27 setembro 2009

O NASCIMENTO DE JESUS

O NASCIMENTO DE JESUS


Texto Bíblico: Lucas 1

Objetivo da História:
Saber que quem anunciou o nascimento de Jesus foi o anjo Gabriel. Saber que Jesus é o Filho de
Deus.

Versículo para Memorizar:

“..e porás o nome de Jesus.” Lucas1.31

O professor deve ensinar: “porás é uma ordem dada para colocar alguma coisa, só que em uma linguagem mais difícil e antiga. Deve também aplicar o significado para ter certeza que a criança compreendeu-o. O anjo falou que Deus estava ordenando a Maria que o nome do nenê fosse Jesus.

O professor deverá chamar a atenção da criança para o que ele vai ensinar. Isto pode ser feito de duas maneiras: perguntando alguma coisa relativa a lição ou apresentando alguma coisa concreta e original.
Sugerimos: • Perguntar: “ Como é que recebemos uma notícia?” (TV, rádio, telegrama, carta) • Dar um envelope já recortado para cada criança com o versículo da lição e dizer : “Vocês estão recebendo uma notícia”. “Deus prometeu que mandaria Seu Filho para ser o Salvador. Muitos anos se passaram desde a promessa feita por Deus, até o nascimento de Jesus. E agora uma moça iria receber uma notícia diferente ”.

Captada a atenção, o professor vai ensinar a lição propriamente dita:

“Era uma vez uma moça chamada Maria.
Ela era noiva de um moço chamado José.
Um dia, quando ela estava na sua casa, ela recebeu uma notícia muito importante e de uma maneira diferente.
Quem deu a boa notícia foi um anjo enviado pelo próprio Deus dos céus. O nome deste anjo era Gabriel.
Gabriel disse: - Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você! Não precisa ter medo. Deus me enviou para dizer que você vai ficar grávida, vai ter um menino, que é o próprio Filho de Deus! Seu nome será Jesus porque Ele salvará o povo dos seus pecados, das coisas erradas que fazem.
Então Maria respondeu: - Aqui está a serva do Senhor, que aconteça comigo aquilo que o Senhor falou!
O anjo disse que Maria teria um filho que deveria chamar-se Jesus.
Ele salvaria as pessoas do mundo das coisas erradas que sempre fazem. Maria amava a Deus e sabia que tudo que Deus faz é muito bom.
E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade, e José e Maria saíram de Nazaré e forma para Belém, à cidade de Davi.

Chegando a Belém, José procurou uma hospedaria, mas todas estavam cheias de visitantes que estavam na cidade para o recenseamento. Bateram de porta em porta, mas não havia mais lugar para eles.
Considerando que Maria estava para ter bebê, alguém arrumou uma estrebaria, onde ficavam os animais, para passarem a noite. Foi ali que o Menino Jesus nasceu.

E nasceu Jesus, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, onde repousavam os animais.
E nesse lugar humilde e simples nascia o Salvador do Mundo, mas Deus preparou uma grande festa: a Bíblia nos diz que naquela mesma cidade havia pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E Deus enviou um anjo que disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.
E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.
E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.
O nascimento de Jesus foi uma grande festa. E ali cumpria-se a maior de todas as promessas, pois quando no início da Criação do Mundo, quando Adão e Erva pecaram Deus prometeu que nos enviaria um Salvador, um que esmagaria a cabeça da serpente (Satanás), e esse Messias nasceu: Ele é Jesus, o Salvador! Festejemos!!!!!!


Use esta parte da aula para recapitular com as crianças tudo o que foi ensinado. • Como chamaria o nenê? • Como era o nome da mãe do nenê? • Como era o nome do anjo? • Como é o nome do Filho de Deus?

Figuras extraidas do site: sementinha kids e do ebd:










23 setembro 2009

O PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS

O PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS

(com base na historia publicada no site www.ebd.com.br)

Base Bíblica: João 2.1-11

• Receba as crianças com atenção e alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias .
• Tenha momentos de louvor com cânticos acompanhados por um instrumento ou em fita.
• Reserve um tempo para a memorização do versículo da lição.
• Realize oração conjunta, ensinando que deve ser feita com os olhos fechados para que não prestemos atenção no sapato do amigo, no cabelo da amiga, afinal vamos conversar com o Senhor Jesus. Estimule a todos para que orem.
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.


Objetivo da Lição:
•Saber qual foi o primeiro milagre de Jesus.
•Saber que milagres acontece ainda hoje.

Versículo para memorizar:
“...Fazei tudo o que ele vos disser.” João 2.5

Hora da História:

Sugerimos: • Perguntar: " Alguém já foi a uma festa de casamento?" • Levar duas jarras: uma com água e outra com suco de uva já preparado. Levar copos e distribuir para as crianças, primeiro a água e depois o suco de uva. " Vocês beberam duas coisas diferentes. Nós vamos aprender hoje o primeiro milagre que Jesus fez e que aconteceu numa festa de casamento."
Captada a atenção, o professor vai ensinar a lição propriamente dita:

"Um milagre nós aprendemos que é alguma coisa fora do comum.
Depois de haver chamado muitos de seus amigos para ajudá-lo em seu ministério, Jesus foi convidado para uma festa de casamento em uma pequena cidade chamada Caná que ficava na região da Galiléia. A mãe de Jesus também estava neste casamento, bem como os seus discípulos. Uma certa hora aconteceu uma coisa desagradável. O vinho da festa acabou.

A mãe de Jesus então se aproximou dele e disse: O vinho acabou. Jesus lhe disse: "Não é preciso que a senhora diga o que devo fazer. Ainda não chegou minha hora." Com isso Jesus queria dizer que ainda não era a hora dele ser reconhecido como o Messias Salvador. Maria então disse aos empregados da festa: "Fazei tudo o que ele vos disser".
Ali perto estavam seis potes de pedra que eram usados para lavar as mãos e os pés das pessoas e que cabiam mais ou menos de oitenta a cem litros de água. Jesus disse aos empregados:" Encham de água estes potes." E eles encheram até a boca. Em seguida mandou: "Agora tirem um pouco de água destes potes e levem ao dirigente da festa." Eles fizeram o que Jesus ordenara.
Então o dirigente da festa provou a água e ela havia se transformado em vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo, mas os empregados sabiam. Por isso chamou o noivo e disse: "Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados beberam à vontade, servem o vinho barato. Você , porém, guardou até agora o melhor vinho." Jesus começou assim seus milagres. O primeiro foi em Caná da Galiléia.
Ele mostrou sua glória e os seus discípulos creram nele!
Vamos pensar ? Jesus estava numa festa de casamento o que mostra que ele gostava de divertir. Jesus fez muitos milagres mas este foi o primeiro. Ele transformou água em vinho. Os empregados levaram água ao homem que estava dirigindo a festa, mas ao provar ele sente que é um vinho de excelente qualidade. Deus pode tudo e Jesus sendo Deus também pode fazer todas as coisas: curar, ressuscitar, transformar. Jesus sabe tudo o que necessitamos e todas estas coisas podem ser milagres que Jesus quer fazer em nossa vida.

Use esta parte da aula para recapitular com as crianças tudo o que
foi ensinado. • O que é um milagre ? • Para onde Jesus tinha sido convidado? • Quem também estava na festa? • O que aconteceu com o vinho? • Quem falou para Jesus sobre isto? • O que Maria falou para os empregados? • Quantas jarras de pedra estavam ali? • O que Jesus mandou os empregados fazerem? • O que aconteceu? • O que o dirigente da festa disse para o noivo?

Você pode terminar a aula com uma oração.

(figuras do site:ww.ebd.com.br)



História Biblica: Abraão e a promessa

ABRAÃO E A PROMESSA

(com base na história da www.ebd.com.br)

Leitura Bíblica: Gênesis 12.1-9; 13.14-18; 15.1-7

Objetivo da Lição:
• Que a criança compreenda sobre o OBEDECER.
• Saber que obedecendo a Deus, receberemos as bênçãos que Deus tem prometido.

Versículo para memorizar: “...Abraão, quando chamado, obedeceu...” Hebreus 11. 8
Ensine a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus em momentos de crise ou aflição. Dê um versículo bem simples ou parte dele, caso contrário elas não conseguirão decorar ou compreender. Ainda assim o versículo deve ser explicado e pode ser repetido durante a aula.

Na lição de hoje não temos palavras difíceis. Explique: “ Abraão, que era um homem de Deus quando foi convidado, pelo próprio Deus, para sair de sua terra e ir para um lugar onde ele nem mesmo sabia onde era, obedeceu, ele fez o que Deus mandou.” .
O professor deverá chamar a atenção da criança para o que vai ser ensinado. Isto pode ser feito de duas maneiras: perguntando alguma coisa relativa à lição, em linguagem simples, ou mostrando alguma coisa concreta e original. Sugerimos: • Perguntar: Vocês já foram à praia? (deixar que falem) • Mostrar: A areia que você trouxe e espalhar sobre o papel. Perguntar : Vocês conseguem contar os grãozinhos de areia? e as estrelinhas do céu? Na lição de hoje, vocês vão conhecer Abrão. Deus prometeu que ele teria uma “família” muito grande, como as estrelinhas do céu e os grãozinhos de areia da praia. E vocês podem ser uma dessas estrelinhas.

Hora da História:
Deus fez um convite especial para um homem, da família de
Sem que era filho de Noé. Este homem chamava-se Abrão. Deus lhe disse: " Deixe a sua terra e os seus parentes. Vá para uma terra que eu mesmo vou lhe mostrar. Faça isso e eu farei de você pai de uma grande nação. Você será uma bênção. O mundo inteiro será abençoado por sua causa." Abrão não ficou nem um pouco duvidoso, como diz o versículo que decoramos: “Abrão, quando chamado, obedeceu...” , ele obedeceu a Deus e partiu. Abraão arrumou suas coisas, levou Sarai, sua esposa, Ló, seu sobrinho, seus rebanhos, seus escravos e todas as suas riquezas. Abraão já estava com 75 anos. Vocês já pensaram? Abrão era um homem rico, morava com seus familiares e agora ter que partir para um lugar que não conhecia?! Mas, ele não duvidou, ele obedeceu a Deus e partiu porque ele sabia que Deus cumpriria a sua promessa e que ele seria feliz. Abrão foi caminhando, caminhando e Deus apareceu outra vez para Abrão e lhe disse: "Eu vou dar esta terra para sua família e para todos que fizerem parte dela. Eles vão ser tantos como o pó da terra. Assim como ninguém pode contar os grãozinhos assim será sua família! Naquele lugar, Abrão construiu um altar para agradecer a Deus. Viram? Deus não deixou Abrão sozinho. Abrão estava obedecendo a Deus e Ele o estava guiando e abençoando. Vocês também precisam obedecer a Deus. Se vocês obedecerem a Deus, Ele sempre estará com vocês para guiar, guardar e proteger.

Abrão continuou sua caminhada. Ele parava nos lugares, armava seu acampamento, depois continuava caminhando, pois estava obedecendo ao convite de Deus. Deus disse a Abrão que ele seria pai de uma grande nação, que sua descendência, sua família, seria como a areia da praia. Abrão então falou para Deus que ele não tinha filhos. Deus, então, levou Abrão para fora e disse: "Olhe para o céu e conte as estrelas, se puder .Esse será o número da sua família. "Depois de muito tempo, mesmo Abraão e Sara sendo velhinhos eles receberam a promessa de ter um filhinho que deram o nome de Isaque. Isaque foi a primeira estrelinha, o primeiro grãozinho de areia para formar aquele grande povo, o povo de Deus, aquela família que Deus havia prometido para Abraão. Vocês também podem fazer parte do povo de Deus, da família de Abraão, vocês podem ser uma daquelas estrelinhas. Sabem como? Vocês precisam obedecer a Deus, aceitar Jesus como único e todo poderoso Salvador. Se vocês aceitarem Jesus vocês vão fazer par-
te do povo de Deus, vocês serão uma das estrelinhas da família de Abraão.
Use esta parte da aula para recapitular com as crianças tudo o que foi ensinado fazendo uma pergunta de cada vez, esperando e ajudando-os a responder com muita paciência. • Qual foi a ordem que Deus deu para Abrão? • Qual era o nome da esposa de Abrão? • De que tamanho seria a família de Abrão? • Abrão tinha filhos ? • Deus mandou Abrão olhar o céu e fazer o que? • Como se chamou o filho de Abraão e Sara? •Como podemos ser uma estrelinha da família de Abraão?

Além da atividade básica você pode complementá-la com uma colagem Você poderá utilizar: • estrelinhas metalizadas vendidas em saquinhos na papelaria • areia Você pode: • Pedir que passem cola no céu e grudem as estrelinhas. Fique atenta para que ninguém coloque cola nem estrelinhas na boca. A ajuda das mães pode ser fundamental.
Você pode terminar a aula com uma oração. Pode pedir que as crianças o ajudem a arrumar a classe. Se você resolveu pregar os trabalhinhos na parede, faça com a ajuda das crianças. Se elas vão levá-lo para casa certifique-se que cada uma está com todas as suas atividades.







(Figuras de www.ebd.com.br)




História Bíblica: Caim e Abel

HISTORIA: CAIM E ABEL
(texto com base no historia do site: www.ebd.com.br)

Objetivo:
Saber que a criança deve amar a Deus de coração. • Saber que a criança deve agradar a Deus.

Versículo para decorar: “Amarás teu Deus de todo teu coração... ” Deuteronômio 6.5

Leitura
Gênesis 4.1-14, 25 e 26

É importante dar um versículo bem simples ou parte dele, caso contrário elas não conseguirão decorar ou compreender. Ainda assim o versículo deve ser explicado e pode ser repetido durante a aula. Deve-se também explicar o significado para ter certeza que a criança compreendeu-o: "Você deve gostar muito, muito de Deus no seu coração, com o seu pensamento, Deus deve ser muito importante para você.”

O professor deverá chamar a atenção da criança para o que vai ser ensinado. Isto pode ser feito de duas maneiras: perguntando alguma coisa relativa à lição, em linguagem simples, ou mostrando alguma coisa concreta e original. Sugerimos: • Perguntar: "Vocês gostam, amam a mamãe (o papai ou a vovó)? Vocês amam de coração? Vocês gostam de agradá-la? "

Sugestão:
Montar com as pedras e os gravetos um pequeno altar ou fogueira para que possam ver como as coisas eram oferecidas a Deus. Colocar as figuras da ovelha e do prato com hortaliças e dizer " Para agradar a Deus as pessoas da época de Adão e Eva ofereciam o que era seu para Deus." Hoje vamos conhecer dois irmãos: um amava a Deus no coração e o outro não."
Captada a atenção, ensinar a lição propriamente dita, utilizando os cartazes coloridos.

Hora da História

"Foi Adão que colocou o nome em sua esposa: Eva, que quer dizer “vida”, pois ele disse que ela seria a mãe de toda a humanidade. Nasceu o primeiro filho de Adão e Eva: Caim. Depois nasceu o outro filho, se chamou Abel. Caim foi crescendo e se interessando em cuidar da terra, ele se tornou um ótimo “agricultor . Já Abel, gostava muito de cuidar de ovelhinhas, ele se tornou “pastor de ovelhas”.
Passado algum tempo Caim juntou os melhores frutos que ele plantou e ofereceu a Deus. Abel pegou os primeiros filhotes do seu rebanho e também ofereceu a Deus. Deus aceitou Abel e sua oferta e não aceitou Caim e sua oferta. Sabe por quê? Porque Deus conhecia o coração de Abel e o de Caim. Deus sabia que Abel fazia tudo para agradá-lo, que o amava de todo o coração. Mas Deus também conhecia o coração de Caim e sabia que ele não O amava verdadeiramente. A Bíblia diz que as obras de Caim eram más e de seu irmão, justas. Deus ainda avisou Caim: se você andar direito é claro que vou aceitar você. Você pode mudar seu coração! Mas Caim não se arrependeu, não quis amar a Deus de todo coração, continuou com muita raiva, tanta raiva que matou seu irmão Abel.
Que tristeza! Na Bíblia diz que você deve amar a Deus de todo o coração e as outras pessoas como se fosse você mesmo. Se Caim amasse a Deus e a seu irmão, ele jamais o teria matado. E agora?
Deus havia prometido que “Seu” filho nasceria como homem para salvar o pecador. Mas Abel, que amava a Deus morreu. Será que o Filho de Deus viria da família de Caim?! Não, pois Deus deu outro filho a Eva: Sete, e da família de Sete, muitos e muitos anos depois nasceu Jesus.
Use esta parte da aula para recapitular com as crianças tudo o que foi ensinado fazendo uma pergunta de cada vez, esperando e ajudando-os a responder com muita paciência. • Qual o nome do primeiro filho de Adão e Eva? • Qual o nome do segundo filho de Adão e Eva? • Qual deles cuidava das plantas? • Qual deles era pastor de ovelhas? • Qual deles amava a Deus de todo o coração? • Como chamou o terceiro filho de Adão e Eva que nasceu?

FIGURAS DE WWW.EBD.COM.BR



11 setembro 2009

O ÚLTIMO FOLHETO

O ÚLTIMO FOLHETO




Todos os domingos à tarde, depois do culto da manhã na igreja, o
pastor e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos
evangelísticos.

Numa tarde de domingo, quando chegou à hora do pastor e seu filho
saírem pelas ruas com os folhetos, fazia muito frio lá fora e também
chovia muito. O menino se agasalhou e disse:

-'Ok, papai, estou pronto. '

E seu pai perguntou:

-'Pronto para quê?'

-'Pai, está na hora de juntarmos os nossos folhetos e sairmos. '

Seu pai respondeu:

-'Filho, está muito frio lá fora e também está chovendo muito. '

O menino olhou para o pai surpreso e perguntou:

-'Mas, pai, as pessoas não vão para o inferno até mesmo em dias de chuva?'

Seu pai respondeu:

-'Filho, eu não vou sair nesse frio. '

Triste, o menino perguntou:

-'Pai, eu posso ir? Por favor!'

Seu pai hesitou por um momento e depois disse:

-'Filho, você pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado, filho. '

-'Obrigado, pai!'

Então ele saiu no meio daquela chuva. Este menino de onze anos
caminhou pelas ruas da cidade de porta em porta entregando folhetos
evangelísticos a todos que via.

Depois de caminhar por duas horas na chuva, ele estava todo molhado,
mas faltava o último folheto. Ele parou na esquina e procurou por
alguém para entregar o folheto, mas as ruas estavam totalmente
desertas. Então ele se virou em direção à primeira casa que viu e
caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha. Ele tocou a
campainha, mas ninguém respondeu. Ele tocou de novo, mais uma vez, mas
ninguém abriu a porta. Ele esperou, mas não houve resposta.

Finalmente, este soldadinho de onze anos se virou para ir embora, mas
algo o deteve. Mais uma vez, ele se virou para a porta, tocou a
campainha e bateu na porta bem forte. Ele esperou, alguma coisa o
fazia ficar ali na varanda. Ele tocou de novo e desta vez a porta se
abriu bem devagar. De pé na porta estava uma senhora idosa com um
olhar muito triste. Ela perguntou gentilmente:

-'O que eu posso fazer por você, meu filho?'

Com olhos radiantes e um sorriso que iluminou o mundo dela, este
pequeno menino disse:

-'Senhora, me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de
dizer que JESUS A AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu
último folheto que lhe dirá tudo sobre JESUS e seu grande AMOR. '

Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora.
Ela o chamou e disse:

-'Obrigada, meu filho!!! E que Deus te abençoe!!!'

Bem, na manhã do seguinte domingo na igreja, o Papai Pastor estava no
púlpito. Quando o culto começou ele perguntou:

- 'Alguém tem um testemunho ou algo a dizer?'

Lentamente, na última fila da igreja, uma senhora idosa se pôs de pé.
Conforme ela começou a falar, um olhar glorioso transparecia em seu rosto.

- 'Ninguém me conhece nesta igreja. Eu nunca estive aqui. Vocês sabem
antes do domingo passado eu não era cristã. Meu marido faleceu a algum
tempo deixando-me totalmente sozinha neste mundo. No domingo passado,
sendo um dia particularmente frio e chuvoso, eu tinha decidido no meu
coração que eu chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança
ou vontade de viver.

Então eu peguei uma corda e uma cadeira e subi as escadas para o sótão
da minha casa. Eu amarrei a corda numa madeira no telhado, subi na
cadeira e coloquei a outra ponta da corda em volta do meu pescoço. De
pé naquela cadeira, tão só e de coração partido, eu estava a ponto de
saltar, quando, de repente, o toque da campainha me assustou. Eu
pensei:

-'Vou esperar um minuto e quem quer que seja irá embora. '

Eu esperei e esperei, mas a campainha era insistente; depois a pessoa
que estava tocando também começou a bater bem forte. Eu pensei:

-'Quem neste mundo pode ser? Ninguém toca a campainha da minha casa ou
vem me visitar. '

Eu afrouxei a corda do meu pescoço e segui em direção à porta,
enquanto a campainha soava cada vez mais alta.

Quando eu abri a porta e vi quem era, eu mal pude acreditar, pois na
minha varanda estava o menino mais radiante e angelical que já vi em
minha vida. O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês!
As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que
estava morto há muito tempo SALTASSE PARA A VIDA quando ele exclamou
com voz de querubim:

-'Senhora, eu só vim aqui para dizer QUE JESUS A AMA MUITO. '

Então ele me entregou este folheto que eu agora tenho em minhas mãos.

Conforme aquele anjinho desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a
porta e atenciosamente li cada palavra deste folheto.

Então eu subi para o sótão para pegar a minha corda e a cadeira. Eu
não iria precisar mais delas. Vocês vêem - eu agora sou uma FILHA
FELIZ DO REI!!!

Já que o endereço da sua igreja estava no verso deste folheto, eu vim
aqui pessoalmente para dizer OBRIGADO ao anjinho de Deus que no
momento certo livrou a minha alma de uma eternidade no inferno. '

Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos na igreja. E quando
gritos de louvor e honra ao REI ecoaram por todo o edifício,
o Papai Pastor desceu do púlpito e foi em direção a primeira fila onde
o seu anjinho estava sentado. Ele tomou o seu filho nos braços e
chorou copiosamente.

Provavelmente nenhuma igreja teve um momento tão glorioso como este e
provavelmente este universo nunca viu um pai tão transbordante de amor
e honra por causa do seu filho...

Exceto um. Este PAI também permitiu que o Seu Filho viesse a um mundo
frio e tenebroso. Ele recebeu o Seu Filho de volta com gozo indescritível, todo o Céu gritou louvores e honra ao Rei, o PAI assentou o Seu Filho num trono acima de todo principado e potestade e lhe deu um nome que é acima de todo Nome.

Autor Anônimo

A LUZ DO MUNDO

SOMOS A LUZ DO MUNDO

(Historia utilizada e elaborada por Renascer KIDS)

Vamos levar as crianças a entenderem que mesmo pequenas, em todos os lugares que elas estiverem elas vão:
1. Ser luz, como Jesus Cristo.
2. Fazer a diferença: na escola, em casa, no condomínio, com os amiguinhos..., na rua onde mora...
3. Aparecer, não se esconder para que todos possam ver!
4. Não deixar a luz se apagar

Como sugestão, vamos usar 2 personagens :

O(A) LUZITO(A) : Pode ser feminino ou masculino. Ou vc pode usar os dois, pode ser irmãos, pode ser gêmeos. Super fashion e descolado, gosta muito de dançar, principalmente o hap. Você pode fazer com EVA, pode fazer ampliado num papelão. Faça um bocal de madeira de modo que fique em cima de uma mesa...para que a luz possa acender.




A VELITA ou O VELITO ; é mais velho;antigo, porque surgiu para iluminar muiiiiiiiito tempo antes do Luzito, é mais comportado, mas não é tímido, é ousado e arrisca a dar uns passos de dança.
Faça também de EVA.
Como esses personagens vão conversar e ensinar coisas para as crianças, sugiro que vc pegue uma lâmpada grande (150 w) e personalize com carinha, mãos e pés e bonezinho. A Mesma coisa com a vela. Escolha uma grande e personalize. Ou ainda 2 pessoas pode ser os personagens...




•AULA 1: O QUE EU SOU ?? SOU LUZ
-------------------------------------

•TEXTO BASE: MATEUS 5:14-16
•OBJETIVO: Mostrar a criança o que é LUZ , quais são as propriedades da luz. e o que é ser luz. Antes de ter a Lâmpada, o que as pessoas usavam. Fale sobre a invenção da lâmpada, quem foi que inventou... Mas a vela ainda é muito usada. Levar a criança que Jesus deu uma ordem pra todo mundo e também para as crianças: VOCÊS SÃO LUZ do mundo. Levar a criança a entender o que é ser LUZ comparando com a propriedades da LUZ.

• SUGESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA.
Leve e apresente os personagens. Deixe a sala um pouco escura.
Olhem só quem está aqui! Esse é o Luzito e a Velita.
Vocês vão ter que responder 3 perguntas:
1. O que eles são?
2. Quem é o mais novo, e quem é o mais velho?
3. O que eles fazem que é igual?

Se quiser divida em 2 equipes e de alguns minutos para responderem....
As respostas devem ser estas, ou próximas dessas.
È uma Lâmpada e uma Vela. A vela é mais velha e os que eles fazem de igual é a LUZ

Muito bem, as repostas estão certíssimas! Como nós fazemos então, para que eles produzam luz?
(ligue a lâmpada e acenda a vela). Ahhh... Agora sim!! Está tudo MAIS CLARO, porque eu tenho luz.
O que é que a luz faz, então ? Dá claridade, fica tudo claro. Dá pra enxergar tudo.
Quando a luz chega, o que vai embora? O escuro
Onde deve ficar a luz? (Mostre que quanto mais pra cima ficar, mas vai iluminar o local. )

Jesus nos deu uma palavra para todas as pessoas e para todas as crianças também. Quem quer ouvir ?
Jesus disse: VOCÊS SÃO LUZ !! VOCÊS SÃO LUZ DO MUNDO !!
- O quê ???
- Como é que eu vou ser luz? Vão me ligar na tomada ? Vão me acender ?? (rsrsrs...) Nãoooo....
Mas quando nós fazemos coisas boas, quando obedecemos, quando falamos a verdade , nós passamos a ser luz ! Porque a obediência é LUZ, a verdade é LUZ,
Quando falamos a verdade, que é que vai embora? A MENTIRA
Quando Obedecemos, o que vai embora? A DESOBEDIENCIA

E onde nós devemos ficar... num lugar pra ninguém ver ?? Não... todos vão ver quando vamos fazer coisas boas, em todos os lugares e daí todos vão conhecer Jesus !

•Versículo: ... vocês são luz do mundo ...(Mateus 5:14 )

•Atividade: Colorir o LUZITO e a VELITA – colar gliter na lâmpada e na chama da vela .

•Lembrancinha: Um cartão para cada criança com uma vela pequena dessa de aniversário que vêm várias numa caixinha. Presa numa fita adesiva. Escrita VOCÊ É A LUZ DO MUNDO


AULA 2: O LUZ E ESCURO NÃO COMBINAM – A LUZ FAZ A DIFERENÇA
----------------------------------------------------

•TEXTO BASE: MATEUS 5:14-16
•OBJETIVO: Mostrar através de experiências de coisas que não se combinam; não se misturam. Que a Luz e o escuro também não se misturam. Mostrar a criança que a LUZ faz a diferença e o escuro vai embora. E que cada criança é uma luz e em cada lugar que ela estiver ele não vai se misturar, mas vai ser a diferença e todos vão ver.

• SUGESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA.
Você vai precisar de
1. 2 potes de vidro iguais transparente tipo desses de maionese, tamanho pequeno. Esse pote vão representar 2 crianças: As duas crianças conhecem a palavra , Vêm no Renascer kIds, ouvem todas as histórias, mas uma só é realmente apostólica ( o pote com gasolina) e poe em pratica o que aprende, uma só é LUZ, a outro não liga ( o pote com água colorida)
2. No primeiro pote, coloque gasolina ou óleo.
3. No segundo pote coloque na mesma quantidade, água colorida com anilina amarela que chegue na mesma cor da gasolina ou óleo do outro pote.
4. 2 potes de vidro maior, pode ser do pote maior de maionese ou então desses que usamos para guardar balas... Importante que sejam maiores do que os outros 2. Esses potes vão representar o mundo
5. Nesses potes maiores, O MUNDO, coloque água colorida com anilina verde.
6. Faça o teste antes, em casa: Água com água se mistura, mas água com gasolina não
Se quiser colocar carinha nos potes... fica legal!

Comece o diálogo entre o LUZITO E A VELITA:
- Oi Velita tudo Bem? Diga-me uma coisa: como é que as crianças que também são LUZ como nós vão mostrar a diferença !
- Ah é simples! Quem é LUZ brrrrrilhaaaa. Quem é luz não mistura com as coisas ruins!
- Ah... Como assim?
- Vem cá eu vou te explicar melhor. Vamos fazer uma exxxxxxperiência, né professora?
(Professora Começa a fazer a experiência)
“ Muitos bem, esses dois aqui são duas crianças que vêm no RENASCER KIDS... Elas duas ouvem as aulas... Participam, cantam..., Oram..., Entregam suas ofertas... As duas são tão iguais, né... mas onde é que vão mostram que são diferentes?
È justamente quando saem daqui, lá na escola, lá na rua,... lá em casa ... lá na casa da avó, lá no condomínio... então vamos ver
Esse potão aqui representa o MUNDO, as outras pessoas...
Luzito e Velita, será que essas 2 crianças estão prontas para ser LUZ como vocês? Será que elas realmente vão brilhar nesses lugares?
Vamos fazer o seguinte. Aquela que mostrar que realmente é LUZ, vocês dois vão ficar do lado dela e acender, tá bom? Fechado?.... OK... Fechado!

Pegue primeiro o pote de água colorida amarela e mostre que esse pote é uma das crianças que vem no Kids e que agora vai pra escola, vai brincar na rua... vai ao shopping com a mamãe. Mas essa criança não mostra ser diferente... (enquanto fala, vá misturando a água do potinho no potão e tampe.) Todos os dias vai pra escola, mas ela briga, xinga, fala palavrão... a professora fica brava, chama a diretora.... ihhhh... Chega em casa a vovó tá lá, mas nem cumprimenta... sae correndo ... joga tudo no chão...não obedece a mãe... os amiguinhos contam piadas feias e ela dá um monte de risada junto com eles... xingam as pessoas que passam na rua e ela fica junto também... (Enquanto fala e dá vários exemplos.... vá mexendo o pote e depois pare)
Vamos ver Luzito? Será Velita que essa criança é luz, Será que ela se separa ? ou será que ela se mistura com tudo que tem no mundo ?
Ihhhh.... eu não estou vendo nenhuma diferença, vocês estão ? Tá tudo misturado, como nós vamos saber onde está esta criança. Se ela é igual ... não mostra nenhuma diferença ?
Infelizmente, vocês não vão acender, não porque esta não é LUZ ! QUE PENA !!
Agora vamos ver essa outra aqui !
(Proceda da mesma maneira... dê os exemplos, mas diga como ele age ao contrário, depois pare de mexer o pote)

OBS: quanto mais rápido mexer o pote mais lenta vai ocorrer a separação Então não mexa rápido.
Lembre-se faça o teste em casa antes.

Olhem só ... Olhem está separando, não se mistura... Está junto com os outros, mas tem uma diferença!!!
Ah... Vamos acender o LUZITO E A VELITA para esse?
È assim que Jesus deseja de cada criança. Que a nossa luz brilhe em todos os lugares
• Versículo: ... ASSIM BRILHE A VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS ....Mateus 5:16a )
• Atividade: Colorir o LUZITO e a VELITA – colar gliter na lâmpada e na chama da vela .
• Use variações desse desenho, as crianças podem recortar e colar num cartão...
Ou ainda Compre uma vela para cada uma e também compre aqueles olhinhos que mexer deixe a criança personalizar sua vela. Faça um suporte para que depois de pronta possa ficar em pé.

• Lembrancinha: Se houver condições e possibilidades compre uma lanterninha para cada uma das criança....


---------------------------------------------------------------------

Tema da aula: DAR ESPAÇO À LUZ DO SENHOR!
Base bíblica: Atos 2:2 e 3
Estratégia: Combine antecipadamente com a coordenadora ou com um formador de apoio para apagar todas as luzes do Kids assim que você terminar de recolher a oferta, simulando uma queda de energia. Mantenha lanternas prontas para o uso para não assustar as crianças, especialmente as menores. A ministração será feita no escuro, apenas com as lanternas (ou com velas também), e as luzes serão acesas no final, após orar e selar essa Palavra na vida das crianças.
Ministração: Ih, gente!!!!!!! CALMA AÍ GALERA!!!! Vamos ligar essas lanternas... Acho que faltou luz...!!!! Não acredito... e agora? Como vamos continuar o culto? Calma... Olha, vamos fazer uma coisa... vamos sentar de novo, vamos organizar. Gente, como é ruim ficar sem luz né... Imagina se a gente tivesse que viver sem luz!!!! Sem geladeira, sem televisão, sem computador, banho frioooo! Uiii! Seria muito ruim. As máquinas que fazem comida, roupas e tudo o mais que a gente usa não iriam funcionar também...! Imagina só... a gente ia dormir beeem mais cedo né, porque depois que escurecesse não teria nada pra fazer! Ai meu Deus... Vocês estão vendo como a luz é importante na nossa vida... aliás, é super importante, é essencial! Não dá pra viver sem né...!
Mas sabe... tem uma luz que é muito mais importante e necessária que essa que faz tudo funcionar! É A LUZ DE JESUS!!!!!!!! A luz de Jesus é a presença do Espírito Santo na nossa vida, é ter brilhando na nossa vida todas as coisas boas que têm no coração de Jesus! Quando não temos a luz de Deus brilhando na nossa vida, nosso coração fica escuro como essa sala... e a escuridão é o lugar onde o inimigo de Deus mora, então sem a luz de Deus nossa vida fica escura, triste, cheia de dor, pecado, problemas, mentiras.
Ah, mas na nossa vida não!!!!!! O nosso coração é o lugar onde brilha a luz de Jesus, onde mora a presença do Espírito, e nós temos a alegria, a motivação, amor, fé, intimidade com Deus, salvação, felicidade... nós temos toda a luz de Jesus brilhando bem forte na nossa vida, amém?! As pessoas olham pra gente e já vêem a luz de Deus, porque no nosso coração não tem espaço pra escuridão, pra tristeza, não tem espaço pro que não vem de Deus!!!
Formador, convide as crianças a fechar os olhos e orar declarando essa palavra. Declarando que o coração delas é de Jesus, é o lugar onde brilha a luz de Jesus e não há lugar pra escuridão, pra nada que vem de Satanás! Convide aquelas que ainda n”ao aceitaram Jesus a abrir o seu coração para Jesus, dando espaço pra que a Sua luz brilhe na vida delas! Ore por cada uma, imponha as mão e sele essa Palavra!

Lembrancinha: espelho de luz em forma de lâmpada, feito com E.V.A. e decorado com cola glitter dourada. Você pode colar o versículo ou escrever na lâmpada com caneta dourada.
Versículo – chave: Efésios 5:9


---------------------------------------------------------------------------

Tema da aula: A LUZ QUE TRAZ BOM FUTURO!

Base bíblica:

Estratégia: Vamos brincar de cabra-cega! Esconda na sala um envelope com as palavras “BOM FUTURO” (bem grande) que contenha (dentro do envelope) as seguintes palavras: prosperidade, família abençoada, sonhos realizados, boa profissão e felicidade (você pode acrescentar outras se desejar). Vende os olhos de todas as crianças e oriente-as a procurar na sala o bom futuro. É importante não dar nenhuma outra dica, pois o objetivo é que as crianças não consigam encontrar. Não se preocupe se elas se empolgarem com a bagunça, apenas tome cuidado para que não se machuquem, já que todas estarão de olhos vendados ao mesmo tempo. Após algum tempo, interrompa a brincadeira e tire a venda de uma das crianças, mas não conte a ninguém. Recomece a procura, de forma que a criança sem a venda consiga achar o envelope.

Ministração: Olha, acharam o bom futuro! Aleluia! Vamos ver o que é o bom futuro... (leia as palavras com as crianças, converse rapidamente sobre isso). Futuro é tudo o que ainda vai acontecer conosco... as coisas que a gente ainda vai viver. É o amanhã, o próximo mês, os anos que virão. Como será o nosso futuro? O que estaremos fazendo daqui a 10 anos, onde estaremos, com quem? Deus tem sonhos de um futuro pra gente... mas será que Deus deseja um futuro bem ruim, cheio de problemas, cheio de dificuldades, sem ninguém do nosso lado, sem dinheiro, e a gente beeeem triste? É CLARO QUE NÃO! Deus tem BOM FUTURO! Um futuro cheio de tudo isso que lemos: alegria, prosperidade, bênçãos para nossa família, a profissão que nós desejamos, nossos sonhos realizados. O desejo de Deus pro nosso futuro, pros dias que ainda virão, é que sejamos muito, mas muito felizes! Agora, como foi pra vocês procurar o bom futuro no escuro? Foi fácil? (deixe as crianças expressarem o que sentiram durante a brincadeira) Claro que não né... Pois é, quando estamos no escuro a gente não consegue enxergar nada, ficamos meio perdidos, às vezes esbarramos em alguma coisa, como muitos de vocês se bateram sem querer durante nossa brincadeira. Quando estamos no escuro, sem a luz de Jesus, fica muito difícil enxergar onde está o bom futuro de Deus, fica muito difícil ver o caminho para chegar até lá. É, a Bíblia fala que quem não tem a luz de Jesus, quem não tem a presença do Espírito santo de Deus na sua vida fica no escuro e não consegue achar o bom futuro de Deus, não consegue viver tudo aquilo que nós falamos (as bênçãos pra família, a prosperidade, os sonhos realizados...)! No escuro acabamos perdendo esse futuro, ou seja, quem não tem luz de Deus não tem o bom futuro que Deus sonhou. E aí, as pessoas passam a vida inteira tentando ser felizes, tentando realizar os sonhos, buscando o emprego perfeito, buscando uma família perfeita. Às vezes elas acham que se tiverem bastante dinheiro, serão felizes e terão um futuro tranqüilo, bom. Mas quando ficam bem ricas, continuam tristes. Outras acham que é uma profissão, um casamento... Elas ficam procurando a felicidade, procurando o bom futuro, mas não conseguem achar... e aí a vida delas vira uma bagunça, como foi hoje aqui na salinha! Tudo isso porque estão no escuro, sem a luz de Deus!!!! Mas nós sabemos que a felicidade é o bom futuro de Deus, são os sonhos que o Senhor preparou para nós! E nós temos a luz de Jesus na nossa vida, já abrimos espaço no nosso coração pra essa luz, pra essa presença do Senhor. Nós vamos viver o nosso bom futuro, vamos viver cada um dos nossos sonhos, teremos uma família abençoada, a profissão que desejamos... Seremos muito, muito, muito felizes!!!!
Lembrancinha: chaveiro em EVA, um lado de “smile” (carinha com sorriso) e outro com versículo.
Versículo-chave: Provérbios 24:14b

----------------------------------------------------------------------------

Tema da aula: A LUZ QUE NOS TORNA REIS!
Base bíblica: Atos 2:1-4.
Estratégia: Sente as crianças em roda para a ministração e vá contando a história de Atos 2, de preferência com visuais. Você pode escurecer um pouco a sala, colocar alguns abajures, criando um ambiente de intimidade. Vamos aproveitar esse momento para ministrar batismo no Espírito Santo para nossas crianças, então é fundamental que o formador esteja preparado espiritualmente. Você e o coordenador podem convidar um intercessor para acompanhar esse momento, mas lembre-se que como formadores, somos pastores de crianças. Temos autoridade para ministrar e impor as mãos sobre as crianças e vê-las experimentando o mover apostólico!
Em uma outra sala ou em um cantinho da sala que estiverem usando, deixe semi-preparado algumas cadeiras em forma de meia-lua, e uma grande cadeira, como o trono de um rei (DEUS). Enfeite esse ambiente como um palácio, cada cadeira como um trono. Como continuação da ministração, vista-se como rei e vá chamando aos poucos as crianças para se sentarem nas cadeiras, onde serão coroadas, marcando a autoridade que recebemos quando temos a luz do Senhor em nossas vidas. Uma boa dica é assistir ao final do filme “As crônicas de Nárnia”, onde os personagens são coroados, para sua inspiração.
Ministração: Hoje nós vamos aprender sobre uma história que está lá em Atos, capítulo dois. É a história de alguns homens que eram muito amigos de Jesus, de pessoas que amavam muito a Jesus. Elas estavam tristes, pois Jesus havia morrido e ido pro céu junto de Deus. Estavam todas em uma casa bem grande, orando, louvando e buscando a presença de Deus, assim como nós fazemos aqui no Kids. Nossa igreja está cheia de pessoas que são amigas de Jesus, que aprenderam a viver da forma como Jesus viveu, que descobriram que Deus nos ama demais e faz tudo por nós. Nossa salinha está cheia de crianças que amam a Deus, que receberam a salvação e a vida Dele no coração. Mas também sempre tem alguém que só conhece Jesus de ouvir falar, mas nunca sentiu esse amor no coração, nunca pediu para Jesus ser seu amigo. FAÇA O CHAMAMENTO.
Voltando à nossa história, eles estavam todos lá naquela casa buscando a Deus. De repente, um barulho bem grande invadiu a casa, e uma grande luz veio sobre eles. Era a luz de Deus, o fogo do Espírito Santo. Todos começaram a dançar, saltar, pular e falar em uma língua estranha, que não era o português nem o inglês, era uma língua bem diferente que eles nunca tinham ouvido. Ah, eles nunca tinham sentido aquilo... era uma presença de Deus muito forte, eles estavam sendo marcados pelo poder de Deus, estavam conhecendo a Deus de uma forma que nunca tinham conhecido antes, e isso era muito bom!!! E sabe de uma coisa? Deus quer que a gente experimente essa mesma sensação, Deus quer nos marcar com essa luz também, com esse fogo! Quem aqui quer sentir a presença de deus como os discípulos de Jesus sentiram? Quem quer essa marca da luz e do fogo de Deus? Deus vai te fazer falar nessa nova língua, uma língua que você nunca falou ou ouviu, a língua que Ele mesmo fala, a língua que os anjos de Deus falam. MINISTRE O BATISMO.
 Formador, não tenha medo de ministrar esse batismo às crianças. Mesmo que elas não tenham o mesmo nível de entendimento que um adulto, no seu espírito elas podem receber essa marca. Temos testemunhos lindos de crianças que começaram a falar em línguas bem pequenas, quando mal falavam português. Temos testemunhos lindos de crianças que foram batizadas nas salinhas do Kids. Elas são tão filhas de Deus quanto os adultos, Deus as escolheu, e elas precisam ter intimidade com o Senhor e experiências com o poder de Deus. É claro que o Senhor deseja marcar cada uma delas, cada criança que estará em sua turma hoje. Portanto, se você estiver ligado ao mover do Espírito, temos certeza que Deus fará maravilhas em vosso meio. Do menor ao maior, do que não entende ao que entende, Deus vai se derramar, vai acender a lâmpada de Israel, e todos vão receber sobre si o fogo da chama apostólica!
Depois desse momento de mover, será preciso organizar o coroamento. À medida que você, como rei, vai coroando as crianças, vá ministrando que além da intimidade com Deus, a lâmpada do Senhor sobre nós traz autoridade. Autoridade sobre toda a carne, sobre os principados e potestades, a mesma autoridade que Jesus tinha. Por isso, nos tornamos reis e sacerdotes, sentamos no trono ao lado de Jesus. Hoje, além de sair do Kids marcados com a presença do Espírito Santo de Deus, falando em novas línguas, cada criança recebe também a marca da autoridade de Deus. A luz de Deus nos dá autoridade sobre o pecado, sobre os problemas e dificuldades, sobre todas as coisas! Essa coroa é o símbolo da nossa autoridade espiritual, é o símbolo do nosso reinado ao lado de Jesus (trono grande), é a marca de que Deus nos escolheu e que nós temos a luz e o fogo Dele em nossa vida!
Lembrancinha: Coroa em papel dourado, com o versículo abaixo escrito em cola glitter.
Versículo-chave: Rei e sacerdote – I Pedro 2:9

Figuras da galeria de karen grace:






03 setembro 2009

A CRIAÇÃO

A Criação

No início Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma, vazia, escura e coberta de água. O Espírito de Deus flutuava sobre a água. E Deus disse: “Haja luz”, e ela apareceu. Deus viu que a luz era boa.
Ele separou a luz da escuridão, e chamou a luz de “dia” e a escuridão de “noite”. A tarde e a manhã foram o primeiro dia.

Deus existe mesmo? Como podemos saber? Se Deus fez tudo, quem fez Deus? Resposta

E Deus disse : "Que haja um grande espaço entre as águas debaixo do céu e as de cima".
E Ele chamou o espaço de "céu". A tarde e a manhã foram o segundo dia.

Deus disse: "Que as águas debaixo do céu se ajuntem em um lugar, e que haja um espaço seco".

Ele chamou o lugar seco de “terra”; e chamou de “mares” o ajuntamento de águas. Deus viu que isso era bom. E Deus disse: "Que a terra produza ervas, plantas e árvores frutíferas"; e isso aconteceu, e Deus viu que tudo era bom. A noite tarde e a manhã foram o terceiro dia.


Deus disse: "Que haja luzes no céu para determinarem as estações, os dias e os meses". Deus criou duas grandes luzes; o Sol para governar o dia, e a Lua para governar a noite. Ele criou também as estrelas, e as espalhou pelo céu para que iluminassem a Terra. Deus viu que isso era bom. A noite e a manhã foram o quarto dia.


Deus disse: "Que as águas fiquem cheias de criaturas vivas, e que as aves voem pelo céu". Deus criou grandes animais marinhos e tudo o que se move nas águas. Criou peixes e aves, e viu que tudo era bom, e os abençoou dizendo: "Sejam frutíferos e se reproduzam". E a tarde e a manhã foram o quinto dia.
Deus disse: "Que a terra se encha de criaturas vivas". Então ele criou os animais da terra, o gado e tudo que rasteja, para se reproduzirem; e Deus viu que isso era bom.

E Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança". E o Senhor formou o homem do pó da terra, e assoprou em suas narinas o sopro da vida, e o homem tornou-se uma alma vivente.
Assim Deus criou o homem à sua imagem. Ele criou o macho e a fêmea. Deus chamou o primeiro homem de Adão; mais tarde, Adão chamou a mulher de Eva.

E Deus disse: "O homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, e serão uma só carne". Adão e Eva estavam nus, mas não se envergonhavam.
Deus viu o que havia criado, e tudo era muito bom. A noite e a manhã foram o sexto dia.

Os céus e a terra ficaram prontos; no sétimo dia Deus terminou seu trabalho. Ele abençoou esse dia e o santificou. Deus também criou um jardim no Éden, onde plantou árvores bonitas e frutíferas por todos os lados.

O Senhor mandou que o homem cuidasse de tudo o que havia no Jardim do Éden, e deu-lhe uma ordem: "Você pode comer à vontade de todas as árvores, menos da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Jamais coma o fruto daquela árvore. No dia em que fizer isso, você morre".


Para mostrar quanto amava Adão e Eva, Deus supriu todas as suas necessidades, e um pouco mais, para que aproveitassem a vida ao máximo.
Deu-lhes também a capacidade de fazer escolhas, e a chance de usar bem esta capacidade. Deus queria que Adão e Eva mostrassem quanto o respeitavam, obedecendo a uma ordem apenas: a de não comer de uma única árvore. Adão e Eva podiam usufruir todas as coisas.

Para viverem felizes e em paz no lindo jardim, só precisavam confiar na sabedoria de Deus, e respeitar a autoridade dele. Deveriam ser gratos e felizes pela vida e liberdade que tinham. Mas a liberdade só traz alegria quando sabemos fazer boas escolhas.
No lindo e recém-criado jardim, onde Adão e Eva moravam, Satanás, disfarçado de serpente, encontrou-se com Eva.


Esta serpente era mais astuta do que todos os animais que Deus havia criado. Ela perguntou a Eva: "Você tem certeza que Deus disse para vocês não comerem de nenhuma árvore do jardim?"
A mulher respondeu: "Podemos comer de todas as árvores, menos da que está no meio do jardim, porque Deus avisou: 'Se comerem daquela árvore, vão morrer'".

A serpente disse: "Vocês não morrerão. Deus sabe que no dia em que comerem dessa árvore, seus olhos vão se abrir, e vocês serão iguais a ele, e verão a diferença entre o bem e o mal".


A Bíblia afirma que Satanás é o pai da Mentira e, claro, tentou enganar a mulher, e inventou mentiras sobre Deus.
Quando a mulher viu que as frutas daquela árvore pareciam tão saborosas, eram muito bonitas e a deixariam muito sábia, ela pegou uma, comeu e ofereceu para seu marido, que estava ali pertinho, e ele também comeu. mediatamente seus olhos se abriram e seu espírito morreu. Eles perceberam que estavam nus, e ficaram envergonhados. Então, juntaram folhas de figo e improvisaram uma roupa.
Quando ouviram a voz de Deus no jardim, no frescor da tarde, Adão e Eva se esconderam entre as árvores. Eles haviam morrido espiritualmente e não estavam mais em comunhão com o Senhor, pois confiaram em si mesmos, e não em Deus.


Deus então chamou: "Adão, onde você está?"
Adão respondeu: "Ouvi sua voz no jardim e fiquei com medo porque eu estava nu; então me escondi".

Deus perguntou: "Quem lhe contou que você estava nu? Você comeu da árvore proibida?" Adão respondeu: "A mulher que o senhor me deu me ofereceu a fruta e eu comi".

O Senhor perguntou a Eva: "O que é que você fez?" Ela respondeu: "A serpente me enganou, e eu comi a fruta".



Então Deus disse à serpente: "Por causa disso, você será maldita entre todos os animais, e vai passar o resto da vida rastejando e comendo pó. Vou causar inimizade entre você e a mulher, e o descendente dela esmagará sua cabeça".


Esta é a primeira vez que a Bíblia fala sobre a vinda do Salvador, nascido de mulher, para derrotar o Diabo.
Deus disse a Eva: "Vou aumentar seu sofrimento. Você vai sentir muitas dores quando tiver filhos, e será dominada por seu marido".


E Deus disse a Adão: "Você deu ouvidos à sua mulher e comeu da árvore proibida. Por isso a terra está amaldiçoada, e pelo resto da vida você vai ter que trabalhar duro para poder comer".
"A terra vai produzir espinhos e ervas daninhas. E enquanto viver, você vai ter que suar para ganhar o pão de cada dia. Eu criei você do pó, e para o pó você voltará".

As roupas de folhas não cobriam Adão e Eva. Deus, então, lhes fez roupas de pele de animais. Deus precisou matar um animal para que o homem e a mulher tivessem com que se cobrir. Assim, por meio de Adão, o pecado e a morte entraram no mundo.
Antes mesmo da criação do mundo, Deus tinha planejado perdoar a desobediência humana com a morte de um inocente. Ele sabia que as pessoas, sendo tolas, rejeitariam suas orientações e tentariam ser donas de suas vidas, mas fracassariam. Deus chama essa rejeição de “pecado”.

No entanto, por amar o mundo, Deus planejou enviar um Salvador, que morreria para que todos fossem perdoados de seus pecados.


Deus expulsou Adão e Eva do jardim do Éden, e colocou anjos, chamados querubins, ao leste do jardim,e pôs uma espada flamejante, que se virava em todas as direções, para guardar a Árvore da Vida.
No momento em que Adão pecou, todas as pessoas foram condenadas à morte. Mas, na história de Deus, a esperança nunca morre.













































(Algumas figuras do site: www.christianpreschoolprintables.com, www.dltk-bible.com e www.christiananswers.net/portuguese/godstory/creation1.html