03 novembro 2010

HISTÓRIA: "O REFEM DA AMIZADE"

O Refém da Amizade


Base Bíblica:
“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão”. Provérbios 17:17
“O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão”. Provérbios 18:24
“ Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” João 15:13

Versículo para Memorizar:
“ Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” João 15:13
(Professor procure um método para que todos decorem o versículo)

Objetivo da História:
- Que a criança compreenda o valor de se ter amigos;
- Que a criança perceba que Cristo é o maior detodos os amigos e que Ele deu sua vida por nós;
- Conhecer o valor da salvação: estávamos condenados a morte e Cristo pagou o preço da redenção;

A História
Dois rapazes eram muito amigos e gostavam de estar juntos, de conversar, de brincar. Se é verdade que “há amigos mais chegados do que irmãos”, esse era o caso do Pedro e do João!
Um dia, o Pedro fez algo que desagradou ao rei. Não era um crime grave, mas o rei era muito mau e julgou que aquela pequena ofensa era motivo para condenar o rapaz à morte, e mandou-o prender até ao dia da execução. Ele era um rapaz que gostava muito da sua família e, assim, mandou um recado ao rei a pedir licença para ir até sua casa e despedir-se dos seus pais.

- Esse “miúdo” deve pensar que sou tolo! - exclamou o rei com raiva - É claro que se eu o deixar sair da prisão, ele vai fugir. Não vou cair nesta armadilha.

Pedro ficou muito triste pela resposta do rei. Estava preso, injustamente, e nem podia realizar o seu último desejo, visitar os seus queridos pais.
Durante vários dias tentou imaginar um plano para fazer o rei acreditar que ele não iria fugir, mas foi em vão. Quando o seu amigo João, foi visitá-lo à cadeia, conversaram
sobre o assunto. Foi então que João teve um plano:

- Eu ficarei aqui até tu voltares.

Pedro mandou dizer ao rei:

- Tenho um amigo que ficará na prisão em meu lugar.

O rei quis logo conhecer João:

- Estás louco rapaz? Achas mesmo que o Pedro um dia voltará?

- Claro que sim, ele é meu amigo, honesto e verdadeiro. Mas se ele não voltar, morrerei por ele.

O rei tinha um coração duro e era tão egoísta que tornava-se difícil para ele acreditar que uma pessoa se oferecesse para morrer por outra,mas mesmo assim, permitiu que Pedro fosse para casa dizer adeus à sua família, e o seu amigo João ficou na cadeia.

Eles abraçaram-se, e na hora da despedida o Pedro disse:

- Não tenhas medo João, eu voltarei!

As horas para João pareciam muito longas, e para Pedro pareciam curtas demais.

Passados alguns dias, João percebeu que havia chegado o momento em que Pedro devia morrer. De repente, João ouviu o rei e os soldados a aproximarem-se da cela para o levar, Pedro não aparecera. O rei riu-se da loucura de João em confiar em seu amigo mas disse:

- Agora cumprirei o combinado, “palavra de rei não volta atrás”!

Já estava mesmo na hora de João morrer em lugar do Pedro quando ele entrou a correr e, sem fôlego, pediu milhões de desculpas a João.
O barco em que navegara tinha naufragado e isso havia retardado a sua volta. Quando conseguiu chegar à praia, correu tão depressa quanto pode para salvar o amigo que tinha ficado na prisão.

O rei ficou tão admirado com o regresso de Pedro que nem queria acreditar no que estava a ver:
- Deixei este maluco ir para casa ver os pais antes de morrer. Ele prometeu voltar, mas eu nunca acreditei que ele fizesse isto.

Então, o rei chamou o rapaz e disse-lhe:

- Pedro, porque voltaste se podias ter ficado na terra dos teus pais e viver?

E ele respondeu ao rei:

- Eu não disse que voltava? Não deixaria meu amigo morrer em meu lugar!

Naquele momento, o coração do rei foi tocado. Jamais viu tamanha lealdade, tamanha honestidade e dedicação entre dois amigos.

De repente o rei decretou:

- João viverá!! E Pedro será libertado! Não posso permitir que tal amizade seja desfeita no meu reino.
Realmente, não há maior tesouro do que verdadeiros amigos. Eles valem mais do que todo o dinheiro do mundo. Por isso, devemos fazer amigos, e bons amigos, tantos quanto possível. Mas lembre-se: para ter bons amigos é preciso, antes, ser um bom amigo ou uma boa amiga. Só quem age como um bom amigo atrai bons amigos!

CONCLUSÃO

Sabem crianças, a Bíblia nos ensina que a amizade é algo de grande valor, são os amigos que nos ajudam nessa vida. Nos momentos de alegria, mas também nos momentos de tristeza e necessidades eles sempre estarão por perto.
Mas quero lembrar que não há amigo maior do que Aquele que deu sua vida por nós, e seu nome é Jesus Cristo.
A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte, então, estávamos condenados a morrer, porque pecamos constantemente. Mas Jesus, assim como diz o versículo que vocês decoraram, “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”, morreu em nosso lugar e agora temos vida eterna, basta o recebermos como nosso Senhor e Salvador!!!!

(Professor faça o apelo)

















18 comentários:

  1. linda essa história!!
    amei
    bjo e pazzz

    ResponderExcluir
  2. Amei a forma de vc explanar o texto bíblico.
    Que Deus continue te abençoando!Ranielly

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Cara eu amei demais,vou fazer isso na minha celula e creio que serao bastante edificadas, pois eu fui muito.

    ResponderExcluir
  5. Que DEUS a cada dia derrame sobre sua vida sabedoria e criatividade.Amei a historia.
    Que DEUS te abençoe!
    JOsédina

    ResponderExcluir
  6. Que todos os seus dias sejam marcados pela presença do Espírito Santo! Amei a história. Bjos, Luciana

    ResponderExcluir
  7. Gente, essahistória não tem na Bíblia, gostei dos versículos,do tema, mas, temos que tomar cuidado para ensinar como se a história fosse da Bíblia, não é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esta história é apenas um apoio, tanto que não está descrita no seu início como história bíblica, ela deve ser utilizada apenas um complemento de ensino e de se promover uma discussão sobre amizade e compromisso com a verdade.
      Rosangela Correia

      Excluir
  8. Simplesmente adorável essa história amei!!!

    ResponderExcluir
  9. ADOREI ESTA HISTORIA . MAS SERA QUE EXISTE AMIGOS ASSIM?

    ResponderExcluir
  10. Amei essa historia e vou utiliza-la na formatura da jardim, onde o tema é "AMIZADE" DEUS A ABENÇOE minha irmã. missionária Cleidiana Santos

    ResponderExcluir
  11. Uau! que história linda,vou utilizá-la para os minhas crianças na igreja onde eu congrego. Eles vão amar.

    ResponderExcluir
  12. eu irei contar essa historia na igreja em vou no ''momento da criança'' sera espetacular!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! gostei!!...

    ResponderExcluir
  13. Esta historia é tão linda que serviu para realizar uma tarefa de escola do meu filho, Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  14. ameeei ameei vou passar aos meus alunos hooje

    ResponderExcluir
  15. Farei na minha celula .. amei o texto

    ResponderExcluir
  16. contarei p minhas crianças, e tenho certeza que gostarão, obrigado, e Deus te abençoe!

    ResponderExcluir