO
Base Bíblica para estudo: Ester II Reis 22 e 23 – II Crônicas 34 e 35
Versículo Tema-Dia: : “Aprovado por Deus, ando em seus caminhos” (II Reis 22:2)
Objetivo: Ressaltar a importância de ser do reino de Deus
Cântico do Dia:  EBF, EBF  e Vou servir ao meu senhor
14H50 – APRESENTAÇÃO PEÇA TEATRAL – ADOLESCENTES
15H20 – BRINCADEIRAS E LANCHES












ANEXOS
CÂNTICOS

SERVI-O! SERVI-O! TODAS AS CRIANÇAS
DEUS É AMOR, DEUS É AMOR
SERVI-O! SERVI-O! TODAS AS CRIANÇAS
DEUS É AMOR, DEUS É AMOR

O DAI-LHE A COROA, TODAS AS CRIANÇAS
DEUS É AMOR, DEUS É AMOR
O DAI-LHE A COROA, TODAS AS CRIANÇAS
DEUS É AMOR, DEUS É AMOR
                         
VOU servir ao meu Senhor e viver com Seu amor.
Vou confiar pois salvo estou,
vou servir ao meu Senhor.

VOU servir ao meu Senhor e viver com Seu amor.
Vou confiar pois salvo estou,
vou servir ao meu Senhor.
VOU servir ao meu Senhor e viver com Seu amor.
Vou confiar pois salvo estou,
vou servir ao meu Senhor.

POSSO AGORA TÃO FACIL ENXERGAR
TÃO GRANDE BENÇÃO QUE DESTE PRA MIM.
 ABRISTE OS MEUS OLHOS PRA VER QUEM TU ÉS ENTÃO,
COM MEU SER VOU SERVIR AO SENHOR

VOU servir ao meu Senhor e viver com Seu amor.
Vou confiar pois salvo estou,
vou servir ao meu Senhor.
VOU servir ao meu Senhor e viver com Seu amor.
Vou confiar pois salvo estou,
vou servir ao meu Senhor.
VOU SERVIR AO MEU SENHOR!!!

Eu li na Bíblia e vou contar pra você
Que com Jesus, você pode vencer
Você fica valente, fica obediente
Se vem o mal, você vence porque

Não tem medo de cara feia não
Deus te dá forças pra matar leão
Se Davi venceu até gigante
Mesmo pequenininho você pode ser
Forte, corajoso como Sansão
Amigo de Deus como Abraão
Muito inteligente como Salomão
Você pode ser o que quiser
Use a sua fé
Lute, lute, lute como Davi lutou
Dance, dance, dance como Miriã dançou
Grite, grite, grite como Josué gritou
E derrube as muralhas na força do Senhor


A MINHA BIBLIA EU VOU LER
AMINHA PRECE EU VOU FAZER
DE CRISTO EU VOU FALAR
AO AMIGUINHO MEU]
E O QUE DEUS FAZ VOU VER

EBF, EBF
SOMOS TÃO FELIZES – SOMOS TÃO FELIZES
SE NÃO ACREDITA VENHA VER
SE VIER VOCÊ HÁ DE CRER
A EBF, EBF

TENHO ORGULHO EM SER DA EBF
E VOCÊ TAMBÉM
QUANDO A GENTE PASSA
TODO MUNDO DIZ:
VOCE DA EBF QUE É FELIZ
LA-LA-LA-LA-LA
SERVIREMOS A DEUS
Eu e minha casa serviremos a Deus
Serviremos a Deus
Minha família pertence ao Senhor, e tem prazer em agradá-lo
nós esperamos em suas promessas temos prazer adorá- lo
Porque ele é lindo, lindo, lindo como só Ele é
Porque ele é lindo, lindo, seremos tudo o que ele quiser
Porque ele é Santo, Santo, Santo como só ele é
Poque ele santo, santo seremos tudo que Ele quiser
Eu e minha casa serviremos a Deus
Eu e minha casa serviremos a Deus
Eu e minha casa serviremos a Deus
Serviremos a Deus
Eu e minha casa serviremos a Deus
Eu e minha casa serviremos a Deus
Eu e minha casa serviremos a Deus
Serviremos a Deus

EU PRECISO DE VOCÊ
VOCÊ PRECISA DE MIM
NÓS PRECISAMOS DE CRISTO
ATÉ A VIDA O FIM
SEM CESSAR, SEM PARAR, SEM VACILAR
SEM TEMER, SEM CHORAR
SEM CESSAR, SEM PARAR, SEM VACILAR
SEM TEMER, SEM CHORAR




GINCANAS

GINCANA - Batata na Colher 
Uma colher e uma batata para cada grupo. Um espaço amplo e plano onde possa ser marcada uma linha de chegada. 
Forme uma fila com cada grupo; determine o trajeto da corrida - ir até a parede e voltar, por exemplo. O primeiro da fila coloca o cabo da colher na boca (ou segura com ambas as mãos) e equilibra a batata na colher (as mãos não podem tocar a batata depois que ela estiver na colher); anda até a parede e volta. Deve então, com as mãos, entregar a colher e a batata para o próximo da fila e sentar-se; assim sucessivamente. O grupo que terminar primeiro ganha. Preste atenção a que os grupos tenham número igual de participantes. 
Aquele que deixar a batata cair pode colocá-la de novo na colher e recomeçar. 

GINCANA 01 - Caça Objetos 
Material: Bíblia, chave bíblica, apito, placar para anotar pontos 
Selecione objetos fáceis de encontrar no local onde será realizada a gincana e usando uma chave bíblica, escolha um versículo onde aquele objeto aparece:
Gênesis 11. 3: (TIJOLO) / Juizes 19. 5 (PÃO) / Lucas 14. 34 (SAL) / Provérbios 6. 6 (FORMIGA) / Mateus 16. 19 (CHAVE) / Jó 6. 6 (OVO) / I Timóteo. 6. 10 (DINHEIRO) / Atos 1. 5 (ÁGUA) / Ester 8. 2 (ANEL) / Mateus 3. 4 (CINTO) / Gênesis 1. 1 (TERRA) / Hebreus 12. 15 (RAIZ) / Gênesis 14. 23 (SANDÁLIA) / Neemias 2. 3 (FOGO) 
Divida a turma em times. Faça uma fila com cada time, assim, somente o primeiro da fila irá procurar o objeto, até que todos tenham chance de participar. 
Leia o versículo dando ênfase à palavra/objeto a ser procurado. 
Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; você pode dar pontos também para os demais que conseguirem o objeto até um determinado tempo.
Use um apito para avisar que o objeto já foi achado ou que o tempo terminou.

GINCANA - Carta aos Missionários 
Faça um levantamento de missionários de sua comunidade ou igreja, que estão no exterior. 
Determine um tempo e dê pontos para cada carta escrita pelo grupo (assim o grupo que escrever mais cartas, ganha mais pontos)
Determine um conteúdo mínimo para a carta, como notícias da comunidade, orações em favor da missão, etc... e verifique se as cartas estão coerentes antes de dar os pontos. 
Envelope e enderece corretamente. Vá com o grupo ao correio para despachar (pode ser num outro dia, desde que seja logo a seguir a gincana, para que eles não esqueçam que escreveram). Compartilhe com todos os grupos as respostas que os missionários enviarem, ou coloque-as num mural onde todos possam ver. 

GINCANA - Colhendo Sementes 
Introdução: "Se a palavra de Deus é a semente, que podemos fazer para conseguir uma colheita rápida de sementes." 
Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou expressão.
A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a respectiva referência. 
Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo. (5 ou 10 minutos?)
Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos. 

GINCANA - Desvende o Enigma! 
Cada grupo recebe uma folha com uma frase incompleta e as pistas. O grupo que primeiro completar a tarefa corretamente, ganha os pontos. Os demais grupos que completarem a tarefa corretamente, num tempo máximo pré-estabelecido, podem ganhar metade dos pontos que vale esta tarefa.
A Bíblia usada ao compor as pistas foi a Tradução de Ferreira Almeida Revista e Corrigida. 
A frase a ser encontrada é: "A luz deve resplandecer, o sal não pode ser insosso, não devemos pertencer ao mundo, mas estar no mundo para mostrar o grande amor de Deus aos cativos". 
Apresente a frase assim: 
"_____ _____ _____ _____ , o _____ não pode ser _____ , _____ devemos _____ ao _____ , _____ _____ no _____ , _____ _____ o _____ _____ de _____ aos _____ . " 
Pistas: 
(estão na mesma ordem das palavras da frase; para complicar, você pode ainda mudar a ordem).
1. Artigo definido feminino. 
2. Que tinham os filhos de Israel em suas habitações (êxodo 10). 
3. Se alguém manda, o outro _________ obedecer (o verbo que entra aqui é o mesmo que cabe na frase...) 
4. Em II Coríntios 4,6 um verbo se repete por duas vezes. Passe este verbo para o infinitivo. 
5. Hipertensos não podem comer o composto químico que resulta da ação entre um ácido sobre uma base. 
6. Sinônimo de insípido. 
7. Monossílabo encontrado depois do ponto e vírgula do versículo de Naum 3.1 
8. Símbolo matemático que relaciona elementos com conjunto, no modo infinitivo. 
9. O que é de Deus, juntamente com sua plenitude descida nos salmos 50. 
10. No salmo 15, qual é a 59ª palavra? (palavras com hífen contam como uma só). 
11. I Coríntios 10.12, Tiago 5.9 e Apocalipse 3.20 tem um verbo em comum. Coloque-o no infinitivo. 
12. Deus amou algo de tal maneira... Mas em Tiago 4.4 ele pede para não ter amizade ao que ele amou, porque o Reino de Deus não pertence ao que ele amou, como está no livro de João 18.36. 
13. Em Josué 18.21-28 é citada uma cidade de Benjamim, que tirando o acento (mudando a sílaba tônica) forma a palavra que estamos procurando. Obs. Existe um local no Brasil com o mesmo nome da cidade de Benjamim. 
14. As ações que Deus fez em comum nos versículos Deuteronômio 34.1 e Apoclipse 22.1 no modo infinitivo. 
15. Em Mateus 15. 21-28 Jesus usa um adjetivo para qualificar a fé de uma mulher. Que adjetivo é esse? 
16. Segundo I João 4.16, Deus é ___? 
17. Quem é este ser? Infinito, supremo, criador e conservador do universo... nosso Pai.. 


GINCANA - Mímica 
Determine quantos pontos esta tarefa irá valer. 
Cada grupo escolhe um dramatizador e um versículo, sem deixar que os grupos adversários escutem.
O dramatizador através de mímicas e gestos (ou o grupo todo, através de cenas mudas) apresenta o versículo escolhido.
Ganha ponto o grupo que adivinhar primeiro o versículo que o outro grupo apresentar.
Determine antes o tempo disponível para cada grupo apresentar seu versículo. 
Os dramatizadores devem ser mudados a cada rodada para que mais crianças possam participar. 
Outra sugestão é utilizar músicas e corinhos conhecidos do grupo, e colocar seus títulos num papel.
Vocês podem determinar antecipadamente se o grupo tentará dramatizar uma parte da música, só com gestos, para que os demais adivinhem, ou se tentarão cantarolar (sem cantar a letra) ou assoviar a música para que os demais adivinhem. 

GINCANA - Perguntas Antigo Testamento 
Determine as regras previamente. Pode ou não consultar Bíblias e livros? 
• Opção 1: Dê a cada grupo uma folha numerada, com espaço para cada pergunta. Leia cada pergunta em voz alta e dê um pequeno tempo para responderem; passe para a pergunta seguinte. Ao final cada grupo escreve o seu nome na folha e passa para outro grupo, que fará a correção. Leia novamente cada pergunta e dê as respostas para que eles corrijam. 
• Opção 2: Peça a cada grupo para eleger um representante. Dê a cada representante um papel com uma pergunta. Deixe-os voltar ao grupo para responder. Só serão contabilizadas respostas escritas no papel. Convide os representantes a dizerem a resposta, marque pontos para todos que acertarem. Dê um novo papel com a pergunta seguinte. 
• Opção 3: Providencie uma campainha (ou balões de gás para estourarem) para cada grupo. Leia a pergunta em voz alta, o grupo que primeiro tocar a campainha pode responder e ganha os pontos se acertar. Se errar a pergunta passa para o outro grupo valendo menos pontos. 
• Opção 4: Através de sorteio determine o grupo que começa primeiro. As perguntas são feitas alternadamente entre os grupos. Se acertar ganha os pontos, se errar, passa-se para o grupo seguinte com outra pergunta. Procure ordenar as perguntas com mesmo grau de dificuldade. 
. Que dia Deus criou os animais? (quinto - Gênesis 1: 21-23) 
. Na Bíblia não diz que Adão e Eva comeram uma maça. Que fruta eles comeram? (Do conhecimento do Bem e do Mal - Gênesis. 2: 16-17) 
. Nome do homem mais velho da Bíblia? (Matusalém - Gênesis 5:27) 
. Quem construiu uma arca? (Noé - Gênesis 7: 13-16) 
. Qual o primeiro pássaro solto após o dilúvio? (Corvo - Gênesis 8: 7-8) 
. Quem libertou o povo hebreu da escravidão no Egito? (Moisés - Êxodo 3: 10-13) 
. Quem foi o sucessor de Moisés escolhido por Deus? (Josué - Josué 1: 1-2) 
. Um homem famoso por sua grande força? (Sansão - Juizes, 15: 14-15) 
. Qual era a atividade de Davi antes de ser ungido rei de Israel? (Pastor de ovelhas - I Sm. 16:11) 
. O pequeno Davi que matou o gigante Golias se tornou um grande rei. Qual o nome do seu filho, também um rei? (Salomão - I Reis 1:13) 
. Em que livro da Bíblia narra que um ferro saiu de um rio flutuando? (II Reis 6:6) 
. Qual a mulher na Bíblia que criou asa e não voou? (Maaca, mãe de ASA, rei de - I Reis 15:9 e 10) 
. Onde é encontrada na Bíblia a palavra "bairro"? (II Reis 22) 
. Onde foi escrita a maior parte do Antigo e também do Novo Testamento? (Palestina) 
. Como se chama o conjunto dos 5 primeiros livros da Bíblia? (Pentateuco ou Livros de Moisés) 
. Qual o menor livro do Antigo Testamento? (Obadias) 
. Livros da Bíblia com nome de mulher (Rute e Ester). 
GINCANA - Perguntas Novo Testamento 
. Nomes dos pais de Jesus. (José e Maria - Mateus 1: 18-19) 
. Nome dos 12 apóstolos - dê 1 ponto por nome correto e mais 5 pontos para cada grupo que acertar todos os nomes. (Simão Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Judas Tadeu, Simão, Judas Iscariotes - Mateus 10: 2-4) 
. Quem batizou Cristo e onde? (João Batista e o Espiríto Santo na forma de uma pomba / Rio Jordão - Mateus 3: 13) 
. Cidade onde Jesus morreu? (Jerusalém - Mateus 21) 
. Quantos discípulos de Jesus eram pescadores? (quatro - Marcos 1: 16-20) 
. Quem traiu a Jesus? (Judas - Marcos 14: 43-44) 
. Quem negou a Jesus 3 vezes? (Pedro - Marcos 14: 66-72) 
. Qual a "Cidade de Davi"? (Belém - Lucas 2:4) 
. Nome do Jardim onde Jesus fez sua última oração? (Getsêmani - Lucas 22: 39-46) 
. Quem enviou os sacerdotes e levitas a Jerusalém para saber de João Batista? (Judeus - João 1.9) 
. Que João Batista respondeu? (Eu sou a voz que chama no deserto - João 1.23) 
. Qual o primeiro milagre de Jesus? (João 2: 1-12) 
. Complete a frase de Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade, ...." (.. e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim" - João 14: 6) 
. Discípulo que duvidou da ressurreição de Jesus (Tomé - João 21 24-25) 
. Quem primeiro viu Jesus depois da sua ressurreição? (Maria Madalena - João 20:18) 
. Qual o discípulo que andou sobre as águas com Jesus? (Pedro) 
. Qual o livro histórico do Novo Testamento? (Atos) 
. Em que livro fala de um homem que foi arrebatado ao terceiro céu? (II Coríntios 12:2) 
. Qual o apóstolo escreveu o maior número de cartas / epístolas? (Paulo - 13 no total) 
. Livro da Bíblia com o menor número de versículos. (II João) 
. Qual o último livro da Bíblia? (Apocalipse) 
. Em que parte da Bíblia encontramos histórias de Jesus e acontecimentos após a sua morte e ressurreição? (Novo Testamento) 

GINCANA - Teatro e Música 
Música Cada grupo deve escolher, ensaiar e apresentar uma música. 
Dê 5 minutos para que o grupo se prepare. Peça aos demais grupos para darem nota de 1 a 10, levando em conta harmonia, ritmo, se todos cantavam, etc.. some as notas dos grupos e tire a média e dê o resultado como pontos para o grupo que se apresentou. 
Para aumentar a dificuldade, você pode sugerir que os grupos criem uma coreografia de dança ou gestos para a música selecionada. 
Teatro
Escolha passagens bíblicas uma para cada grupo e sorteie entre eles. Dê cerca de 15 minutos para cada grupo procurar a sua passagem, ler e preparar um teatro. Pode ser mímica, teatro encenando o texto ou uma cena atual que tenha a mesma mensagem que o texto bíblico lido. 
Utilize o mesmo sistema de pontuação da música, considerando se a história ou mensagem foi compreensível, se os atores falaram alto e pausadamente, a criatividade dos figurinos e cenários, etc.. 

GINCANA - Preparar, Apontar, Fogo! 
Material: 1 Bíblia para cada grupo, placar para anotar pontos 
Faça uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila tem uma Bíblia na mão. 
O dirigente diz "Preparar!", estes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro. O dirigente diz "Apontar!" e um fala um versículo e depois "Fogo!". 
Quem achar o versículo primeiro ganha os pontos para o grupo, passa a Bíblia para o segundo da fila e vai para o final desta 

GINCANA - Traga um... 
Uma forma de fazer várias tarefas divertidas é pedir que as crianças tragam objetos e pessoas com determinadas características.
O grupo que chegar primeiro ganha os pontos que você determinar.
Você ainda pode usar Tempo Máximo - ou seja, todos os grupos que chegarem até o tempo que você marcou, com o objeto pedido, ganham pontos. Os grupos que não trouxerem o objeto não ganham pontos. 
Para as categorias de "o menor", "o mais alto" etc.. você deve dar um prazo para que os grupos retornem; depois que todos estiverem juntos, é feita a comparação e apenas o grupo com "o menor" ganha os pontos. 
Sugestões de objetos e pessoas que você pode pedir. Use a criatividade e os recursos locais para incrementar as tarefas:
- uma pessoa que esteja vestida com uma blusa de linho, ou lã, ou couro; 
- uma pessoa que saiba falar uma frase em língua estrangeira. 
- a pessoa mais alta 
- uma pessoa de sapato azul, vermelho, roxo, etc.. 
- uma pessoa de chapéu 
- o objeto mais estranho que encontrar no local onde está sendo realizada a gincana. 
- a menor o 
u maior Bíblia que puder encontrar.
- qualquer objeto de cor vermelha, verde, azul, etc.. 


GINCANA - Versículo Embaralhado 
Escolha um versículo da Bíblia, quanto mais "desconhecido" mais difícil a tarefa. 
Escreva este versículo numa folha em branco e recorte as palavras (procure fazer cortes retos e iguais para que o desenho) 
Coloque as palavras misturadas num envelope e dê um a cada grupo para que montem o versículo. 
Decida se irá permitir aos grupos consultar a Bíblia. 
O grupo que acabar primeiro ganhará (10 pontos). 
Ex.:
"alegra-te, mancebo, na tua mocidade e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade e anda pelos caminhos do teu coração... sabe, porém, que por todas estas coisas te trará