28 março 2011

Libras -Linguagem Brasileira de Sinais

LIBRAS - LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS

LIBRAS, ou Língua Brasileira de Sinais, é a língua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade. Como língua, esta é composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumental lingüístico de poder e força. Possui todos os elementos classificatórios identificáveis de uma língua e demanda de prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua. Foi na década de 60 que as línguas de sinais foram estudadas e analisadas, passando então a ocupar um status de língua. É uma língua viva e autônoma, reconhecida pela lingüística. Pesquisas com filhos surdos de pais surdos estabelecem que a aquisição precoce da Língua de Sinais dentro do lar é um benefício e que esta aquisição contribui para o aprendizado da língua oral como Segunda língua para os surdos.

Os estudos em indivíduos surdos demonstram que a Língua de Sinais apresenta uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, que esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas. A Língua de Sinais apresenta, por ser uma língua, um período crítico precoce para sua aquisição, considerando-se que a forma de comunicação natural é aquela para o qual o sujeito está mais bem preparado, levando-se em conta a noção de conforto estabelecido diante de qualquer tipo de aquisição na tenra idade.

extraido de www.feneis.com.br


Sites que orientam:

www.acessobrasil.org.br/libras/

www.libras.org.br/

Site que contém apostila: http://pt.scribd.com/doc/6720591/Evangelico-Apostila-de-Libras-lingua-Dos-Surdos-Com-Sinais-Biblicos-e-Orientacao-Para-Mini




O Brasil tem o grande desafio da inclusão. A sociedade precisa movimentar-se para a inclusão tanto na educação como na vida social.

O que temos feito??!! Mãos a obra caros professores, vamos nos capacitar!

abços

Rosangela

25 março 2011

História Bíblica Rute e Noemi

História Bíblica: Rute e Noemi

Versiculo para memorizar: "Porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Livro de Rute 1:16b

Base Bíblica: Livro de Rute

Desenvolvendo a História

Em Belém de Judá vivia uma família boa. Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom, mas houve uma grande seca e não havia mais comida, então saíram a peregrinar e foram morar nas campinas de Moabe. Depois de um tempo Elimeleque morreu, e Noemi ficou com seus dois filhos.

Seus filhos se casaram, mas após cerca de dez anos seus filhos também morreram. Que tristeza para aquela mulher, viúva e agora havia perdido também seus filhos. Noemi tinham agora apenas as esposas de seus filhos para lhe fazer companhia, seus nomes eram Orfa e Rute.

Noemi chamou as esposas de seus filhos e lhes disse: "Eu vou voltar para onde eu morava, onde esta meu povo, e eu gostaria que vocês também voltassem para as suas famílias.” As mulheres choravam e se abraçavam, porque elas eram boas amigas.

Orfa não quis deixar de Noemi, mas Noemi lhe disse que não se preocupasse, pois ela ficaria bem. Então Orfa voltou para sua família. Mas não importava o que Noemi dissesse a Rute, Rute não a deixaria. Rute falou a Noemi: "Não me peça para sair. Aonde você for eu irei, e onde você ficar, eu vou ficar. Seus amigos serão meus amigos e teu Deus será meu Deus".

Então, Rute e Noemi retornaram juntos para Belém. Foi uma coisa boa Rute ter ido com Noemi, pois Belém era muito longe e Noemi já não podia viajar sozinha, pois já era de idade, e o caminho era longo. Mas Rute não se queixava, pois amava sua sogra Noemi. Ela não esperava nada em troca, ela só queria ajudar.
Quando eles chegaram lá Rute decidiu que ela deveria fazer algum tipo de trabalho. Era época da colheita, e ela trabalhou atrás dos colhedores e pegava a cevada que tinham caído, o que sobrava.

O proprietário do campo apareceu para saudar os colhedores e notou Rute no campo. Ele perguntou a um dos colhedores quem ela era. "Ela voltou de Moabe com Noemi, isso é tudo que eu sei, ela pediu-me para recolher o que caísse e está a colher desde a manhã" O bom para Rute é que o dono do campo, Boaz, era um homem amável, que acreditava em Deus. Ele também era parente do marido de Noemi, que morreu, Elimeleque.

Boaz foi falar com Rute, ele disse a ela: "Não vá trabalhar em qualquer outro campo, fique aqui; porém aqui ficarás com as minhas moças.”
“Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem.”

Quando Rute ouviu isso, ela inclinou-se para Boaz e perguntou: "Por que você está sendo tão bom para mim, você não me conhece."
Boaz respondeu: "Eu sei o que você fez por Noemi, deixou sua família e se mudou para um lugar onde nunca esteve. Que o Senhor recompense você por sua bondade."

Rute agradeceu a Boaz, e continuou com seu trabalho no sol quente. Boaz ordenou aos seus trabalhadores que deixasse cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais.

E Rute colheu por toda a tarde, e voltou a cidade e encontrou-se com sua sopgra Noemi e tiveram o que coumer ate fartar-se.
Noemi ficou admirada e perguntou-lhe onde tinha trabalhado, e ela lhe contou sobre Boaz.

E Noemi alegrou-se e disse que eles eram parentes, e gostou do que Boaz propos dela trabalhar junto às moças.
Assim, Rute ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra.
E Deus cuidou de Noemi e de Rute, e Boaz comprou as terras que era de Elimeleque e Boaz casou-se com Rute. E tiveram um filho e chamou de Obede. E Este é o pai de Jessé, pai de Davi.

Sabem crianças esta história Bíblica nos mostra que Rute foi boa para com Noemi, preocupou-se com ela como uma boa amiga e Deus a recompensou, deu-lhe um bom marido e ela continuou a cuidar de Noemi. E Deus honrou a Rute pois de sua origem veio o Rei Davi.

Na história do povo de Israel ficou o registro da temente mulher, Rute, que honrou sua sogra e amou a seu povo, tornou-se participante do Centro da História de Israel. Você também, criança pode estar no Centro da História, marcar a sua geração, amando a sua geração e tornado-se uma exemplo, assim como Rute foi para seu povo. Que Deus lhes abençoe! />
































23 março 2011

POESIAS, POEMAS, CONTOS E JOGRAIS PARA O DIA DAS MÃES

POESIAS - DIVERSAS - PARA O DIA DAS MÃES

MÃE
QUE SOFRE, CANTA E CHORA
QUE CARREGA SEUS FARDOS
QUE AMA E PERDOA
E EMBALA SEU FILHO NO COLO

MÃE, A FIGURA MAIS HUMANA
QUE PROTEGE OS SEUS DO PERIGO
PARA NÃO VE-LOS SOFRER
E DERRAMA SUAS LÁGRIMAS NA DOR

MÃE, QUE ENSINA E EDUCA
QUE NOS MOSTRA O CAMINHO DO BEM
QUE TEM COMO FACULDADE A VIDA
E COMO LIVRO, OS CAMINHOS DO SABER
DEUS TE ABENÇOE MINHA MÃE!
----------------------------------------------------------
O PRIVILÉGIO DE SER UMA MÃE CRISTÃ
SÓ SABE QUEM A TEM
ELA É SÁBIA E É SERVA DE DEUS
DA VIDA TEM O MELHOR A ENSINAR
E O SEU LAR É UM PEDAÇÕ DO CÉU
E A BÍBLIA O ABECEDÁRIO FIEL!
TU ÉS VIRTUOSA MINHA MÃE!
OBRIGADA PELO LAR QUE TEM NOS DADO
E PELO PAPAI TÃO AMADO
DEUS TE ABENÇOE MINHA MÃE
---------------------------------------------------------------
MÃE É VIDA, É ALEGRIA, MÃE É POESIA
É ESSA MULHER TÃO DIVINA, TÃO LINDA
OBRIGADO PAPAI DO CÉU
PELA MÃEZINHA QUERIDA


AS MÃES SÃO FLORES MARAVILHOSAS,
SÃO LÍRIOS LINDOS E BELAS ROSAS,
SÃO DÁLIAS, CRAVOS, AÇUCENAS,
JASMINS, VIOLETAS AMENAS.
FLORES BELAS, SIMPLES OU PERFUMADAS,
---------------------------------
AS MÃES MERECEM NOSSO CARINHO, A NOSSA ADMIRAÇÃO,
O NOSSO AMOR MAIS SINCERO, A NOSSA DEDICAÇÃO.
POR TUDO O QUE ELAS SOFREM,
E PELO AMOR QUE ELAS TÊM,
BEM MERECEM NO SEU DIA
MIL BEIJOS E PARABÉNS!
--------------------------------------------
AS MÃES SÃO SÍMBOLO DE AMOR,
DE SACRIFÍCIO E DORES,
FAZEMOS-LHES, PORTANTO, JUSTIÇA
DIZENDO: “AS MÃES SÃO FLORES!”
Ó MÃES QUERIDAS, NÓS VOS AMAMOS,
E NESTE DIA VOS ABRAÇAMOS.
AO DEUS BENDITO POR VÓS ROGAMOS
QUE LHES DÊ MUITOS E MUITOS ANOS DE VIDA!
---------------------------------
MAMÃE PEQUENINA
MENOR QUE UMA FLOR
PALAVRA DIVINA
POEMA DE AMOR!



MÃE, ÉS TU MÃE, RETRATO DE MULHER;
MULHER QUE DEUS CRIOU;
MULHERQUE DEUS LIGOU;
MULHER QUE DEUS RESPONSABILIZOU;
OLHA PARA O CÉU E VÊ O DEUS QUE TE CRIOU

ÉS TU MULHER, CRIAÇÃO DO SENHOR!
NÓS TE AMAMOS MAMÃE!


AGRADECEMOS-TE MAEZINHA, COM TODO AMOR E CARINHO
POR TEU AMOR;
POR TEU CALOR
POR TUA PROTEÇÃO
POR TEU AMOR SEM RESERVAS
PELOS CONSELHOS E ACONCHEGOS
POR QUE ÉS ABENÇOADA, SERVA DO DEUS ALTÍSSIMO!

MÃE, OBRIGADA POR NOS ENSINAR O CAMINHO DA SALVAÇÃO;
OBRIGADA PELO CAFÉ E PELO PÃO;
OBRIGADA POR CAMNHARES COMIGO
OBRIGADA PELO NOSSO CANTINHO
OBRIGADO ATÉ MESMO PELAS REPREENSÕES
EU TE AGRADEÇO MINHA MÃE
DEUS TE ABENÇOE SEMPRE


COMO SÃO LINDAS AS MÃOS DE MINHA MÃE
ELAS TRADUZEM CARINHO SEUS DEDOS SÃO LIGEIROS
NÃO PARAM O DIA INTEIRO
PARABÉNS QUERIDA MAMÃE
QUE DEUS ABENÇOE NOSSO LAR
UM EPISÓDIO BÍBLICO CONTA QUE O REI SALOMÃO, DIANTE DE DUAS MULHERES QUE AFIRMAVAM QUE UMA MESMA CRIANÇA LHES PERTENCIA, DETERMINOU QUE SE DIVIDISSE AO MEIO O MENINO, USANDO, PARA ISSO, UM GOLPE DE ESPADA. UMA DELAS, ENTÃO, DESISTIU DA CONTENDA E DISSE QUE PREFERIA PERDER O FILHO A VÊ-LO MORTO.
SALOMÃO, SEM DÚVIDA, CONCLUIU QUE AQUELA ERA A VERDADEIRA MÃE.

PORQUE MÃE É ESSA MULHER MARAVILHOSA, QUE SE DESPOJA DE TUDO PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DOS SEUS FILHOS.

MÃE SÃO ESTAS MULHERES MARAVILHOSAS QUE HOJE ESTÃO AQUI
E NÓS QUEREMOS DIZER
OBRIGADO MÃES! NÓS TE AMAMOS!
-------------------------------------------------------------------------------------

Às Mães
- às Mães que apesar das canseiras, dores e trabalhos, sorriem e riem, felizes, com os filhos amados ao peito, ao colo ou em seu redor; e às que choram, doridas e inconsoláveis, a sua perda física, ou os vêem “perder-se” nos perigos inúmeros da sociedade violenta e desumana em que vivemos;
- às Mães ainda meninas, e às menos jovens, que contra ventos e marés, ultrapassando dificuldades de toda a ordem, têm a valentia de assumir uma gravidez - talvez inoportuna e indesejada – por saberem que a Vida é sempre um Bem Maior e um Dom que não se discute e, muito menos, quando se trata de um filho seu, pequeno ser frágil e indefeso que lhe foi confiado;
- às Mães que souberam sacrificar uma talvez brilhante carreira profissional, para darem prioridade à maternidade e à educação dos seus filhos e às que, quantas vezes precisamente por amor aos filhos, souberam ser firmes e educadoras, dizendo um “não” oportuno e salvador a muitos dos caprichos dos seus filhos adolescentes;
- às Mães precocemente envelhecidas, gastas e doentes, tantas vezes esquecidas de si mesmas e que hoje se sentem mais tristes e magoadas, talvez por não terem um filho que se lembre delas, de as abraçar e beijar...;
- às Mães solitárias, paradas no tempo, não visitadas, não desejadas, e hoje abandonadas num qualquer quarto, num qualquer lar, na cidade ou no campo, e que talvez não tenham hoje, nem uma pessoa amiga que lhes leia ao menos uma carta dum filho...;
- também às Mães que não tendo dado à luz fisicamente, são Mães pelo coração e pelo espírito, pela generosidade e abnegação, para tantos que por mil razões não tiveram outra Mãe...e finalmente, também às Mães queridíssimas que já partiram deste mundo e que por certo repousam já num céu merecido e conquistado a pulso e sacrifício...
A todas as Mães, a todas sem excepção, um Abraço e um Beijo cheios de simpatia e de ternura! E Parabéns, mesmo que ninguém mais vos felicite! E Obrigado, mesmo que ninguém mais vos agradeça!

Fonte: APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
Trav. do Possolo, 11, 3º
1350-252 Lisboa



-----------------------------------------------------



História do Dia da Mães

As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.

À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.

Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.

A maioria das fontes é unânime acerca da idéia da criação de um Dia da Mãe. A idéia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.

Segundo Anna Jarvis seria objetivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.

Face à aceitação geral, a sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.

A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.

Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás.

Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.

E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.

Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas atualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo
No Brasil a introdução desta data se deu no RIO GRANDE DO SUL, em 12 de maio de 1918, por iniciativa de EULA K. LONG, em SÃO PAULO, a primeira comemoração se deu em 1921.

A oficialização se deu por decreto no Governo Provisório de Getúlio Vargas, que em 5 de maio de 1932, assinou o decreto nº 21.366.

Em 1947, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros Câmara.

Fonte: Guia dos Curiosos (Marcelo Duarte)


-----------------------------------------------------



Obrigado Senhor!

Obrigado , Senhor , pela mãe que você me deu ...
... por todas as Mães do mundo
... pelas mães brancas , de pele alvinha ...
... pelas pardas , morenas ou bem pretinhas ...
... pelas ricas e pelas pobrezinhas ...
... pelas mães - titias , pelas mães -vovós , pelas madrastas -mães ,
... pelas professoras - mães ...
... pela mãe que embala ao colo o filho que não é seu ...
... pela saudade querida da mãe que já partiu ...
... pelo amor latente em todas as mulheres , que
desperta ao sentir desabrochar em si uma nova vida ...
... pelo amor , maravilhoso amor que une mães e filhos ...
Eu lhe agradeço , Senhor !

Autor desconhecido



-----------------------------------------------------



Amor de Mãe


O Amor da mãe pode ser traduzido
em uma palavra:
doação.
Falar desse sentimento é entender que ele
é a mais completa forma de amor.
Um amor que se doa,
coloca em primeiro plano o bem-estar,
a segurança de um outro ser.
Impossível falar de mãe
sem falar da pureza de um amor,
que diante de todo o sofrimento disse Sim: Maria.
Uma mãe que,
como tantas mães em nosso país,
olha com lágrimas nos olhos o presente
e o futuro árduo do filho.
Talvez seja por isso que a mãe Maria
se expressa em cada olhar de mãe,
em cada gesto de doação da mulher.
No rosto de uma mulher que assume
a maternidade inteiramente,
mesmo diante de tudo o que há de vir,
há a presença iluminada de um lado vivo,
mas esquecido por todos,
homens e mulheres:
O AMOR!!!!

Autor desconhecido


-----------------------------------------------------



Retrato de Mãe

"Uma mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de
Deus, e muito de anjo pela incansável solicitude dos cuidados seus;
uma mulher que, ainda jovem, tem a tranqüila sabedoria de uma anciã e,
na velhice, o admirável vigor da juventude;
se de pouca instrução, desvenda com intuição inexplicável
os segredos da vida e, se muito instruída age
com a simplicidade de menina;
uma mulher que sendo pobre,
tem como recompensa a felicidade dos que ama, e quando rica, todos os
seus tesouros daria para não sofrer no coração a dor da ingratidão;
sendo frágil, consegue reagir com a bravura de um leão;
uma mulher que, enquanto viva, não lhe damos o devido valor,
porque ao seu lado todas as dores são esquecidas; entretanto
quando morta, daríamos tudo o que somos e tudo o que temos para vê-la de
novo ao menos por um só momento, receber dela um só abraço,
e ouvir de seus lábios uma só palavra.
Dessa mulher não me exijas o nome, se não quiseres
que turve de lágrimas esta lembrança,
porque... já a vi passar em meu caminho.
Quando teus filhos já estiverem crescidos, lê para eles estas palavras.
E, enquanto eles cobrem a tua face de beijos, conta-lhes que um humilde
peregrino, em paga da hospedagem recebida, deixou aqui para todos o
esboço do retrato de sua própria mãe."


Tradução do original de D. Ramóm Angel Jara
Bispo e Orador Chileno



-----------------------------------------------------


Eternamente Mãe

MÃE...
que na presença constante me ensinou
na pureza do seu coração a vislumbrar
caminhos...

MÃE...
dos primeiros passos, das primeiras
palavras...

MÃE...
do amor sem dimensão, de cada momento,
dos atos de cada capítulo de minha vida
não ensaiados, mas vividos em cada
emoção...

MÃE...
da conversa no quintal, do acalanto do
meu sono aquecido de amor, aninhada
em seu coração...


MÃE ...
do abraço, do beijo que levo na
lembrança...

MÃE...
é você que me inspira a caminhar...

MÃE...
a presença de cada passo que o
tempo não apaga: por mais longo
e escuro que seja o caminho, haverá
sempre um horizonte...

MÃE...
Mulher a quem devemos a vida,
que merece o nosso respeito,
nossa gratidão e nosso afeto.

Autor Desconhecido



-----------------------------------------------------



Dia das mães no mundo

2º domingo de maio – Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica
2º domingo de fevereiro – Noruega
2º domingo de outubro – Argentina
2º dia da primavera – Líbano
1º domingo de maio - Portugal
10 de maio – México
8 de dezembro – Espanha
Último domingo de maio – Suécia
4º domingo da Quaresma – Inglaterra


-----------------------------------------------------


JOGRAL PARA A MAMÃE
1 - Mamãe, beijo-te as mãos.
2 - E nesse beijo ponho
3 - toda a ternura e gratidão
4 - que de tão grandes
5 - não cabem no universo
1 - Mas ficam dentro do pequeno verso
2 - que espontâneo me vem do coração.
3 - Beijo-te as mãos, mamãe
4 - As tuas mãos marcadas
5 - pelos anos de luta e aflição
1 - Cada ruga, cada traço
2 - São para mim a expressão
3 - da fadiga e do cansaço
4 - de toda a vida passada
5 - E quando beijo as tuas mãos mamãe
1 - Beijo a mão de todas as mãezinhas
2 - que pelos filhos deram o coração
3 - As que ficaram sozinhas
4 - lutando pela veste e pelo pão
5 - Aquela que ensinaram em santa devoção
1 - pela manhã e à noite no pequeno leito
2 - o filho unir às mãos em oração
3 - Pedindo a Deus que o faça bom e perfeito.
4 - Aquela que em vigília dolorida
5 - Sobre o bercinho inclinada
1 - Acompanhou com ânsia mal contida
2 - com lágrimas e prece
3 - O sofrimento da criança amada
4 - dando-lhe a própria vida se pudesse
5 - Aquelas que levaram seu menino
1 - pela primeira vez até a escola
2 - e arrumaram com carinho
3 - O lanche nutritivo na sacola,
4 - Aquela que chorosa
5 - viu partir para a guerra
1 - O filho belo e forte,
2 - Na dúvida cruciante e dolorosa,
3 - de vê-lo partir, quem sabe para a morte,
1 - Beijo-te as mãos mamãe
5 - Do afeto filial
2 - que hoje se estende,
3 - as mães de todo o mundo
4 - pela renúncia e pelo amor profundo
5 - sublime e divinal
Todos - Mamãe, beijo-te as mãos!


-----------------------------------------------------


ABECEDÁRIO DA MAMÃE
A - Amiga
B - Bonita
C - Carinhosa
D - Dedicada
E - Elegante
F - Feliz
G - Gentil
H - Honesta
I - Inteligente
J - Justa
L - Legal
M - Modesta
N - Natural
O - Organizada
P - Protetora
Q - Querida
R - Risonha
S - Sincera
T - Trabalhadora
U - Única
V - Verdadeira
X - Xodó
Z - Zelosa


-----------------------------------------------------





MÃE É A PALAVRA MAIS COMPLETA QUE ALGUEM JÁ ESCREVEU
E O AMOR DE UMA MAE SO PODE SER TRADUZIDO EM UMA PALAVRA
DOAÇÃO!
O AMOR DE MÃE É UM AMOR QUE SE DOA
E COLOCA EM PRIMEIRO PLANO O BEM ESTAR DE SEUS FILHOS
E ESSA DOAÇÃO QUE ESQUECE MUITAS VEZES DE SI E PENSA NOS SEUS
SE TIVER APENAS UM PEDAÇO DE PÃO QUEM COMO É O FILHO
SE TIVER APENAS UMA COBERTA QUEM SERÁ AQUECIDO SERÁ O FILHO
DEUS VOS ABENÇOE QUERIDAS MAMAES!
VOCÊ É UMA JOIA RARA, MAIS PRECIOSA QUE RUBIS
E HOJE QUEREMOS DIZER: OBRIGADO POR SER ASSIM, TÃO MARAVILHOSA!
PARABÉNS MÃE!



HOJE QUERO DIZER OBRIGADO
AO MEU PAPAI DO CÉU
PELA MAMAEZINHA QUERIDA
TÃO LINDA, MINHA RAINHA!
EU TE AMO MINHA MAMÃE
PRINCESINHA DO MEU CORAÇÃO
QUE DEUS TE ABENÇOE E PROTEJA
E LHE MUITAS E MUITAS BENÇÃOS!

A MAMÃE É A NOSSA RAINHA
LINDA, MEIGA E BOAZINHA
OBRIGADO PAPAI DO CEU
PELA LINDA MAMAEZINHA

MINHA MAEZINHA QUERIDA
QUERO DIZER OBRIGADO
VOCÊ É TUDO EM MINHA VIDA!

MÃE, APENAS TRES LETRINHAS
QUE MUITO SIGNIFICADO TEM
É A PALAVRA MAIS PRONUNCIADA
E POR TODOS SEMPRE AMADA!

MAE, ESSE SER ANGELICAL
QUE DEUS NOS DA AO NASCER
PARA CUIDAR DA GENTE
NOS MIMAR E ENCHER DE BEIJOS
OBRIGADO PAPAI DO CEU
PR ESSE LINDO PRESENTE!





MÃE, A MULHER QUE SABIAMENTE EDIFICA A SUA CASA
ISSO PORQUE EM SEU CORAÇÃO JÁ EDIFICOU UM ALTAR
ONDE A CADA DIA RECEBE DO PRÓPRIO DEUS
OS CONCEITOS ETERNOS
O SEU CORAÇÃO É UMA FONTE DE SABEDORIA E NOS FALA SOBRE PRINCIPIOS QUE NÃO SE CANSA DE REPETIR
E ESSES VALORES NOS ACOMPANHARÃO POR TODO A VIDA


MÃE TU ÉS LUTADORA E COMPANHEIRA
EDUCADORA E MESTRA
TU ÉS SÁBIA MINHA MÃE
MÃE DOS SIMPLES E DOS POBRES

MÃE DOS QUE NADA TÊM E DOS QUE TUDO TÊM
MÃE DO SILÊNCIO, E DA COMUNICAÇÃO
MÃE DOS DOENTES E DOS SÃOS
MÃES DOS QUE PLANTAM E DOS QUE COLHEM

MÃE QUE SORRI, MÃE QUE CHORA
MÃE QUE ABRAÇA E AFAGA
MÃE PRESENTE, E MÃE AUSENTE
A TODAS VOCÊS QUERIDA MAMÃES!
O NOSSO PARABÉNS E AFETO
E O MAIS PURO AMOR!







MÃE...SÃO TRÊS LETRAS APENAS
AS DESSE NOME BENDITO:
TAMBÉM O CÉU TEM TRÊS LETRAS
E NELAS CABE O INFINITO
PARA VOCÊ NOSSA MÃE,
TODO BEM QUE SE DISSER
NUNCA HÁ DE SER TÃO GRANDE
COMO O BEM QUE ELA NOS QUER !
NÓS TE AMAMOS MAMÃE!

MÃE, BELEZA DIVINA
É TER O VENTRE ABENÇOADO,
PRA RECEBER COM TODO AMOR
O FILHO QUE SERÁ GERADO.
É AMAR SEM FRONTEIRAS, PELO INSTINTO AFLORADO
E VIVER INTENSAMENTE PELO FILHO TÃO AMADO
ANTES DE VER JÁ SE AMA, UM PEDACINHO DE GENTE
DEUS TE ABENÇOE MAMÃE,
QUE SIGA SEMPRE CONTENTE
E QUE DEUS ABENÇOE TEUS DIAS
E TE SUSTENTE!

MÃE,
VOCÊ ME ENSINOU A ME IMPORTAR COM AS PESSOAS,
A PERCEBER SEUS SENTIMENTOS, E COMPREENDER SEUS PROBLEMAS.
VOCÊ ME ENSINOU QUE O AMOR DE DEUS NÃO É CASTIGO E SIM BENÇÃO
ME ENSINA OS CAMINHOS DO SENHOR COM AMOR
QUE JESUS É O NOSSO MELHOR AMIGO E SALVADOR
DE TUDO O QUE VOCÊ ME ENSINOU,
ESTAS DEVEM SER AS COISAS MAIS IMPORTANTES,
E SÃO TAMBÉM ESSAS QUALIDADES QUE ME FAZ ADMIRAR VOCÊ!
OBRIGADO MÃE! EU TE AMO!
MAE, PALAVRA QUE NÃO TEM RIMA
MESMO ASSIM PEQUENINA
MAS DENTRO DELA ENCERRA
TODA A POESIA DA TERRA

MÃE, PALAVRA MAIS PRONUNCIADA
MESMO POR GENTE CALADA
EM TODOS OS MOMENTOS DA VIDA
ÉS SEMPRE A MAIS QUERIDA

MÃE, FAZ DE TEU LAR
UM NINHO SIMPLES
DE CARINHO E PAZ
E COM SABEDORIA REGE TEU LAR

QUERIDA MAMÃE, MUITO OBRIGADO
PELO CARINHO E AFAGO
E PELOS SEUS ABRAÇOS
VOCÊ É MULHER MAIS LINDA
QUE ILUMINA AS NOSSAS VIDAS

O PAPAI SOUBE BEM ESCOLHER
UMA MAEZINHA TÃO LINDA
TÃO GENEROSA E BOAZINHA
É VOCÊ QUERIDA MAMÃE
DO LAR É A NOSSA RAINHA

UM ABRAÇO APERTADO
EM VOCE EU QUERO DAR
PARA DIZER OBRIGADO
MINHA QUERIDA MAMÃE
QUE DEUS TE PROTEJA
E ABENÇOE O NOSSO LAR


MÃE, VOCÊ E MINHA MULHER MARAVILHA
UMA GRANDE RAINHA
CHEIA DE ENCATOS MIL
ME FAZ FELIZ
DEUS TE ABENÇOE MAMÃE!

MÃE, EU TE AMO CADA DIA MAIS
VOCÊ É MUITO ESPECIAL
UM ANJO ANGELICAL
PARABÉNS QUERIDA MAMÃE

EU AMO A MINHA MAMÃE
E O MEU AMOR NÃO TEM FIM
PARA ELA EU BATO PALMAS
E DIGO MIL PARABÉNS
PELO SEU DIA MAMÃE

A MINHA MÃE É MUITO ESPERTA
SABE DE TUDO UM POQUINHO
E ME ENSINA COM MUITO CARINHO
A RESPEITAR OS MAIS VELHOS
A SER BEM EDUCADINHO

OI MÃE
VOCÊ É MUITO ESPECIAL PARA MIM
HOJE QUE É O TEU DIA
VENHO COM TODO AMOR
DIZER: OBRIGADA MÃEZINHA QUERIDA
VOCÊ TAMBEM É MEU AMOR!


MÃE, UM SORRISO EM SEUS LABIOS
O ANO INTEIRO EU QUERO VER
QUE VOCÊ SEJA SEMPRE FELIZ
É ISSO QUE EU SEMPRE QUIS

MÃE, UM NOME TÃO PEQUENININHO
MAS QUE REVELA UMA GRANDE MULHER
QUE PROTEGE OS SEUS COM AMOR
E ENSINA O CAMINHO DA FÉ

QUERO NESTE TEU DIA
DIZER O QUANTO TE AMO
MAEZINHA TU ÉS PRECIOSA
FORMOSA, UMA LINDA ROSA!

MÃE, ESCOLHIDA PARA GUARDAR,
DENTRO DE SI, O DOM DA VIDA.
ESCOLHIDA PARA CULTIVAR COM CARINHO
AS SEMENTES DO FUTURO.
ESCOLHIDA PARA DAR À LUZ
AQUELE PEQUENO SER
QUE DURANTE TODO O SEMPRE
IRÁ SIMBOLIZAR O QUE HÁ DE MAIS IMPORTANTE
E PRECIOSO
EM SUA EXISTÊNCIA...








MÃE
ESCOLHIDA PARA SER CAPAZ
DE VIVER E DE SONHAR,
DE APRENDER E DE VIVER,
DE PROTEGER E DE MUDAR,
DE DIZER E DE CALAR,
DE SOFRER E DE LUTAR,
DE VENCER E DE ACREDITAR,
DE SORRIR E DE CHORAR,
DE SENTIR E DE SE EMOCIONAR,
DE SABER O QUE É AMAR...
ESCOLHIDA PARA SER CAPAZ DE TUDO,
ATÉ MESMO O IMPOSSÍVEL
POR AQUELES QUE COM MUITO ORGULHO
IRÁ CHAMAR DE " FILHO".
ESCOLHIDA PARA SER MULHER,
ESCOLHIDA PARA SER ESPECIAL!
--------------------------------------
HOJE É UM DIA MUITO FELIZ
A MINHA MÃE EU QUERO SAUDAR
PEDINDO A DEUS PARA ABENÇOAR
O NOSSO QUERIDO LAR

--------------------------------------

QUE ALEGRIA QUANDO EM CASA ESTOU
VENDO TODOS JUNTOS ALMOÇAR
GRAÇAS A DEUS PORQUE ELE NOS DÁ
MAMÃE, PAPAI E UM LAR!





MÃE, BEIJO SUAS MÃOS
QUE EM TODOS OS MOMENTOS ME SOCORRE
TU ES MARAVILHOSA MAMÃE
QUE DEUS ILUMINE TEU CAMINHAR

------


MINHA QUERIDA MÃE
MÃE DE CORAÇÃO
OBRIGADA POR SEU CARINHO E DEDICAÇÃO
OBRIGADA POR ENSINAR O CAMINHO QUE DEVO SEGUIR
POR CUIDAR DE MIM COM AMOR
PELO MEU CANTINHO EM SEU LAR
POR SER MINHA, MÃE
DEUS TE ABENÇÕE E TE PROLONGUE A VIDA!


AS MÃES JÓIAS RARAS
QUE BRILHAM NO DIA A DIA
ATE MESMO NA COZINHA
SUA LUZ IRRADIA
OBRIGADO MÃEZINHA QUERIDA
POR FAZER FELIZ A VIDA!








TODOS - MÃE, FLORES PARA VOCE

1 - MÃE, HOJE ESSAS FLORES FALARÃO POR MIM:

2 - SE NÃO TENS ESTADO FELIZ, QUE ELAS TE AJUDEM A LEMBRAR O QUANTO ÉS IMPORTANTE PARA NÓS E O QUANTO QUEREMOS QUE SEJAS SEMPRE FELIZ!

3- SE A TUA FÉ TEM SIDO ABALADA, QUE ELAS POSSAM TE LEMBRAR DO DEUS VERDADEIRO QUE TUDO PODE FAZER

4- SE ALGUÉM MAGOOU TEU CORAÇÃO, QUE ELAS LEVEM PERDÃO.

5- SE FINANÇAS TE PREOCUPAM, POSSAM ELAS TE LEMBRAR QUE DEUS SEMPRE ACABA SUPRINDO NOSSAS NECESSIDADES

6- SE TE VÊS SOZINHA E ESQUECIDA, QUE ELAS TE FAÇAM SENTIR A PRESENÇA DE JESUS.

7 - SE PENSAS QUE NINGUÉM TE DÁ IMPORTÂNCIA, QUE ELAS FAÇAM COM QUE RECONHEÇAS TEU PRÓPRIO VALOR.

TODOS - HOJE, QUERO QUE ESSAS FLORES FALEM POR MIM, DE TODO O MEU AMOR POR TI...

1 - EU SÓ DESEJO QUE TU SEMPRE ESTEJAS BEM.

2 - LEMBRA-TE SEMPRE DO AMOR QUE TENHO POR TI!

3 - RECEBA ESSA FLORES PELA PAZ QUE VOCÊ SEMEIA

4 - PELA ALEGRIA QUE VOCÊ TRANSMITE.

5 - PELAS VERDADES QUE VOCÊ AFIRMA!

6 - PELA JUSTIÇA QUE VOCÊ DEFENDE!

7 - PELA BELEZA QUE SÓ VOCÊ TEM!

1 - PELA DOCE SIMPLICIDADE DE SEUS GESTOS.

2 - PELO SEU ABRAÇO GOSTOSO!

3 - PELO BRILHO DO SEU OLHAR!

TODOS - PORQUE ÉS DE DEUS! MULHER VITORIOSA E LUTADORA!

4 - POR SER PARTE DE UMA FAMÍLIA TÃO ESPECIAL!

5 - PELA SUA SIMPLICIDADE

6- POR TUDO O QUE VOCÊ É!

TODOS - ESSAS FLORES SÃO PARA VOCÊS. NOSSAS QUERIDAS
MAMÃES! DEUS TE ABENÇOE MÃE!

22 março 2011

História Bíblica: GIDEÃO

A HISTÓRIA DE GIDEÃO E A LUTA CONTRA OS MIDIANITAS

Base Bíblica: Livro de Juízes – capítulos 6, 7 e 8

Objetivo da Lição: Aprender a dependermos de Deus e confiarmos inteiramente nEle.

Versículo para memorizar: “Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso”. (Juizes 6:10).


Desenvolvimento da História

A história de Gideão tem início com Deus não estando muito satisfeito com o seu povo, os israelitas. Vamos recordar que o povo de Israel foi salvou por Deus de Faraó, quando foram libertos do Egito, e Moisés, o grande líder, conduziu as pessoas através do Mar Vermelho em terra seca. Centenas de anos se passaram desde então, mas ao longo de todos estes anos, apesar de tudo que Deus realizava, eles ainda faziam o que era mal aos olhos do Senhor.
Deus ama o pecador, mas aborrece o pecado, por isso houve duras consequências para essas ações, Deus permitiu que os midianitas, povo de Midiã, os perseguisse e dominassem.

Os midianitas não eram seus amigos. Eles tomaram e arruinaram todas as suas colheitas e animais e os Israelitas tiveram que se esconder em cavernas.
Depois que Israel não tinha mais nada, eles finalmente clamaram a Deus para que o ajudassem. Deus é tão misericordioso que ouviu o clamor (como ele sempre faz) e tinha um plano.

Deus prova sua fidelidade porque apesar de não estar satisfeito com os israelitas, mas ele ainda ouvia-os e respondeu suas orações!
E a Bíblia nos relata esta plano: Gideão estava debulhando o trigo em um lugar escondido, para que os midianitas não viessem roubar o trigo, quando um anjo do Senhor veio e sentou ao lado dele.

O anjo lhe falou e disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro".
"Mas, senhor", respondeu Gideão, "se o Senhor está conosco porque é que todas essas coisas ruins acontecendo? Onde estão todos os milagres que os nossos pais (as pessoas que cruzaram o Mar Vermelho) nos contaram?"
O Senhor respondeu Gideão, "Vá com toda a tua força e livra Israel dos midianitas. Estou enviando para você fazer isso."

Então Gideão começou a dar todas as desculpas que vocês possam imaginar: "Mas Senhor, como posso salvar Israel? O meu povo está mais pobre em Manassés, e eu sou o menor e o mais novo de toda minha família."
E Deus lhe disse: "Eu estarei com você, e você vai derrotar todos os midianitas”.
Então Gideão pediu a Deus um sinal. Ele queria ter certeza que esta era realmente Deus que estava falando.

Primeiro, ele preparou um altar como uma oferenda a Deus. Ele colocou a sua oferta (de carne e pão sem fermento) para baixo em uma pedra e o Deus mandou um fogo que consumiu completamente a carne e o pão. E o anjo do Senhor desapareceu.
Então Gideão percebeu que era o anjo do Senhor.

Naquela mesma noite o Senhor disse a Gideão para derrubar o altar que seu pai havia construído para um falso deus (Baal). É crianças, os israelitas começaram acreditar em tais deuses falsos e por isso é que Deus estava zangado com eles, pois sabemos que Ele é o único Deus verdadeiro e real e essas pessoas estavam orando e dando ofertas para peças de madeira e estátuas que não pode fazer ou ouvir nada.
Gideão levou dez dos seus servos durante a noite (porque ele tinha medo de ser pego com as pessoas na cidade) e derrubaram os altares.

As pessoas ficaram loucas quando perceberam que Gideão tinha destruído os seus altares, mas eles decidiram que, se Baal era realmente um deus, ele poderia punir Gideão. Claro que nada aconteceu com Gideão, porque Baal não é real, era apenas uma imagem de escultura feita por mãos de homens.
Gideão ainda queria ter certeza de que Deus iria salvar os israelitas, então, ele pediu um outro sinal. Ele colocou um pedaço de lã de uma ovelha no chão, e queria que o orvalho da noite molhasse apenas lã e toda a terra ao redor ficasse seca, então ele saberia que Deus iria salvá-los.

Quando Gideão verificou a lã na parte da manhã viu a lã toda molhada e o chão estava seco, mas ainda assim Gideão pediu mais um sinal ...
Desta vez, ele pediu que a lã ficasse seca e ao redor odo o solo ficasse molhado, e , na manhã seguinte a lã estava seca e o chão molhado, não havia mais do que duvidar.

E então, Gideão reuniu um exército e partiram para o acampamento dos midianitas. Gideão foi, provavelmente, se sentindo muito bem. Ele tinha muitos homens para ajudá-lo a combater e Deus prometeu que iria ajudá-los a vencer. Mas, Deus tinha algo um pouco diferente em mente e então disse a Gideão que ele tinha muitos homens no seu exército. Ele sabia que Israel iria pensar que tinha derrotado os midianitas com seus próprios esforços sem ajuda de Deus, se fossem com todos aqueles homens, e Deus queria que eles soubessem que Ele faria eles vencerem.

Então, Deus disse a Gideão: "Anuncie ao povo: Quem estiver com medo pode ir para casa agora". Surpreendentemente vinte e dois mil homens foram embora! Isso é um monte de gente! Mais da metade de todo o exército foi para casa. Apenas dez mil ficaram.

Gideão ainda se sentia bem. Pelo menos eles tinham dez mil homens, certo? Não por muito tempo. O Senhor disse a Gideão que ele ainda tinha muitos homens.
Quando eles desceram para beber água o Senhor lhe disse: "Separe os homens que bebem a água como um cão para um lado e os que ficarem de joelhos e beber com suas mãos, ponha para o outro lado."

É surpreendente, mas apenas trezentos homens se ajoelharam e beberam com suas mãos. Tudo o resto pareciam beber como cães!
Deus disse a Gideão que ele só queria os trezentos homens e o resto era para ir para casa. Dessa forma, quando eles ganhassem a guerra, os israelitas saberiam que Deus estava no controle.

Agora Gideão não sabia como Deus iria ajudá-los a vencer. Havia muitos midianitas contra apenas trezentos deles, e ele se preocupou tanto que até perdeu o sono.
Deus, que sabe tudo, percebeu a angustia de Gideão e durante a noite o Senhor falou a Gideão: "Se você ainda está com medo, vá lá embaixo no vale com o teu servo, onde estão instalados os midianitas e ouça o que eles estão dizendo. Você vai se sentir muito melhor depois disso."

Bem escondido e com cuidado ele foi e assim que chegou, ouviu um deles falando com seu amigo sobre um sonho que teve. Ele estava dizendo: “Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída”. Seu amigo respondeu: "Isto deve significar a espada de Gideão, e que Deus vai ajudá-lo a nos derrotar".

Assim que Gideão ouviu isso, ele adorou a Deus e correu de volta para o acampamento. Voltou e gritou: "Levantem-se, o Senhor nos deu o acampamento dos midianitas!"

Ele dividiu todos os homens em três grupos e deu-lhes todas as trombetas e os frascos vazios com tochas dentro.
Gideão e os homens cercaram o acampamento dos três grupos (lembre-se que eles foram lá em cima olhando para o vale). Quando Gideão começou a tocar a trombeta o resto seguiu.

Eles tocaram as trombetas e gritou: "Pelo Senhor e por Gideão!" Em seguida, eles quebraram os jarros que estavam levando, segurando a tocha com uma mão e trompete na gritaria outro lado, "Espado do Senhor e de Gideão!"
Quando os midianitas ouviram isso, começaram a gritar e a correr. Então, quando todas as buzinas começaram a tocar novamente o Senhor fez com que os midianitas entrassem em pânico e começaram a ferir uns aos outros com suas espadas.

Os que restaram foram capturados pelos homens de Efraim, perto do Jordão.

Então, esse foi o dia em que Deus salvou Gideão e derrotou os midianitas. Sem Deus nada disto seria possível.

Tudo é possível para Deus, e Ele nos ensina através deste acontecimento que foi registrado na Bíblia que devemos confiar e descansar n’Ele. Quando estivermos em dificuldades lembramos que Deus nos dará a estratégia perfeita e a nossa vitória será completa

Caro professor, jamais esqueça de falar sobre o Plano da Salvação e de fazer o apelo.

Abços

Rosangela Correia




































abaixo figuras do blog. galerinhaonline.blogspot.com




21 março 2011

História Bíblica: Dorcas - a cuidadora

HISTÓRIA BÍBLICA : DORCAS – A CUIDADORA

Versículo para memorizar: “Um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te...” (Isaías 41.6)

Objetivo da História: reforçar a importância de sermos ajudadores, de sentirmos a necessidade dou outro e termos ações de boas obras.

Desenvolvendo a história

Dorcas, uma palavra que significa "gazela", às vezes era chamado Tabitha. Ela era uma pessoa muito amável, que gastou seu tempo cuidando das viúvas de Jope.
Deus sempre preocupou-se em nos ensinar sobre o cuidado da igreja com as viúvas e pessoas necessitadas. Nos tempos bíblicos, quando o marido de uma mulher morria, ela não tinha como ganhar a vida. (Esta condição ainda persiste em algumas partes do mundo de hoje.)
A lei, naquele tempo, afirmava que se o marido de uma viúva tinha terras, toda a herança iria para o filho mais velho, e se o filho não cuidasse de sua mãe, ela não tinha para onde recorrer e pedir ajuda. Se a viúva não tivesse filho, ela perderia sua propriedade e só poderia obtê-la de volta, se um parente de seu marido se caso-se com ela. Como na história de Rute e Boaz (Livro de Rute).
Deus tinha instruído os judeus para cuidar dos necessitados. Os judeus não podiam colher as bordas de seus campos, sem deixar o grão para o povo pobre para "catar" ou pegar. Nem poderia o proprietário passar por cima do campo uma segunda vez para pegar o grão que tinha caído. Era para ser deixado para os pobres.
No Novo Testamento, Tiago escreve que uma das marcas da religião pura é que uma pessoa cuida das viúvas e órfãos. Aqueles que se importam com os necessitados recebem a aprovação de Deus, e aqueles que não ajudam desagradam a Deus.
Dorcas vivia em Jope, uma cidade portuária. Ela era uma pessoa amorosa que mostrou bondade para com os outros e especialmente para os necessitados. Ela fazia roupas para as viúvas, para aquecê-las no inverno.
Um dia ela ficou doente e morreu. Seus amigos ficaram tão tristes e chateados. As viúvas choravam, pois a grande amiga tinha ido embora.
Mas, eles tinham ouvido que Pedro, um dos apóstolos e também que havia sido discípulo de Jesus, tinha realizado milagres de cura a pessoas doentes. Até este momento, nenhum apóstolo tinha realizado o milagre de ressuscitar mortos, mas os amigos de Dorcas "acreditavam que Pedro poderia fazer. E, assim que enviaram dois homens a Lida, uma cidade próxima onde Pedro estava hospedado.
Pedro veio a Jope com os homens, e quando ele chegou lá, ele foi levado para uma sala superior, onde seus amigos tinham colocado Dorcas. A sala estava cheia com as viúvas que estavam chorando e mostrando uns aos outros os casacos e outras roupas que Dorcas tinha feito para elas, enquanto ela estava viva. Cada ato ali mostrava sua fidelidade e o amor que ela tinha para com eles.
Pedro disse a todos que deixassem a sala, então ele ficou de joelhos e orou, pedindo a Deus para trazer vida de volta em seu corpo ainda. Ele lhe disse: "Tabita, levante-se."
Ela abriu os olhos e quando viu Pedro, sentou-se. Ele tomou-a pela mão e ela levantou-se.
Ele pediu para o povo a voltar para a sala, e lá eles viram a grande amiga Dorcas viva de novo. Que alegria que eles sentiram! Foi uma grande festa!
A notícia se espalhou rapidamente pela cidade de Jope. Dorcas está viva novamente! Devido a grande milagre muitos creram no Senhor Jesus.
Verdade Prática:
Sabem crianças, além do grande milagre e poder que o Senhor Jesus nos dá pra realizarmos milagres, sim porque Jesus disse: “ Estes sinais seguiram o s que crerem”; o grande ensinamento que esta história nos traz é como uma pessoa pode ser importante para os outros, como ela pode contribuir e ajudar. Dorcas, em sua simplicidade, descobriu uma maneira de ajudar os necessitados e ela era muito amada por eles.
Hoje, olhe ao seu redor e perceba no que você pode contribuir para que seu mundo fique um pouco melhor, ajude em sua casa, na escola, na sua rua, enfim, procure ser alguém bom e agradável e que você posa fazer falta para os outros.
Quando temos o amo de Deus em nossos corações sabemos o quanto é importante compartilhar este amor com os outros.

(professor - faça o apelo)









20 março 2011

OS ATOS DOS APOSTOLOS – A HISTÓRIA DE BARNABÉ

OS ATOS DOS APOSTOLOS – A HISTÓRIA DE BARNABÉ

Base Bíblica – Novo Testamento – Livro de Atos – Capítulos 2, 4, 9, 11, 12, 13

Versículo para memorizar: "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma" (Eclesiastes 9:10).

Objetivo: A importância de ajudar e compartilhar, de ser amigo e companheiro.

HORA DA HISTÓRIA

Há via muitos líderes da igreja primitiva, mas poucos foram tão humilde e influente como Barnabé. Seu nome era José, mas os apóstolos lhe deram o nome "Barnabé" (barra nuh), que significa Filho da Consolação. Era um nome adequado, porque ele era um estímulo para todos que o conheciam.
Havia milhares de judeus em Jerusalém que foram convertidos no dia de Pentecostes e nos dias seguintes. Eles não vieram preparados para uma longa estadia na cidade, mas muitos deles ficaram a ouvir a pregação dos apóstolos, e muitos deles precisam de ajuda não só espiritual, mas também financeira, e a Bíblia nos relata, no livro de Atos dos Apóstolos que algumas pessoas que tinham a propriedade, venderam e deram o dinheiro aos apóstolos para que pudessem alimentar a multidão e ajudar as pessoas carentes. Um dos que vendeu um terreno era Barnabé da ilha de Chipre. (Atos 4:36)
Ele era um levita. De acordo com a distribuição de terras, quando os israelitas entraram em Canaã, os levitas, foram dadas as cidades e as pastagens ao redor das cidades para o seu gado. As pastagens prorrogado 3.000 pés (mais de meia milha) em todas as quatro direções de cada cidade levita. Barnabé vendeu um campo que possuía e trouxe o produto para os apóstolos.
Pedro foi quem primeiro pregou para os gentios. No entanto, foi Paulo, quem o Senhor escolheu para ser seu pregador especial para a nação gentia. Quando ele era um novo convertido, Paulo foi para Jerusalém e tentou contato com os crentes ali, mas tinham medo dele, pois antes de se converter ao evangelho, Paulo chamava-se Saulo e perseguia os cristãos.
Barnabé viu o que estava acontecendo. Ele próprio tinha a confiança e o respeito dos fiéis, e ele soube que Paulo era sincero, então ele apresentou Paulo aos apóstolos em Jerusalém, e assim Paulo foi aceito. Barnabé contou-lhes como Paulo havia sido convertido e como ele estava pregando sobre Jesus. (Atos 9:23)
A igreja aceitou-os e eles ficaram por um período em Jerusalém, porém Paulo que antes era perseguidor tornou-se agora perseguido e teve que ir para Tarso. (Atos 11:23)
Mais tarde, Barnabé foi para Tarso à procura de Paulo. Ele o encontrou e o levou para a cidade de Antioquia e os dois pregaram na cidade por um ano inteiro. Eles foram os primeiros missionários, e fizeram muitas viagens evangelizando as nações.
Uma certa vez o Espírito Santo direcionou Paulo e Barnabé para irem a Chipre para pregar. Lá conheceram um falso profeta chamado Bar-Jesus ou Elimas (EE luh mus). Ele era um atendente para o procônsul, o funcionário do governo. Fste homem ficou contra Paulo e a sua pregação, e Paulo o chamou de filho do diabo e lhe disse que ele ia ser cego por um tempo.
Imediatamente ele ficou cego e começou a procurar alguém para levá-lo ao redor. O procônsul ficou impressionado e acreditou nos ensinamentos de Paulo e Barnabé.
O Espírito Santo sempre dirigiu os trabalhos de Paulo e Barnabé, e eles viajaram para várias cidades pregando a boa notícia sobre Jesus.
Na cidade de Listra (LIS truh) Paulo fez um milagre em que um coxo foi capaz de andar novamente. O povo pagão da cidade que pensavam que eram deuses e prepararam-se para oferecer-lhes sacrifícios, mas Paulo e Barnabé saíram correndo gritando que eles também eram humanos e o que eles precisavam eram adorar o Deus verdadeiro.
Barnabé não era um dos doze apóstolos, mas neste caso ele é chamado apóstolo, porque ele foi enviado pelo Espírito Santo para uma missão especial.
João Marcos, seu sobrinho, viajou com Barnabé e Paulo, para algumas das cidades, mas abandonou-os em uma cidade e não conseguiu continuar a viagem com eles. Este incidente viria a causar um problema porque Barnabé queria levar João Marcos novamente com eles, mas Paulo recusou-se a levá-lo.
Então, Barnabé levou João Marcos com ele para a ilha de Chipre, e Paulo foi com Silas através da Síria. Eles concordaram com este compromisso e obra de Deus continuou.

Há uma indicação de que Paulo e Barnabé trabalharam juntos novamente, e em sua carta aos Colossenses que foi escrita da prisão.

Barnabé era verdadeiramente o Filho de Incentivo, que sempre olhou para o melhor nas pessoas, e Deus quer que aprendamos com o exemplo de Barnabé, de sempre dar mais uma chance as pessoas, de saber ver o que cada um tem de bom.


Seja um "Barnabé", um ajudador, um amigo, um servo do Senhor Jesus!