30 maio 2011

A História do Amor de Deus


1. A criação do mundo



“No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1.1).
Deus criou o mundo e tudo o que existe: o céu, a terra, o mar, as plantas, os animais... Criou também o homem e a mulher, que viviam bem com Ele e eram muito felizes.

________________________________________________

2. O pecado



“Deus perguntou: Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?” (Gênesis 3.11, NVI).
Mas o Diabo, por meio da serpente, tentou Eva. Então ela e Adão desobedeceram a Deus. Desobediência é pecado. Por isso, eles foram expulsos do Paraíso e ficaram longe de Deus.

________________________________________________


3. A vinda de Jesus




“Deus enviou seu Filho” (Gálatas 4.4).
Por amar todas as pessoas, Deus enviou Seu Filho Jesus, para elas voltarem a viver bem com Ele. Jesus nasceu em Belém. José e Maria cuidaram do menino até que Ele crescesse.


________________________________________________


4. A morte de Jesus



“Cristo morreu pelos nossos pecados” (1 Coríntios 15.3).
A Bíblia ensina que todos têm de ser castigados por sua desobediência a Deus. Esse castigo é a morte eterna no inferno. Jesus sofreu o castigo por nós. Ele deu Sua vida na cruz para pagar pelos pecados de todo o mundo.


________________________________________________


5. A ressurreição de Jesus





“Ele não está aqui; ressuscitou” (Mateus 28.6).
Mas, depois de sepultado, Ele ressuscitou! Jesus não continuou morto – Ele voltou a viver. Que grande alegria e esperança! Temos um Senhor vivo que quer nos perdoar e salvar do castigo.


________________________________________________


6. E agora?


Convide Jesus a entrar em seu coração. Ele vai limpar sua vida e cuidar de você. Peça para Jesus ser seu Salvador e um dia você estará no céu com Cristo, para sempre!
Jesus quer ser seu maior Amigo. Leia a Bíblia para aprender mais sobre Ele. Fale com Jesus em oração – você pode conversar com Ele sobre tudo que quiser.



(desenhos: © Dirceu Veiga – texto: Ione Haake - http://www.ajesus.com.br)


NÃO É MARAVILHOSO O QUE DEUS FEZ, FAZ E FARÁ
EM NOSSAS VIDAS ATRAVÉS DE JESUS?

19 maio 2011

O PROFETA ELIAS

Lição Bíblica: O Profeta Elias - Para ser contada em 03 dias

Base Bíblica: I Reis 16 a 18

1º CAPÍTULO:

Versículo a Memorizar: “Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem. Salmos 56:11

Objetivo: A confiança em Deus; depender dos cuidados de Deus.

Desenvolvimento da História:

Vocês já ouviram falar sobre o Profeta Elias. Elias era um homem comum que cometia erros, sentia medo, às vezes, mas quando realmente importava ele confiava em Deus. Elias fez coisas incríveis com a ajuda de Deus e Deus fez coisas incríveis para Elias.
Algo que você deve saber antes de começar a história é que a terra de Israel, no tempo do profeta Elias, estava sob o reino de um rei chamado Acabe, uma pessoa má e idolatra , que acreditavam em um deus chamado Baal (o deus do tempo). Ele e a maioria das pessoas adoravam este deus e faziam muitas coisas que a Bíblia diz que nós não devemos fazer.
O rei Acabe tinha também uma mulher chamada Jezabel, o rei e sua esposa, ambos vieram de famílias muito mal. Juntos, eles ajudaram a fazer de Israel um lugar que Deus não gostava. É por isso que Deus enviou Elias, ele iria mostrar ao povo que Deus era mais poderoso e aquele que deveria ser adorado.
Tudo começou quando Elias foi enviado por Deus para entregar uma mensagem ao rei Acabe. Elias foi ao Rei Acabe e lhe disse: "Meu Deus disse que não haverá chuva nem orvalho nos próximos três anos, até que eu diga a ele." Acabe não acreditava que isso aconteceria porque ele adorava Baal, que era o senhor do tempo e acredita que esse deus era capaz de dar a chuva sempre que as pessoas pedissem a ele.
Agora é só pensar por um segundo, se houvesse nem a chuva e nem orvalho por três anos, os rios e lagos ficariam muito rasos ou secariam para sempre. Imaginem como seria viver sem agua para banhar-se, para lavar suas louças, roupas etc.
Depois que Elias disse ao rei Acabe o que iria acontecer, Deus disse para Elias se esconder. E Elias Foi viver escondido por um período em uma caverna.
E aí crianças, o que vocês acham que irá acontecer com o profeta Elias??
Hoje o que queremos lhe dizer é que Elias sempre confiou em Deus e em seu favor! E você como anda sua confiança em Deus?

2º CAPÍTULO

Versículo a Memorizar: “A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.” e/ou “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia N’Ele e Ele tudo fará” (Salmos 37:5)

Objetivo: A “Entrega” ao Senhor e a fé de que Deus suprirá todas as coisas e que Ele cuida de cada detalhe de nossa vida e fazer a vontade de Deus e não a nossa.

Desenvolvimento da História:

Relembrando o que contamos sobre o Profeta Elias. Lembram que ele disse ao rei Acabe o que iria acontecer, que por causa da maldade e idolatria (adoração a outros deuses) do Rei Acabe, da rainha Jezabel e do povo, Deus disse que não iria chover por três anos e disse para Elias se esconder, por causa da perseguição que ele consequentemente sofreria. Então, Elias ficou por um período em uma caverna onde havia água para ele beber e um tipo de pássaro chamado o corvo, lhe traziam pão e carne para o almoço e jantar todos os dias. Simples, não?! Como Deus faz coisas maravilhosas, imaginem ser alimentado todos os dias por pássaro, Deus realmente é criativo.
Passou-se algum tempo, o ribeiro que Elias estava bebendo secou e não havia mais água para beber. Então Deus disse a Elias para ir a um lugar chamado Sarepta, onde iria encontrar uma senhora que lhe daria comida e água para beber.
Elias, mais uma vez confiou em Deus e fez exatamente o que ele disse. Quando Elias chegou à entrada da cidade, viu uma mulher recolhendo lenha. Ele perguntou a ela: "Peço-lhe que me traga um pouco de água em um copo para que eu possa beber e um pequeno pedaço de pão?"
Porém ela disse: “Vive o SENHOR teu Deus, que não tenho bolo, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei duas porções, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.”
E Elias lhe disse: “Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: “A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.”
E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias.
Tudo estava indo bem até que o filho da mulher ficou doente e morreu. Ela foi a Elias para ajudar, ela pensou que Deus estava a castigá-la por todos os erros que ela tinha feito. Então Elias correu para a casa dela e disse: "Dê-me seu filho." Ele tomou o menino nos braços e o levou para o quarto de cima onde estava hospedado. Então, ele clamou ao Senhor: "Senhor, meu Deus, por favor deixe este menino viver de novo!"
Elias estendeu as mãos sobre o menino e clamou a Deus, por três vezes. O Senhor ouviu o seu grito e o menino começou a respirar. Elias pegou o menino e o levou pra baixo para a sua mãe e disse: "Olha, Deus respondeu a minha oração, o seu filho está vivo!"
Como a mulher abraçou e beijou o filho, a alegria retornava a sua vida. E ela disse a Elias: "Obrigado! Eu sei que o Senhor está com você”.
Hoje, crianças, aprendemos mais ainda a confiarmos inteiramente a nossa vida a Deus, vimos como ele cuida de nós com amor e zelo, mas temos que tomar atitudes, da mesma forma que o profeta disse a mulher para dar a comida primeiro a ele, sendo que era tão pouca, mas ela confiou e fez, devemos também fazer e darmos o melhor ao Senhor, dedicarmos a nossa vida ao Senhor e sermos filhos de Deus. Hoje, se você ainda não recebeu a Cristo como seu Senhor e Salvador é dia de aceita-lo, convida-lo para ser o Senhor de sua Vida. Deixar Cristo ser o Senhor significa não fazer exclusivamente a sua vontade, mas fazer a vontade do nosso Deus. (professor pergunte as crianças se eles sabem o que é fazer a vontade de Deus – exemplifique com coisas que podemos fazer e desagrada a Deus)

3º CAPÍTULO

Versículo a Memorizar: “Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!” (I Reis 18:39)

Objetivo: O Senhor é o único Deus – a Ele toda adoração e Honra

Desenvolvimento da História:

Três anos tinham se passado sem que caísse uma gota de água do céu. Os animais estavam começando a morrer porque eles não tinham água nem comida.
Também durante este tempo a Jezabel ( a rainha que Deus não se agradava) estava tentando se livrar de todos os profetas de Deus como Elias (profeta é como um carteiro, que enviam mensagens de Deus para que possamos saber o que ele quer que façamos). O que Jezabel não sabia era que um dos servos do rei chamado Obadias, que era encarregado do palácio, escondia os profetas do Senhor em cavernas para mantê-los seguros.
Deus falou a Elias e disse-lhe: "Vá para Acabe e diga que eu mandarei chuva." Então Elias foi procurar o Rei Acabe. Quando Acabe soube que Elias queria vê-lo, ele disse em uma voz de raiva: "O que você quer Elias, você o agitador de Israel?"
Elias respondeu rapidamente: "Eu não sou o encrenqueiro. Primeiro seu pai e agora você tem desobedecido a Deus e outra vez você deixou de seguir seus mandamentos, e seguiu a Baal. Agora, envie um comunicado para todo o povo de Israel para se encontrar comigo no monte Carmelo. Traga todos os profetas de Baal e os falsos profetas de Jezabel."
Nenhum de nós deve desobedecer a Deus, mas Deus estava especialmente bravo porque Acabe seus pais foram maus. Reis tinha um monte de responsabilidade, como presidentes e primeiros-ministros. Eles faziam as leis e as pessoas escutavam a eles, e quando o rei de Israel determinou que eles não adorassem a Deus e que eles adorassem a Baal, infelizmente, muitos Israelitas – o povo de Deus – começaram a adorar a Baal.
Todas as pessoas se reuniram no Monte Carmelo. Elias se apresentou diante do povo e disse: "Quanto tempo vocês vão se desviar do caminho verdadeiro? Se o Senhor é Deus, segui-o;? Mas se Baal é Deus, segui-lo." As pessoas simplesmente estavam lá e não disseram nada.
Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.
Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.
E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.
E sucedeu que ao meio dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.
E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.
E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do SENHOR, que estava quebrado.
E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome.
E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.
Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.
E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;
De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.
Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: O SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
E vendo todo o povo caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!


E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali foram exterminados.
Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque já tem o baraulho de uma grande chuva.
E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.
E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.
E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.
E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva.

Nesta lição de hoje, percebemos o poder de Deus, e que ele é o Unico e verdadeiro Deus. A Ele toda Honra e toda Glória!